Brasil
Levantamento da Associação Paulista de Supermercados em parceria com a Fipe indica que categoria recuou 1,77% em maio
Da Redação
07/07/2025 - segunda às 18h00
No acúmulo dos últimos 12 meses, a categoria ainda registra alta de 13,59% nos supermercados paulistas. - Creative Commons
O preço da categoria dos óleos recuou pelo quarto mês seguidos aos consumidores de São Paulo, de acordo com levantamento da Associação Paulista de Supermercados. A queda em maio foi de -1,77%.
O óleo de soja, principal produto da categoria, vem apresentando redução nos preços desde janeiro deste ano. Em maio, a queda foi de -2,22%. Em 2025, caiu -9,89%.
Já o azeite de oliva também contribuiu para a trajetória de queda da categoria. Em maio, a redução do preço do produto foi de -2,52%. O recuo já vinha sendo registrado em fevereiro (-1,01%), março (-1,26%) e abril (-2,34%).
O economista-chefe da APAS, Felipe Queiroz, explica que o azeite é um dos produtos que mais tem sofrido influência de alterações climáticas, como o calor excessivo na Europa, principal região produtora do mundo. “A produção espanhola caiu quase 50% em 2022 e 2023, e isso acarretou no disparo do preço internacional. Desde o fim de 2024, estamos entrando em um novo ciclo, e a expectativa é que o preço do azeite continue reduzindo num patamar ainda maior, em função da retomada da produção europeia de azeite”, afirma ele.
No acúmulo dos últimos 12 meses, a categoria ainda registra alta de 13,59% nos supermercados paulistas.
Sobre a APAS – Com 54 anos de tradição, a Associação Paulista de Supermercados representa o essencial setor supermercadista no estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento com a sociedade. A entidade possui 3 distritais na cidade de São Paulo e 13 regionais distribuídas estrategicamente pelo Estado.
Marcelo Pedroso
Deixe a sua opinião
ver todos