Quarta, 21 de Fevereiro de 2024

DólarR$ 4,94

EuroR$ 5,34

Santos

24ºC

Entrevista de Domingo

A uma semana do Natal, conheça um pouco mais sobre o Zico Noel

Ele, que trabalha como Papai Noel há 22 anos, define o Natal como alegria, paz, amor e agradecimento

Por Lucas Campos - Redação BS9

19/12/2021 - domingo às 07h00

Zico Noel ama o que faz por poder proporcionar momentos de felicidade e magia para crianças e adultos - (foto: divulgação)

O Papai Noel é um dos símbolos mais emblemáticos desta época do ano. É só dezembro se aproximar que desenhos e representações do bom velhinho começam a se espalhar pelas cidades. 
 
A figura do Papai Noel teve origem com São Nicolau, um bispo católico do século IV que viveu na cidade de Mira, atual Turquia. Na história ele é representado como uma pessoa bondosa que dava presentes para as crianças no dia de seu aniversário, 6 de dezembro. Porém, com o passar do tempo e as variações em torno da lenda, ele foi incorporado na tradição da véspera de Natal, dia 24 de dezembro.
 
Agora, a tradicional roupa vermelha do velhinho gorducho e barbudo tem uma origem bem menos religiosa. Na verdade, ela é puramente comercial. No ano de 1931 o desenhista Haddon Sundblom foi contratado pela marca de refrigerantes Coca-Cola para criar uma peça publicitária de Natal e, utilizando a identidade visual da marca, vestiu o bom velhinho de vermelho. Ele também foi o responsável por adicionar à sua figura o saco de presentes e o gorro.
 
Aqui em Santos temos um Papai Noel que é amado por pequenos e grandões. Augusto Matias Tomaz, de 73 anos, faz trabalhos como Papai Noel há 22 anos. Hoje, ele trabalha apenas nos shoppings centers da cidade, mas já fez a alegria de muitas crianças, visitando-as em suas próprias casas na noite de Natal. Confira a entrevista que o BS9 News fez com o Zico Noel, como é conhecido.
 
1- Há quanto tempo trabalha como Papai Noel e de onde veio essa vontade?
Faço esse trabalho como Papai Noel há 22 anos. A primeira vez foi quando fui ser o Papai Noel para uma empresa. E, desde então, como sempre gostei de crianças e de sorrisos, me apaixonei pelo que estava fazendo. Daí em diante, não parei mais.
 
2- Qual o pedido mais inusitado que você já recebeu?
Acho que a coisa mais diferente que já me pediram foi quando uma criança me pediu uma pedra do Monte Fuji, um lugar considerado sagrado pelos japoneses, para dar para a avó. Foi algo bem específico e que nunca mais esqueci.
 
3- Qual foi a história mais tocante que você já ouviu?
Não tem jeito, diante de tudo que já ouvi, o que sempre me toca mais é quando recebo pedidos de crianças que perderam os pais os pedindo de volta, pois infelizmente não tenho esse poder. É de cortar o coração.
 
4- O que esse trabalho significa para você?
Poder trabalhar como Papai Noel é uma alegria! Eu adoro poder proporcionar momentos de felicidade e magia para crianças e adultos. Nada é mais prazeroso do que poder proporcionar sorrisos no rosto de alguém. Faz um bem danado para ambas as partes.
 
5- Você pretende continuar com esse trabalho por mais quanto tempo?
Não penso em uma data específica para parar. É o que eu amo fazer e pretendo ser o Papai Noel até quando ainda tiver saúde e disposição para isso. Espero que ainda seja por muitos e muitos anos. 
 
6- Em 2017 você sofreu um AVC a poucos dias do Natal. Chegou a pensar que não poderia mais levar alegria às crianças?
Apesar de ter sido um momento difícil na minha vida, nunca passou pela minha cabeça que eu teria que me afastar ou ficar longe. Nem por um momento. Porque eu adoro o que eu faço e não queria pensar em parar.
 
7- Além do seu trabalho nos shoppings, você visita casa de crianças no dia 24 de dezembro para entregar presentes. Por que parou com este projeto?
Eu já visitei muitos lugares, levando alegria para muitas crianças da cidade. Porém, hoje já não faço mais devido as minhas condições físicas. Tenho muitas saudades dessa ação, mas fica difícil a locomoção para tantos lugares em apenas uma noite.
 
8- Como foi para você ficar sem trabalhar na pandemia, com tudo fechado? Qual foi a maior dificuldade?

Foi um período difícil. A maior dificuldade foi não poder ter contato físico com as pessoas e principalmente com os pequenos. Eu amo abraçar! Essa troca de carinho não tem preço. Porém, para tentar driblar as dificuldades encontramos uma forma de continuar com o meu trabalho fazendo chamadas de maneira online.
 
9- O que significa o Natal pra você?
Natal para mim significa o nascimento de Jesus e a renovação da esperança por dias melhores. Com momentos de alegria, paz, amor e agradecimento. Basta acreditar e fazer as coisas da melhor maneira, sempre com bondade no coração.

Deixe a sua opinião

2
Entre em nosso grupo