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Kenny Mendes - Deputado estadual pelo Progressistas

Kenny Mendes

01/03/2022 - terça às 00h00

Em meu primeiro pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), em abril de 2019, defendi uma tese que carrego desde os tempos de vereador em Santos: a utilização da Via Anchieta exclusivamente para o tráfego de veículos pesados. Sempre digo – passageiro não é carga.

Enfim, uma boa notícia relacionada a essa proposta. O secretário de Estado de Logística e Transporte, João Octaviano Machado Neto, me informou que a Ecovias –  concessionária do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) – iniciou estudos para viabilizar a medida. É um grande avanço para a mobilidade urbana da nossa região.

Por um lado, isso seria bom para os caminhoneiros. Atualmente, todos devem se locomover apenas pela faixa direita da via, enquanto os veículos leves usam a esquerda (rápida). Com a mudança, os caminhões carregados com cargas (pesados) permaneceriam à direita, mas os que estão vazios – como aqueles que vêm ao porto para serem preenchidos –, se movimentariam pela faixa à esquerda. Os deslocamentos, assim, se dariam com maior fluidez.

Por outro, os veículos de passageiros (motos, carros, vans e ônibus) ficariam restritos à Rodovia dos Imigrantes. Além de sua estrutura ser bem mais adequada para tal tipo de transporte, as pessoas não teriam de dividir espaço na pista com carregamentos diversos – muitas vezes, as mencionadas cargas perigosas. 

Além de ser uma preocupação relacionada às áreas de logística e de segurança, trata-se também de uma questão de bom senso.

Se a proposta vingar, um outro pesadelo teria seus dias contados para os moradores das nove cidades da Baixada Santista: nós pagaríamos o pedágio – altíssimo, de R$ 30,20 – e teríamos a certeza de poder utilizar a Imigrantes nos feriados e fins de semana, quando invariavelmente a concessionária relega os veículos leves em direção ao litoral à Anchieta, junto com caminhões e carretas. 

Já é um primeiro passo. Esperamos que definitivo.

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