Domingo, 21 de Abril de 2024

DólarR$ 5,20

EuroR$ 5,54

Santos

24ºC

Seu filho tem medo de dentista?

Fernanda Zanco Tritto - Cirurgiã-dentista, especializando em odontopediatria

Fernanda Zanco Tritto

02/06/2022 - quinta às 00h00

Saiba que essa é uma situação bem comum nos consultórios. Na odontopediatria o profissional sabe que precisa lidar com medo, insegurança e ansiedade das crianças, assim como dos pais, em relação ao tratamento odontológico.

As crianças tem medo de tudo que é novo e infelizmente elas já podem ter escutado alguma experiência ruim ou história sobre dentista, podem ter medo dos barulhos do consultorio e também já podem ter sido ameaçados sobre a injeção ou motor do dentista (lembrando que dentista não é castigo!!).

Apesar de normal, se essa situação não for bem resolvida, a criança pode carregar o medo até a fase adulta.

O que fazer para perder o medo?

Para evitar esse medo os pais precisam procurar o profissional certo para a ocasião, deem preferência para consultas com especialistas em criança, além de contar com um aprofundamento técnico  habilidade e paciência, o odontopediatra também consegue deixar o tratamento mais agradável para a criança.

O local de atendimento também precisa ser compatível para as criancas: decoração alegre, desenhos para colorir e brinquedos deixam o ambiente mais leve.

Uma dica valiosa é familiarizar a criança com a figura do dentista desde cedo, assim que o primeiro dente nasce ou até o primeiro ano de vida. É importante que as primeiras visitas não sejam em situações de emergência e sim consultas de prevenção e acompanhamento. Se a criança for ao dentista apenas em caso de dor ela vai associar o dentista a algo ruim e não vai gostar das idas ao consultório.

Deixe a sua opinião

Últimas Notícias

ver todos

SÃO VICENTE

Solidariedade atravessa a ponte com o Fundo Social da Área Continental

SAÚDE

Praia Grande abre o Cemas no fim de semana para vacinar a população

FANATISMO

Brasileira que enviou 8 mil cartas a Harry Styles é condenada à prisão

2
Entre em nosso grupo