Domingo, 21 de Abril de 2024

DólarR$ 5,20

EuroR$ 5,54

Santos

24ºC

GASTRONOMIA

Festival Gastronômico Mistura Mogiana está com inscrições abertas e quer valorizar produtos locais

A iniciativa é uma parceria entre as Secretarias de Cultura, Agricultura e Abastecimento, Meio Ambiente e Proteção Animal, Desenvolvimento Econômico e Inovação e de Governo, por meio da Coordenadoria de Turismo

Da Redação BS9

29/10/2023 - domingo às 15h02

O Festival Gastronômico Mistura Mogiana, promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, está com inscrições abertas (clique aqui) até o dia 6 de novembro e busca valorizar a culinária local. A abertura das inscrições, nesta sexta-feira (20 de outubro), foi escolhida porque marca a comemoração pelo Dia Internacional do Chef de Cozinha. A dinâmica do Festival é de um concurso de receitas, destacando ingredientes como cogumelos, nêsperas, frutas nativas e plantas alimentícias não convencionais (PANCs) produzidos na região. O evento compartilha receitas e pratos típicos relacionados à história e cultura de Mogi das Cruzes, com o objetivo de enriquecer o cardápio da cidade com suas melhores iguarias.

A iniciativa é uma parceria entre as Secretarias de Cultura, Agricultura e Abastecimento, Meio Ambiente e Proteção Animal, Desenvolvimento Econômico e Inovação e de Governo, por meio da Coordenadoria de Turismo. O Mistura Mogiana é aberto a todos os amantes da boa comida e da gastronomia local, independentemente de serem nascidos em Mogi das Cruzes ou de coração, residentes ou profissionais na cidade. Qualquer pessoa, desde chefs de cozinha até cozinheiros caseiros, pode participar desde que tenha uma boa receita para contribuir.

O Festival Gastronômico Mistura Mogiana ocorrerá aos sábados, nos dias  18 e 25 de novembro e 2 e 9 de dezembro, das 11h às 17h, no Parque Leon Feffer. Além da apresentação das receitas para degustação pública, o Festival contará com apresentações artísticas e a venda de artesanato e de produtos de empreendedores sociais locais.

As inscrições de receitas estão abertas e podem ser feitas até o dia 6 de novembro. Clique aqui para mais informações sobre o evento.

Nas sextas-feiras que antecedem cada uma das etapas de degustação pública das receitas, serão realizados ciclos de palestras e oficinas relacionados ao tema da gastronomia. Esses eventos ocorrerão nos dias 17 e 24 de novembro e 1 e 8 de dezembro, das 14h às 18h, no auditório do Mercado do Produtor.

Regulamento

Para a realização do Festival, foi elaborado um regulamento detalhado que pode ser acessado aqui. Entre outros pontos, o regulamento determina que os concorrentes prepararão suas receitas e oferecerão degustações públicas no Centro de Convenções do Parque Leon Feffer, utilizando ingredientes da região. A organização disponibilizará balcão equipamentos como fogão, microondas e freezer para que os  selecionados possam finalizar seus pratos, que serão oferecidos para degustação pública. Haverá um júri técnico, composto por pessoas representativas da sociedade, com conexão com a gastronomia, cultura, turismo, agricultura, desenvolvimento econômico e/ou o meio ambiente. Os jurados serão selecionados pela Comissão Organizadora do evento. Para participar, basta residir ou trabalhar em Mogi das Cruzes e ter uma boa receita a ser apresentada.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

QUEM LARGA NA FRENTE?

Instituto Badra é o primeiro do País a registrar no TSE pesquisas eleitorais para 2024

COMPORTAMENTO

Santista tem mais medo de ter o celular roubado do que a carteira

2
Entre em nosso grupo