AGENDA CULTURAL
Para encerrar o mês, o projeto Leia Santos marca presença na 7ª edição do Festival Geek. Neste sábado e domingo o projeto levará edições temáticas ao Festival, das 13h às 18h, levando literatura e quadrinhos para os fãs de cultura pop.
Da Redação
21/11/2025 - sexta às 18h00
CINEMA
Cine Arte - Hoje é Dia de Curta - Diretoras e Diretores Negros
Os curtas 'A Solidão Do Emo Preto' (Direção: VIDAINCERTA, Luiz Gustavo Negri); 'Epílogo' (Direção: Wane Travasso); 'Marco Zero: Dança de rua do Brasil' (Direção: Jefferson Paulino), 'Oriranti' (Direção: Petyta Reis); 'Beira-Mar' (Direção: Mariane Neves) e 'Brandina Fiusa: Espelho do Passado' (Direção: Kauê Nunes) serão exibidos na edição especial do projeto 'Hoje é Dia de Curta - Diretoras e Diretores Negros
Quando: quinta-feira (20)
Horários: sessões às 16h, 18h30 e 21h
Local: Cine Arte Posto 4. Av. Vicente de Carvalho s/nº, próximo ao canal 3
Gratuito
Miss - Moviola Cineclube
O Moviola Cineclube apresenta ao público o filme 'Faça a Coisa Certa', de Spike Lee. O personagem Sal (Danny Aiello) é um ítalo-americano dono de uma pizzaria no Brooklyn. Com predominância de negros e latinos, o estabelecimento fica em uma das áreas mais pobres de Nova Iorque. Ele é um cara boa praça e comanda a pizzaria juntamente com Vito (Richard Edson) e Pino (John Turturro), seus filhos, além de ser ajudado por Mookie (Spike Lee). Sal decora seu estabelecimento com fotografias de ídolos ítalo-americanos dos esportes e do cinema, o que desagrada sua freguesia. No dia mais quente do ano, Buggin'Out (Giancarlo Esposito), o ativista local, vai até lá para comer uma fatia de pizza e reclama por não existirem negros na 'Parede da Fama'. Este incidente trivial é o ponto de partida para um efeito dominó, que não terminará bem. Classificação: 12 anos. Elenco: Spike Lee, Danny Aiello, John Turturro.
Quando: quinta-feira (20)
Horários: 14h
Local: Museu da Imagem e do Som de Santos (Av. Senador Pinheiro Machado, 48 - Vila Mathias)
Gratuito
Cine Arte Posto 4 - '3 Obás de Xangô'
'3 Obás de Xangô', do diretor Sergio Machado, é um documentário que aborda a icônica amizade incrível entre Jorge Amado, Dorival Caymmi e Carybé. Essa obra tem a pretensão de levar para dentro desse universo mágico e mostrar como a união desses três gênios ajudou a construir a identidade da Bahia como é conhecida hoje em dia. Através dos livros, das músicas e das artes desses artistas, a gente aprendeu a amar a nossa terra de um jeito único. 3 Obás de Xangô pretende apresentar como a obra desses três baianos influenciou gerações de artistas e consolidou um "jeito de ser baiano" que muitos carregam com muito orgulho.
Quando: de sexta (21) a quarta-feira (26), exceto domingo (23), quando o espaço abrigará o Naborda Film Festival
Horários: sessões às 16h, 18h30 e 21h
Local: Cine Arte Posto 4. Av. Vicente de Carvalho, s/nº, próximo ao Canal 3
Ingressos: Entrada: R$ 3,00 (inteira) e R$1,50 (meia). Pagamento temporariamente só em dinheiro
Cinemateca - Panorama Terror
O filme 'O Reflexo do Mal' (The Reflecting Skin) é ambientado nos anos 50, em uma zona rural dos EUA. Na trama, um menino de 10 anos, traumatizado por histórias de vampiros contadas por seu pai, passa a acreditar que a vizinha (Lindsay Duncan) é uma vampira. Ele liga essa crença à morte de seu amigo, vítima de violência sexual. Seu irmão mais velho (Viggo Mortensen), retorna para casa e se torna uma figura essencial em sua luta para compreender o mundo ao redor. Entre uma mãe abusiva, um pai acusado de um crime grave e um ambiente social opressor, o garoto enfrenta uma dolorosa perda de inocência que transforma para sempre sua visão da realidade. Direção: Philip Ridley. Classificação: 16 anos.
Quando: sábado (22)
Horário: 20h
Local:Rua Ministro Xavier de Toledo, 42, Campo Grande.
