Domingo, 05 de Maio de 2024

DólarR$ 5,07

EuroR$ 5,45

Santos

28ºC

Tá tudo complexo e incerto

Fernando Chagas - Cientista político

Fernando Chagas

11/04/2022 - segunda às 00h00

O Mundo está mesmo muito complicado, derrubando previsões de especialistas e comentaristas de economia e política e tirando o sono das pessoas em geral, que não sabem para onde correr ou fugir dos problemas do nosso Planeta.

Quando acadêmicos e leigos acreditavam que o Mundo voltaria a funcionar normalmente no decorrer do ano, com a vacinação reduzindo os casos de covid-19 na maioria dos países, surge a terrível invasão da Rússia na Ucrânia, reacendendo a inflação internacional e diminuindo a possibilidade de crescimento da economia global.

No Brasil, a inflação oficial, apurada com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), alcançou a marca de 1,62% em março, sendo a maior no mês desde 1994, antes do lançamento do Plano Real, acumulando um avanço de 11,30% nos preços gerais da economia no últimos 12 meses, prejudicando o poder de compra do consumidor brasileiro.

Essa elevação alucinada da inflação no País, certamente provocará a alta de Taxa Básica de Juros (Selic) até 14% ao ano nas três próximas reuniões do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), que, por sua vez, deverá causar a contratação da economia nacional em 0,5% no mínimo, freando qualquer possibilidade de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) EM 2022.

Não bastasse a difícil situação da nossa economia, o povo brasileiro provavelmente verá uma disputa pela Presidência da República agressiva, violenta e polarizada, sem apresentação de propostas realistas pelos atual Mandatário e ex-Presindente, que tirem o País do dilema econômico vigente e do conflito político insano, que dominam o nosso Território.

Enfim, a realidade brasileira está cada vez mais complexa e obscura no curto prazo, deixando os analistas perplexos e expostos a erros em suas avaliações, dificultando a apresentação de soluções razoáveis nesse turbilhão de fatos negativos do Mundo, que resgatem a Nação desse destino incerto por motivos internos e externos.

 

Deixe a sua opinião

Últimas Notícias

ver todos

Apoio aos gaúchos

Governo de São Paulo lança campanha para arrecadar doações para as vítimas das chuvas no RS

Envie solidariedade

Correios recebem doações para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Obras previstas

Governo de São Paulo inova com pacote de infraestrutura, moradia e ensino em Santos

2
Entre em nosso grupo