UNICAMP
A Hidrovias do Brasil recebeu um grupo de 20 estudantes e três docentes do curso de Engenharia de Transportes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), incluindo o coordenador da disciplina, em seu terminal no Porto de Santos
Da Redação
16/07/2025 - quarta às 15h01
Durante a visita ao terminal, os participantes, alunos e docentes, assistiram a uma apresentação institucional sobre as operações e protocolos de segurança, além de acompanharem a rotina dos armazéns e a operação de descarga dos navios. - Divulgação
A Hidrovias do Brasil recebeu um grupo de 20 estudantes e três docentes do curso de Engenharia de Transportes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), incluindo o coordenador da disciplina, em seu terminal no Porto de Santos. A visita técnica é um desdobramento da primeira edição do "Hackathon Criando Soluções Inovadoras", iniciativa realizada pela companhia em parceria com a universidade com o propósito de aproximar o ambiente acadêmico dos desafios do setor hidroviário.
O objetivo da ação foi promover aos alunos a oportunidade de ter contato com desafios do setor hidroviário, com intuito de aliar seus conhecimentos teóricos à casos reais de aplicação, além de desenvolver habilidades como comunicação, trabalho em equipe e pensamento analítico, fomentando a busca constante por soluções criativas e preparando os estudantes para resolução de dores do meio profissional.
"Abrir nossas portas para futuros profissionais é fundamental, pois acreditamos que a educação transforma. A troca de experiências entre a visão acadêmica e a nossa prática operacional é o que gera as melhores soluções para um futuro mais eficiente e sustentável. O Hackathon foi apenas o começo, e esta visita reforça nosso compromisso em continuar investindo na próxima geração de profissionais”, conclui Mariana Yoshioka, diretora de Engenharia e Inovação da Hidrovias do Brasil.
Realizado em 2024, o Hackathon promoveu a integração entre a expertise acadêmica e o conhecimento operacional da companhia, proporcionando aos estudantes o primeiro contato com desafios reais do setor logístico hidroviário. Além disso, contribuiu para o desenvolvimento de habilidades interpessoais, como comunicação, trabalho em equipe e pensamento analítico. A iniciativa já gerou resultados concretos, oferecendo um estágio de férias para três estudantes.
Durante a visita ao terminal, os participantes, alunos e docentes, assistiram a uma apresentação institucional sobre as operações e protocolos de segurança, além de acompanharem a rotina dos armazéns e a operação de descarga dos navios.
"Participar do Hackathon foi uma experiência desafiadora e enriquecedora. Buscamos soluções diferenciadas para problemas complexos do setor, e a conquista do segundo lugar recompensou todo o nosso esforço e dedicação, expandindo nosso conhecimento sobre os desafios operacionais da logística”, afirma Andressa Pereira da Silva, estudante de Engenharia de Transportes.
A aluna Anna Avelar, que participou das aulas ministradas por profissionais da Hidrovias na disciplina de Transporte Hidroviários da Unicamp, também destacou a relevância do aprendizado obtido ao longo do semestre, que contou com a colaboração direta da companhia. “Os encontros e as aulas ministradas na disciplina de Transportes Hidroviários foram enriquecedores, pois foi muito interessante ver na prática o que a equipe da Hidrovias do Brasil nos apresentou durante o semestre”, afirma Avelar.
A ação reforça o compromisso da Hidrovias do Brasil em fomentar a inovação e a educação, criando um elo entre o conhecimento produzido na universidade e sua aplicação prática no mercado. Contribuindo para a formação de profissionais mais preparados, críticos e engajados com os desafios logísticos e ambientais do país.
Sobre a Hidrovias do Brasil
A Hidrovias do Brasil é uma empresa de soluções logísticas integradas com foco no transporte hidroviário na América do Sul e atua com quatro operações logísticas diferentes. No Norte (Itaituba-Barcarena, Pará), a empresa oferece uma alternativa logística para o transporte e escoamento de grãos originados principalmente da região Centro-Oeste do Brasil e destinados para exportação, sendo líder na região, com capacidade de movimentar 7,2 milhões de toneladas por ano. A companhia também opera nesta região com cabotagem, com capacidade para movimentação de 6 milhões de toneladas de bauxita por ano. Já no Sul, a empresa opera na Hidrovia Paraguai-Paraná, com capacidade de movimentar quase 6 milhões de toneladas por ano de cargas diversas, como grãos originados no Paraguai e destinados para exportação, minério de ferro originados em Corumbá e destinados para abastecer a indústria Argentina e exportação, além de fertilizantes, celulose, entre outras. A Companhia também é arrendatária da área STS20 do Porto de Santos, destinada para recebimento, armazenamento e expedição de sal e fertilizantes, podendo chegar a uma capacidade de até 2,5 milhões de toneladas por ano.
A Hidrovias do Brasil foi fundada em 2010 e em 2020 fez o seu IPO no Brasil, passando a ser listada no segmento do Novo Mercado da B3 – demonstrando o seu elevado padrão de governança corporativa. Em 2024, passou a integrar o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), reforçando seu compromisso com boas práticas de ESG, com destaque no setor de logística. Mais informações: www.hbsa.com.br.
Deixe a sua opinião
ver todos