Marcus Calixto
28/02/2025 - sexta às 11h15
Uma pesquisa da Nielsen apontou que o Brasil é líder em número de influenciadores digitais no Instagram, na plataforma existem mais de 10,5 milhões de perfis com uma média de 1 mil seguidores cada, enquanto 500 mil desses criadores de conteúdo possuem mais de 10 mil seguidores.
Não dá para negar que nos últimos anos, assim como as redes sociais se espalharam e conquistaram o mundo, o movimento de pessoas divulgando sua experiência em lugares, com produtos ou serviços também cresceu e acabou se consolidando como um dos novos tipos de trabalho da era digital e, dessa forma, o marketing de influência se tornou uma estratégia eficaz para atrair o público no cenário digital.
Na Baixada Santista não é diferente. Se tornou cada vez mais comum conhecermos um novo espaço, ou serviço ou vermos perfis de influenciadores divulgando, contribuindo para maior alcance do comércio e do empreendedorismo local, além de também mostrar o que já conhecemos na região por um olhar totalmente diferente.
Mas afinal, como funciona o marketing de influência, qual a importância dele e como utilizá-lo da melhor forma no seu negócio? Vamos lá!
Essa estratégia é promovida por meio de uma parceria entre o criador de conteúdo e o empreendedor que quer utilizar a imagem desse influenciador para promover seu serviço. O influenciador criará um conteúdo atraente para sua base fiel de seguidores a fim de impactar diretamente no comportamento dele, gerando desejo de consumir o que foi apresentado.
Aqui na Beelieve Group sempre costumamos dizer que as estratégias criadas geram resultados eficazes e reais no marketing digital como um todo, mas focando exclusivamente agora no marketing de influência, podemos dizer que as vantagens dele são muitas, como, por exemplo aumentar a credibilidade e confiança no seu negócio, já que quando o público ver seu serviço ser divulgado pelo influenciador ele entenderá que se foi divulgado é porque é algo bom e que vale a pena ser experimentado.
Além disso, contribui também para aumentar a base de pessoas que conhecem seu serviço. Afinal, assim como as campanhas de marketing digital tentam atingir nichos que ainda não foram atingidos, investir em um influenciador também traz esse benefício, furar a bolha.
Existem influenciadores mais nichados que abordam apenas um assunto, como, por exemplo, gastronomia, música, turismo, e por aí vai. Se o seu serviço for voltado à moda, é interessante procurar um influenciador da região que aborde esse nicho. Dessa forma, você atrai um público mais nichado que se interessa por esse assunto.
É importante que o empreendedor defina qual é o objetivo a ser atingido ao utilizar o marketing de influência: gerar mais alcance, ampliar vendas, ganhar seguidores e outros.
Após definir seu objetivo, busque o influenciador que se encaixe com o seu trabalho e converse sobre a estratégia pensada, destacando como a parceria pode ser benéfica para ambos.
Em seguida, alinhe qual a melhor forma de levar a informação ao público do influenciador e defina quais ferramentas dentro das redes sociais podem ser mais assertivas, como, por exemplo, um combo de reels e stories ou um carrossel no Instagram, um vídeo no TikTok e outras sugestões. Não existe uma regra de modelo na parte da negociação, o importante é que seja atrativo para os dois lados.
Com o marketing de influência, além de fortalecer sua marca localmente, também poderá ter alcance nacional, afinal, hoje em dia as coisas viralizam em um piscar de olhos.
Não tenha medo de investir no marketing digital. Use e abuse com moderação das inovações tecnológicas atuais e leve o seu negócio para o topo!
Marcus Calixto, especialista em marketing digital e CEO da Beelieve Group.
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