Segunda, 15 de Setembro de 2025

DólarR$ 5,32

EuroR$ 6,25

Santos

26ºC

CASARÃO DESTRUÍDO

Deslizamento destrói casarão histórico em Ouro Preto

A Defesa Civil Municipal informou que acidente não gerou vítimas

Por Isac Godinho - Da Folhapress

13/01/2022 - quinta às 13h19

Devido às fortes chuvas que atingem o estado nos últimos dias, o solo estava muito encharcado - (foto: reprodução Instagram)

Um casarão histórico foi destruído devido a um deslizamento de terras na cidade de Ouro Preto, na região central de Minas Gerais. Segundo a Defesa Civil Municipal não há vítimas.
 
O acidente ocorreu no Morro da Forca, no centro histórico de Ouro Preto. Segundo Neri Moutinho, coordenador da Defesa Civil de Ouro Preto, o casarão pertence à prefeitura e estava fechado havia mais de três anos. Os imóveis ao redor também estavam vazios.
 
Antes do deslizamento, a Defesa Civil já havia sido acionada e conseguiu evacuar e isolar toda a área próxima ao morro e ao casarão atingido.
 
Devido às fortes chuvas que atingem o estado nos últimos dias, o solo estava muito encharcado. Segundo Moutinho, choveu mais de 370 milímetros em poucos dias na cidade.

Confira o momento do desabamento.

Ouro Preto possui, atualmente, 313 áreas de risco e diversos pontos de deslizamentos de encostas.
 
A Defesa Civil conta com o apoio da Polícia Militar, da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros. Segundo o coordenador, um geólogo da Defesa Civil está a caminho do local para fazer uma análise mais completa da situação de todo o talude.
 
As chuvas que atingem Minas Gerais neste início de ano resultaram em mortes, destruição e transtornos no estado. Rios inundaram, moradores deixaram suas casas devido a alagamentos ou ao risco de rompimento de barragens, e a circulação de veículos em rodovias foi afetada em mais de cem pontos. Vale, CSN e Usiminas paralisaram suas operações.
 
Com as tempestades, 145 municípios estão em situação de emergência.

Homem soterrado
Também em Ouro Preto, foi encontrado na segunda-feira, dia 10, o corpo de um homem que teve a casa atingida por um deslizamento de terra. De acordo com a prefeitura de Ouro Preto, a vítima é Geraldo Neves, conhecido como Lado Fuim. O homem estava desaparecido desde o último sábado, dia 8, quando houve o desabamento. 
 
O corpo de Neves era procurado desde domingo, dia 9, quando ele foi dado como desaparecido. Nesta segunda-feira, dia 10, populares avistaram o corpo dele e acionaram o Corpo de Bombeiros. 
 
A prefeitura de Ouro Preto lamentou o ocorrido e pediu que os moradores da cidade fiquem atentos a qualquer modificação de terreno, muros ou casas e ao aparecimento de trincas.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

MEC

Sai lista de cursos superiores semipresenciais autorizados pelo MEC

EDUCAÇÃO

Alunos da Univesp são destaque em hackathons

POLÍTICA

Lula diz ao New York Times que soberania e democracia são inegociáveis

2
Entre em nosso grupo