Domingo, 21 de Julho de 2024

DólarR$ 5,60

EuroR$ 6,01

Santos

17ºC

BS9 - Badra Comunicação

Pesquisa BS9-Badra: prefeito Luiz Maurício, do PSDB, é reprovado por 50,1% da população de Peruíbe

O índice de aprovação nos primeiros seis meses de governo do tucano é de 42,1%; não souberam opinar 7,8% dos moradores eleitores da cidade

Por Daniela Origuela - Redação BS9

21/07/2021 - quarta às 09h00

Badra

Pesquisa realizada pela Badra Comunicação, em parceria com o Portal BS9, aponta que mais da metade da população (50,1%) de Peruíbe reprova os seis primeiros meses do segundo mandato do prefeito Luiz Maurício (PSDB). O índice de aprovação é de 42,1%. Não souberam opinar soma 7,8%.

Os entrevistados avaliaram a gestão do prefeito: 42,1% consideram o desempenho dele regular; 20,1% péssimo; 18,6% bom; 13,1% ruim; e 4,2% ótimo. Os conceitos ótimo e bom somados representam 22,8% dos entrevistados contra 33,2% das avaliações ruim e péssimo, o que confirma o viés de reprovação.

O levantamento também abordou as medidas adotadas pela gestão de Luiz Maurício no enfrentamento da pandemia da Covid-19: 55,6% concordam com as ações da administração municipal; 37,5% discordam; e 6,9% não sabem.

Peruíbe dá início à rodada de pesquisas BS9-Badra de avaliação dos seis primeiros meses de governo dos prefeitos eleitos e reeleitos das nove cidades da Baixada Santista. A cada dia o Portal trará o resultado de um município.

A aplicação da pesquisa em Peruíbe foi realizada na última terça-feira, dia 20, com 1.060 moradores eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.

Considerando pesquisa realizada pela própria Badra Comunicação em dezembro de 2020, no final do primeiro mandato de Luiz Maurício, a reprovação atual do prefeito cresceu 3,3 pontos percentuais, ou seja, ele registra hoje um desempenho pior do que no final do ano passado. Na ocasião, a gestão do chefe do Executivo foi aprovada por 45,7% da população e desaprovada por 46,8%. Ainda assim, o tucano, vale destacar, foi reeleito com 29,7% dos votos válidos, numa eleição cuja diferença de votos para o segundo lugar, o empresário Emer Elias, do Democrata Cristão, foi de apenas 771 votos, sem dúvida uma das mais apertadas da Região Metropolitana da Baixada Santista.

No levantamento de dezembro, 43,5% dos entrevistados consideraram o mandato do prefeito regular; 19,8% bom; 19,2% péssimo; e 14% ruim.
 
Perfil
O percentual de eleitores que disseram não aprovar o governo de Luiz Maurício em 2021 é maior entre as mulheres, 50,7%. Já os homens representam 49,4% dos que reprovam. Em números absolutos, são 292 mulheres de 576 ouvidas; e 239 homens de 484 entrevistados. Esses números correspondem à exata proporção, em percentual, presente no universo de eleitores de Peruíbe.
 
O índice de reprovação é maior na faixa etária entre 45 e 59 anos. Nesse grupo, 56,7% das mulheres entrevistadas reprovam a administração Luiz Maurício. O segundo principal grupo são os homens, nessa mesma faixa etária: 51,9% de reprovação.

O desempenho dos governos estadual e federal também foi avaliado pela Badra. A gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é reprovada por 57,1% dos moradores eleitores de Peruíbe. Já 38,7% aprovam e 4,2% não souberam opinar.

Em 2018, os eleitores de Peruíbe elegeram Bolsonaro, então do PSL, com 23.235 votos (69,29%). Fernando Haddad (PT) obteve 30,71% da votação.
A atuação do governador João Doria (PSDB) também foi reprovada: 58,6%. Os que aprovam somam 32,9%. Não sabem 8,5%.

João Doria foi derrotado em Peruíbe pelo então governador Márcio França (PSB), que obteve 50,66% dos votos dos eleitores da cidade no segundo turno de 2018. O tucano ficou com 49,34% da votação.

O caderno completo com os resultados da pesquisa de Peruíbe pode ser acessado no site da Badra Comunicação (www.badracomunicacao.com.br) a partir de amanhã, quinta-feira, dia 22. Quem tiver interesse na pesquisa detalhada por cidade pode entrar em contato com o instituto pelo e-mail [email protected].

Em conjunto com a avaliação do desempenho dos prefeitos, o instituto Badra promove sondagem eleitoral sobre o pleito para deputado estadual e federal que acontece em outubro de 2022. O resultado será divulgado no dia 1 de agosto.

Credibilidade
A Badra Comunicação é especialista em pesquisa de opinião e monitoramento de dados e informações aplicados à gestão pública. A empresa atua no ramo de análise de governos, corridas eleitorais e, também, em avaliação de mercado de empresas.

Recentemente, a empresa, com sede em São Paulo, recebeu nota B+ no Ranking de Institutos de Pesquisa do Pindograma, levantamento que analisa institutos do setor no País. A Badra teve 11 estudos avaliados pelo Pindograma. O B+ foi a mesma nota aplicada ao Datafolha, tradicional instituto ligado ao jornal Folha de São Paulo. A Badra e seu time estatístico estão registrados no Conselho Regional de Estatística da 3ª Região.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

ELEIÇÕES 2024

Se candidato, Paulo Alexandre venceria eleição para a Prefeitura de Santos

INSTITUTO BADRA

O que pensam os eleitores de Santos, Guarujá, São Vicente e Praia Grande?

BAIXADA SANTISTA

Instituto Badra divulga nova série de pesquisas em parceria com a TV Thathi Band Litoral

2
Entre em nosso grupo