Gratuito
Cine Arte Posto 4 - Naborda Film Festival
O Naborda Film Festival invade o Cine Arte Posto 4 neste domingo (23). A mostra de cinema é um evento cultural selecionado para os amantes da arte e do surf, dedicado à exibição de curtas metragens que relatam o poder transformador do Oceano.
Quando: domingo (23)
Horários: sessões às 16h, 17h30, 19h30 e 20h30
Local: Cine Arte Posto 4. Av. Vicente de Carvalho, s/nº, próximo ao Canal 3
Gratuito
Cineclube Broadway Voices - 'Ao Sul do Pacífico'
No coração do Pacífico Sul, durante a Segunda Guerra Mundial, Ensign (Mitzi Gaynor), uma jovem e ingênua enfermeira da Marinha e Emile (Rossano Brazzi), um fazendeiro francês, se conhecem numa ilha ocupada pelos norte- americanos e se apaixonam. Classificação: 14 anos. Direção: Joshua Logan. Elenco: Rossano Brazi, Mitzi Gaynor, Josh Kerr.
Quando: segunda-feira (24)
Horários: às 15h
Local: Museu da Imagem e do Som de Santos (Av. Senador Pinheiro Machado, 48 - Vila Mathias)
Gratuito
Ponto Mis - 'As Primeiras'
O documentário nacional 'As Primeiras' traz as histórias das jogadoras que vestiram a camisa da primeira Seleção Brasileira Feminina de futebol nos anos de 1980 e de 1990. O filme reúne depoimentos Elane dos Santos Rego, Leda Maria Cozer Abreu, Maria Lucia da Silva Lima (Fia), Marilza Martins da Silva (Pelézinha), Marisa Pires Nogueira, Roseli De Belo e Rosilane Camargo Motta (Fanta), que contam suas trajetórias dentro e fora de campo. 'As Primeiras' é um retrato íntimo das memórias, da amizade e do talento dessas mulheres que hoje vivem, em sua maioria, de trabalhos informais. Ao fazer um resgate histórico da vida dessas esportistas, o documentário mostra a importância da figura de cada uma na construção do futebol feminino e tenta reparar os muitos anos de esquecimento dessa história. Classificação: 12 anos. Direção: Adriana Yañez.
Quando: segunda-feira (24)
Horário: 19h
Local: Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss). Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias
Gratuito
Miss - Lançamento de 'Irmãs da Liberdade'
O curta nacional 'Irmãs da Liberdade' será lançado e exibido no Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss). O documentário apresenta as andanças e encontros de Tia Lena pela cidade. Classificação: Livre. Direção: Leticia Holevegem e Tamiris Rizzo.
Quando: terça-feira (25)
Horário: 19h
Local: Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss). Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias
Gratuito
Vila Criativa da Vila Nova - Sessão Pipoca
A Vila Criativa da Vila Nova abriga a Sessão Pipoca, evento especial que promoverá a inclusão de pessoas com deficiência. Na ocasião será exibido o filme 'Rio'. No enredo, Blu (Jesse Eisenberg) é uma arara azul que nasceu no Rio de Janeiro mas, capturada na floresta, foi parar na fria Minnesota, nos Estados Unidos. Lá é criada por Linda (Leslie Mann), com quem tem um forte laço afetivo. Um dia, Túlio (Rodrigo Santoro) entra na vida de ambos. Ornitólogo, ele diz que Blu é o último macho da espécie e deseja que ele acasale com a única fêmea viva, que está no Rio de Janeiro. Linda e Blu partem para a cidade maravilhosa, onde conhecem Jade (Anne Hathaway). Só que ela é um espírito livre e detesta ficar engaiolada, batendo de frente com Blu logo que o conhece. Quando o casal é capturado por uma quadrilha de venda de aves raras, eles ficam presos por uma corrente na pata. É quando precisam unir forças para escapar do cativeiro.
Quando: terça-feira (25)
Horário: 14h
Local: Vila Criativa da Vila Nova. Praça Rui Ribeiro Couto s/nº - Vila Nova
Gratuito
'Sala Carlos Mauri Alexandrino' - Vila Criativa da Penha
Apresentação do Filme 'Extraordinário'. Auggie Pullman (Jacob Tremblay) é um garoto que nasceu com uma deformação facial, o que fez com que passasse por 27 cirurgias plásticas. Aos 10 anos, ele pela primeira vez frequentará uma escola regular, como qualquer outra criança. Lá, precisa lidar com a sensação constante de ser sempre observado e avaliado por todos à sua volta.
Quando: quarta-feira (26)
Sessões: 14h30
Local: Vila Criativa da Penha (Rua Brigadeiro Newton Braga, 39 - Saboó)
Entrada gratuita.
