Terça, 17 de Junho de 2025

DólarR$ 5,47

EuroR$ 6,31

Santos

24ºC

FUNDAÇÃO CASA

Jovens da Fundação CASA de Guarujá exploram história do Brasil por meio de moedas

Mostra "Arte no Dinheiro" convida adolescentes do CASA Guarujá a refletirem sobre a identidade nacional ao reunir objetos simbólicos transformados em arte

Da Redação

11/06/2025 - quarta às 08h04

Ao final do tour, os jovens participaram de uma dinâmica educativa em que responderam a questões sobre moedas e cédulas antigas, reforçando o aprendizado de forma lúdica e participativa. - Divulgação

Cinco adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Fundação CASA Guarujá participaram de uma visita ao Itaú Cultural, em São Paulo, na tarde da última sexta-feira (30/05). A atividade proporcionou aos jovens o contato com as exposições permanentes do espaço e, especialmente, com a mostra "Arte no Dinheiro", que transforma moedas, medalhas, cédulas e selos em verdadeiras obras de arte e instrumentos de reflexão sobre a construção da identidade nacional.

 

Montada no Espaço Herculano Pires, a exposição convida os visitantes a revisitar o acervo da Coleção Numismática do Itaú Unibanco sob uma perspectiva contemporânea. Ao estabelecer um diálogo entre os objetos históricos e obras artísticas atuais, a mostra propõe múltiplas leituras sobre a história do Brasil — com ênfase em sua pluralidade, complexidade e diversidade cultural. Com apoio de recursos interativos e tecnológicos, os adolescentes puderam ampliar sua compreensão sobre processos históricos e sociais do país, muitas vezes ausentes das narrativas tradicionais.

 

A coordenadora pedagógica do CASA Guarujá, Carolina Souza Brito, destacou como o contato com objetos históricos pode despertar nos adolescentes um novo olhar sobre o país. "Quando os jovens veem que uma moeda ou um selo carrega símbolos, mensagens e contextos de uma época, eles começam a perceber que a história está presente nos detalhes do cotidiano. É uma forma poderosa de ensinar e conectar passado e presente", afirmou.

 

Ao final do tour, os jovens participaram de uma dinâmica educativa em que responderam a questões sobre moedas e cédulas antigas, reforçando o aprendizado de forma lúdica e participativa.

 

A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, também ressaltou a importância da vivência. "A visita ao Itaú Cultural mostrou que o dinheiro pode ser mais do que um meio de troca: pode ser um espelho da nossa história. Ao conhecerem esses objetos e suas histórias, os adolescentes desenvolvem senso crítico, pertencimento e entendimento sobre o país em que vivem", afirmou.

 

Sobre a Fundação CASA

A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade determinadas pelo Poder Judiciário, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SEGURANÇA

SP Por Todas: ações focadas nas mulheres incluem também a terceira idade

PREVIDÊNCIA SOCIAL

Correios atendem mais de 900 mil aposentados e pensionistas do INSS sobre descontos indevidos

DOAÇÃO DE SANGUE

Mais de 789 mil bolsas de sangue foram coletadas em São Paulo em 2024

2
Entre em nosso grupo