Segunda, 05 de Maio de 2025

DólarR$ 5,69

EuroR$ 6,42

Santos

22ºC

TECNOLOGIA

Pequim diz que TikTok decidirá 'de forma independente' se aceita proposta de Trump

A pergunta, segundo o relato oficial: "O TikTok retomou as operações graças aos esforços de Trump, mas ele disse que quer um acordo que dê aos EUA 50% da propriedade da joint venture. Qual é a atitude da China em relação ao acordo do TikTok com Trump?"

Adriana Lopes

20/01/2025 - segunda às 10h56

 A porta-voz do Ministério do Exterior da China, Mao Ning, em coletiva na tarde desta quarta (20), madrugada no Brasil, afirmou que o TikTok deve "decidir de forma independente" o que fazer, em resposta sobre a proposta do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, para que metade da empresa passe a ser de capital americano.

A pergunta, segundo o relato oficial: "O TikTok retomou as operações graças aos esforços de Trump, mas ele disse que quer um acordo que dê aos EUA 50% da propriedade da joint venture. Qual é a atitude da China em relação ao acordo do TikTok com Trump?".

A resposta da porta-voz: "Sempre acreditamos que a operação e a aquisição de empresas devem ser baseadas nos princípios do mercado, e as empresas devem decidir de forma independente. Se uma empresa chinesa estiver envolvida, ela deve cumprir as leis e regulamentos chineses".

A plataforma, tirada do ar nos EUA no domingo, havia retornado no próprio dia, poucas horas depois, com mensagem aos usuários afirmando ser "resultado dos esforços do presidente Trump".

Em nota à parte, a chancelaria chinesa informou que, também no domingo, o vice-presidente Han Zheng, representante do país na posse de Trump, se reuniu com o CEO da Tesla e do X, Elon Musk, anunciado como futuro integrante do governo americano. De acordo com a Bloomberg, Musk é cogitado para adquirir o TikTok.

Segundo o relato chinês, no encontro Han convidou o empresário a "fazer novas e grandes contribuições para os laços econômicos e comerciais mais próximos entre a China e os EUA". E Musk teria falado que "a Tesla está pronta para aprofundar o investimento na China e para representar um papel positivo na promoção das interações econômicas".

Em seu perfil no X, plataforma que controla, o empresário americano não comentou a reunião, mas fez um registro sobre o TikTok: "Tenho sido contra o banimento do TikTok por muito tempo, porque isso vai contra a liberdade de expressão".

E acrescentou: "Dito isso, a situação atual em que a operação do TikTok é permitida nos EUA mas a operação do X não é permitida na China é desequilibrada. Algo precisa mudar".
Questionada na coletiva sobre a cobrança de Musk, a porta-voz Mao Ning respondeu que Pequim "gerencia a internet de acordo com a lei e, desde que cumpra as leis e regulamentos da China e forneça produtos e serviços seguros e confiáveis, dá boas-vindas a empresas de internet de todo o mundo para se desenvolverem na China".
 

 

 

 

Nelson de Sá / Folhapess

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

MEIO AMBIENTE

Justiça torna Carrefour réu por vazamento de óleo diesel em Santos

FERIADO

Feriado prolongado do Dia do Trabalhador registra 98 mortes

EDUCAÇÃO

Alto nível de alfabetização facilita tarefas no mundo digital

2
Entre em nosso grupo