Sexta, 14 de Junho de 2024

DólarR$ 5,38

EuroR$ 5,75

Santos

28ºC

BS9 - Badra Comunicação

Badra faz projeção para o Santos no Brasileirão

Prognóstico é para os últimos 15 jogos do time; veja qual é o palpite para a partida deste sábado, contra o América-MG, na Vila Belmiro

Por Alexandre Fernandes - Redação BS9

22/10/2021 - sexta às 09h00

Na loteria esportiva da Badra, vai dar coluna 2 apenas uma vez, no clássico contra o Palmeiras - Badra

A má campanha do Santos no Campeonato Brasileiro tem obrigado o torcedor a ficar jogo a jogo com um punhado de sal grosso em uma mão e a calculadora na outra. Quanto ao primeiro item, usa quem acredita. Agora, para calcular as chances do time de escapar do rebaixamento, a Badra Comunicação deu uma força, estimando 44 pontos ao final das 38 rodadas. A projeção teve início após 23 partidas disputadas e, olha, já acertou as três primeiras rodadas.
 
Depois de cravar vitória sobre o Grêmio, derrota para o Atlético-MG e empate com o Sport, a Badra apontou nova igualdade para o confronto deste sábado, a partir das 17 horas, com o América-MG. Será? Jogo na Vila Belmiro, contra um time que está na parte de baixo da tabela de classificação... Mas antes de entender o palpite para esse jogo, é preciso explicar como foi feita a projeção.
 
Nas 23 primeiras partidas do Brasileirão, o Santos teve cinco vitórias, dez empates e oito derrotas. Acumulou apenas 25 dos 69 pontos disputados, o que resultou em um aproveitamento de 36,2%. Se mantiver esse desempenho, o time terminará o Brasileirão com 41 pontos. Um número perigosíssimo. Para se ter uma ideia, nas edições de 2016, 2017 e 2018, a nota de corte para o rebaixamento ficou entre 42 e 43 pontos. Em 2019 o Ceará foi o único time que se salvou com menos de 41 pontos (fez 39). E no campeonato de 2020, terminado neste ano, o Vasco caiu com 41. O Fortaleza teve a mesma pontuação e escapou pelo saldo de gols.
 
Mas a Badra foi além. Resolveu fazer uma projeção estatística medindo o aproveitamento do Santos nos 15 jogos que faltavam. "Tomando por base o desempenho contra esses times no primeiro turno, o aproveitamento é levemente melhor, de 40%. Isso nos permite dizer que o Santos deve encerrar o Brasileiro com 44 pontos", disse Mauricio Juvenal, diretor da Badra e torcedor do Peixe.
 
Ou seja, se o Santos tinha 25 pontos à época, a Badra projetou mais 19 nas 15 partidas seguintes. "Distribuímos esses 19 pontos, levando em conta também os placares do primeiro turno e analisando contra qual time o Santos teria mais ou menos chances", disse Juvenal.
 
Claro que o momento dos adversários também serviu como critério. Nos três jogos que a Badra acertou, por exemplo, o Santos bateu por 1 a 0 o Grêmio, que também luta desesperadamente contra o rebaixamento. Depois, perdeu no Mineirão para o líder Atlético-MG por 3 a 1. E no último fim de semana, novamente fora de casa, empatou sem gols com o Sport, que está no chamado Z-4, mas vem tentando esboçar uma reação.
 
Tá, mas empate com o América-MG? O time mineiro é o 13º colocado, com 32 pontos, apenas três acima do Santos, que está em 15º. O próprio Mauricio Juvenal acredita que o Peixe ganha neste sábado. "O jogo é na Vila, tem torcida. Mas também não espero um confronto fácil. O América tinha o técnico Vágner Mancini, que largou o clube e foi para o Grêmio. Isso pode servir como motivação para os jogadores". O novo treinador da equipe, Marquinhos Santos, fará sua estreia.
 
Para quem ainda está estranhando essa história de projetar um empate, mas achar que vai ganhar, é bom reforçar que futebol não é uma ciência exata. Ao contrário de uma projeção estatística, que tem a matemática como ferramenta. "A projeção é feita somente em cima de números", diz o diretor da Badra. Lembra que os confrontos no primeiro turno também foram levados em conta? Pois é, em Belo Horizonte, o América venceu por 2 a 0.
 
Ele ainda lançou um desafio. "Se eu errar, vai ser por um ponto". Nesses três jogos que a Badra acertou, houve uma variação no aproveitamento do Santos de 1% para cima. Portanto, nas 12 partidas que faltam, o time precisaria melhorar muito o seu aproveitamento para passar dos 46 pontos, que ainda estão dentro da margem de erro da projeção. Pode acontecer? Pode, mas é improvável.
 
Mas e aí? Terminando com 44 pontos o Santos cai? Bom, como a projeção é só sobre o time, é difícil dizer. "O desempenho dos adversários também vai ser determinante para definir os quatro rebaixados. Mas a situação do Santos preocupa. Vai ser teste para cardíaco", disse o alvinegro Juvenal.
 
Veja os resultados dos jogos do Santos projetados pela Badra:
 
25ª rodada
Santos x Grêmio - vitória - 3 pontos (28 no total)
Primeiro turno - Grêmio 2 x 2 Santos
26ª rodada
Atlético-MG x Santos - derrota - 0 ponto (28)
Primeiro turno - Santos 2 x 0 Atlético-MG
27ª rodada
Sport x Santos - empate - 1 ponto (29)
Primeiro turno - Santos 0 x 0 Sport
28ª rodada
Santos x América-MG - empate - 1 ponto (30)
Primeiro turno - América-MG 2 x 0 Santos
23ª rodada (jogo atrasado)
Santos x Fluminense - vitória - 3 pontos (33)
Primeiro turno -  Fluminense 1 x 0 Santos
29ª rodada
Athletico-PR x Santos - derrota - 0 ponto (33)
Primeiro turno - Santos 2 x 1 Athletico-PR
30ª rodada
Santos x Palmeiras - derrota - 0 ponto (33)
Primeiro turno - Palmeiras 3 x 2 Santos
31ª rodada
Santos x Bragantino - empate - 1 ponto (34)
Primeiro turno - Bragantino 2 x 2 Santos
32ª rodada
Atlético-GO x Santos - empate - 1 ponto (35)
Primeiro turno - Santos 0 x 1 Atlético-GO
33ª rodada
Santos x Chapecoense - vitória - 3 pontos (38)
Primeiro turno - Chapecoense 0 x 1 Santos
34ª rodada
Corinthians x Santos - empate - 1 ponto (39)
Primeiro turno - Santos 0 x 0 Corinthians
35ª rodada
Santos x Fortaleza - empate - 1 ponto (40)
Primeiro turno - Fortaleza 1 x 1 Santos
36ª rodada
Internacional x Santos - empate - 1 ponto (41)
Primeiro turno - Santos 2 x 2 Internacional
37ª rodada
Flamengo x Santos - derrota - 0 ponto (41)
Primeiro turno - Santos 0 x 4 Flamengo
38ª rodada
Santos x Cuiabá - vitória - 3 pontos (44 no total)
Primeiro turno - Cuiabá 2 x 1 Santos
 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

BAIXADA SANTISTA

Instituto Badra divulga nova série de pesquisas em parceria com a TV Thathi Band Litoral

Instituto Badra

Pesquisa revela que 37% das mães paulistas têm dificuldade de dizer não para seus filhos

INFORMATIVO

Instituto Paraná confirma tendência antecipada por pesquisa Badra na corrida pela Prefeitura de SP

2
Entre em nosso grupo