Sexta, 19 de Abril de 2024

DólarR$ 5,20

EuroR$ 5,54

Santos

21ºC

FUTEBOL

Corinthians é único time da Série A sem vaga na Copa do Brasil 2025

Apenas os cinco melhores colocados Palmeiras, Santos, Red Bull Bragantino, Novorizontino e São Paulo se garantiram na Copa do Brasil 2025

da Folhapress

02/04/2024 - terça às 09h00

O Corinthians é o único clube da primeira divisão nacional que não assegurou a vaga via estaduais.Corinthians - Reprodução

Após os resultados do último fim de semana, apenas um clube que disputa a Série A de 2024 ainda não garantiu vaga na Copa do Brasil de 2025: o Corinthians.

O Botafogo confirmou neste domingo (31) o direito de disputar a próxima Copa do Brasil. O time de General Severiano venceu o Boavista por 2 a 0 —6 a 0 no placar agregado— e conquistou a Taça Rio, torneio que reúne do 5º ao 8º da primeira fase do Campeonato Carioca. A taça garante uma vaga no maior mata-mata do país.

Dezoito equipes da Série A já estavam garantidas anteriormente. Athletic-PR, Atlético-GO, Atlético-MG, Bahia, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Internacional, Juventude, Palmeiras, Red Bull Bragantino, São Paulo, Vasco e Vitória confirmaram participação no torneio nacional devido à campanha nos estaduais em disputa atualmente.

O Corinthians é o único clube da primeira divisão nacional que não assegurou a vaga via estaduais. Eliminado na primeira fase, o Alvinegro terminou o Paulista na 11ª posição da classificação geral. Apenas os cinco melhores colocados —Palmeiras, Santos, Red Bull Bragantino, Novorizontino e São Paulo se garantiram na Copa do Brasil 2025.

Ainda há como o Corinthians conquistar seu lugar na competição. O caminho mais simples é classificar-se à Libertadores 2025, seja pelo Brasileiro, com título da Copa Sul-Americana ou conquistando a Copa do Brasil 2024.

Mesmo não se qualificando ao principal torneio do continente, ainda há possibilidade para o Corinthians. Caso o Brasil envie menos de nove clubes à próxima Libertadores, as respectivas vagas na 3ª fase da Copa do Brasil serão repassadas aos clubes melhor posicionados no Brasileiro. Exemplo atual disso é o Athletico-PR: o Furacão disputa a Sul-Americana neste ano, mas, por sua campanha na liga —8º colocado em 2023—, entrou direto na 3ª fase do mata-mata nacional.

80 das 92 vagas na Copa do Brasil são definidas a partir dos campeonatos estaduais. As outras 12 são distribuídas aos campeões de Série B, Copa Verde, Copa do Nordeste e aos clubes classificados à Libertadores —com exceção explicada anteriormente.

Oito clubes da Série B também se garantiram na Copa do Brasil 2025 via estaduais. São eles: Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, Goiás, Guarani, Ituano, Mirassol e Ponte Preta. A eles, resta conquistar o título da segunda divisão nacional —ou, no caso de Botafogo-SP e Goiás, vencer a atual edição da Copa do Brasil.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

COMPETIÇÃO

Atletas do Time SP buscam índices para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 em torneio na capital

DESTAQUE

Patinadora cubatense sobe no pódio da Copa do Mundo de Patinação, em Brasília

COMPETIÇÃO

Jogos Abertos da Juventude retorna a Bertioga com fase sub-regional

2
Entre em nosso grupo