Segunda, 30 de Junho de 2025

DólarR$ 5,43

EuroR$ 6,39

Santos

17ºC

VAI COMEÇAR

Estado de São Paulo recebe 240 mil doses pediátricas da Pfizer para vacinar crianças de 5 a 11 anos

Crianças com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas terão prioridade

Por Lucas Campos - Redação BS9

13/01/2022 - quinta às 13h12

Cadastro de crianças na plataforma VacinaJá está disponível para agilizar o atendimento no momento da vacinação - (foto: Freepik)

O Estado de São Paulo recebe nesta sexta-feira, dia 14, 240 mil doses de vacinas pediátricas da Pfizer, que serão distribuídas pelo Ministério da Saúde para vacinação de crianças entre 5 e 11 anos em todos os municípios.
 
Em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, na Capital, nesta quarta-feira, dia 12, a coordenadora-geral do Programa Estadual de Imunização (PEI) informou que inicialmente a quantidade de doses não será suficiente para vacinar todas as crianças do Estado.
 
"Por isso foram definidas prioridades. Primeiro vão vacinar quem tem comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas. Chegando mais doses, vamos ampliando esse público até conseguir vacinar todas as crianças", disse Regiane Cardoso de Paula.
 
Também na coletiva, o governador João Dória (PSDB) informou que o cadastro de crianças na plataforma VacinaJá está disponível para agilizar o atendimento no momento da vacinação.
 
"Nossa capacidade de vacinação é de 250 mil crianças por dia, podendo ser até superior conforme a necessidade. Por isso é fundamental e cadastro no sistema, para agilizar o processo", diz.
 
O médico infectologista Ricardo Hayden, que atua no Hospital Guilherme Álvaro (HGA), em Santos, explica que a eficácia da vacina está mais do que comprovada, já que os estudos foram extremamente bem conduzidos e publicados em revistas de alto impacto. Além disso, há uma grande demonstração em países de primeiro mundo onde a vacinação já começou e os eventos adversos são menores até do que na faixa dos 12 aos 18. 
 
"Ou seja, quanto à segurança, é uma excelente vacina. A soroconversão medida nos estudos mostra que o nível dos anticorpos protetores é bastante alto. Achei uma prova de importância muito grande da Anvisa ao dizer que fizeram tudo que a ciência pediu. Foram feitas revisões, tiraram todas as dúvidas com os fabricantes e o comitê fez uma avaliação tecnicamente corretíssima para o padrão mundial adotado".
 
Segundo Hayden, a Anvisa estudou por muito tempo dentro dos melhores e mais aprofundados protocolos de validação de fármacos do mundo, ou seja, não há nada que impeça de se instaurar a vacinação aqui no País para as crianças dos cinco aos 11 anos.
 
"A Anvisa no Brasil é um grande exemplo de um órgão fiscalizador de alta envergadura técnica e de alta responsabilidade. A gente só tem motivos para se orgulhar do que ela vem fazendo, principalmente nesse cenário da Covid-19", finaliza.

Confira o momento em que as primeiras doses de vacinas pediátricas da Pfizer chegaram ao Brasil.
 

 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

DESENVOLVE SP

Desenvolve SP reforça o papel do crédito para MPMEs em São Paulo, alinhada às Tendências de Inovação

JUSTIÇA

Ministério da Justiça regulamenta uso de IA em investigações criminais

OPORTUNIDADES

IBGE abre inscrições para programa de estágio com mais de 300 vagas

2
Entre em nosso grupo