EXPOSIÇÃO
'Mulheres de luta: Força e pluralidade'
A Galeria de Arte 'Nelson Penteado de Andrade' - Prodesan (Praça dos Expedicionários, 10 - Gonzaga) recebe a partir desta semana a exposição 'Mulheres de luta: Força e pluralidade', da fotógrafa Bete Nagô. A mostra é um compilado dos últimos 12 anos de registros fotográficos dos principais movimentos de mulheres na região da Baixada Santista. São imagens que retratam manifestações, movimentos culturais, políticos e artísticos com mulheres das mais diversas camadas sociais capturadas pelo olhar da fotógrafa. As imagens apresentam professoras, assistentes sociais, atrizes, cantoras, cozinheiras, mães, donas de casa, doutoras, cantoras, manicures, mulheres em toda sua pluralidade e especificidade.
Visitação: até 19 de dezembro, das 8h às 18h
Local: Galeria de Arte Nelson Penteado de Andrade - Prodesan (Praça dos Expedicionários, 10 – Gonzaga
Entrada Gratuita
Biblioteca CEU das Artes - 'Circuito Literário Autores Negros do Brasil'
A literatura negra brasileira será exaltada na Biblioteca do CEU das Artes (Praça da Paz Universal, s/nº – Castelo), com a exposição do 'Circuito Literário Autores Negros do Brasil', de Maycon da Silva Benedito. Com cunho literário, artístico e informativo, a instalação é composta por 12 banners e um varal com 50 textos - incluindo materiais de referência, biografias, poesias e poemas. O projeto, que será realizado de forma pública e gratuita, apresenta a proposta de trabalhar com textos de Solano Trindade, Conceição Evaristo e Odailta Alves, autores pretos brasileiros comprometidos com a arte e com o povo negro. Os escritos dessas personalidades abrangem tanto o aspecto lírico, quanto o político; recorrendo à prosa e também à poesia.
Visitação de 26 de novembro a 8 de dezembro
Horário: visitação de segunda a sexta, das 8h às 17h
Local: Biblioteca do CEU das Artes. Praça da Paz Universal s/nº – Castelo)
Gratuito
'Territórios Invisíveis: Bela Vista'
A mostra "Territórios Invisíveis: Bela Vista" é uma exposição fotográfica que, através das lentes de Mariana Cosmassi, fotógrafa experiente em trabalhos com comunidades carentes, trará um olhar crítico do ponto de vista social, mas sensível à relação dos moradores perante o local. A Comunidade Bela Vista está situada na Vila Progresso (Santos) e enfrenta, desde 2017, um processo judicial de reintegração de posse. A produção fotográfica conta com imagens do acervo da fotógrafa, que registra o Bela Vista desde 2021. As imagens trabalham a sensibilização de seus espectadores, trazendo à luz do cotidiano o tema "habitação digna", visando conscientizar a comunidade em geral. Projeto contemplado pelo 11º Concurso de Apoio a Projetos Culturais Independentes de Santos.
Quando: até 1º de dezembro
Horário: visitação de segunda a sexta, das 14h às 20h
Local: Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss). Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias
Gratuito
'Por dentro do ateliê II – artistas visuais de Santos'
'Por dentro do ateliê II – artistas visuais de Santos' é um registro atual da produção artística da Cidade, com imagens em livro e uma exposição coletiva. O projeto, contemplado pelo Concurso de Apoio a Projetos Culturais Independentes de Santos (conhecido como Facult), é lançado seis anos após a primeira edição, realizada em 2019, por meio do 7º Facult. O Projeto retorna com a proposta de apresentar mais dez artistas da Cidade, novamente contemplado com o prêmio. O ponto de partida para este segundo volume foi uma lista com nomes de destaque da atualidade: Lidia Malynowskyj, Elver Savietto, Adriano Dicart, Ramon Arzerra, Alê Vilaverde, Rachel Midori, DeLone, Vevss Barba, a FASE! e Natália Brescancini. Os artistas são criadores de diferentes origens, gerações, técnicas e estilos, como pintura, gravura, grafite e escultura, que tiveram sua produção registrada em reportagens, fotos e vídeos realizados ao longo do segundo semestre de 2025.
Visitação até dia 28 de novembro, de segunda a sexta, das 13h às 18h
Local: Galeria de Arte Braz Cubas (2º piso do Centro de Cultura Patrícia Galvão - Av. Pinheiro Machado, 48 - Vila Mathias).
Entrada gratuita.
DUO DRAG 'Retratos da Arte Drag em Foco'
A exposição Duo Drag, do fotógrafo Paulo Vitale, celebra a potência, a liberdade e a diversidade da arte drag. Com curadoria de Eder Chiodetto, a mostra apresenta retratos e depoimentos de 30 drag queens da cena paulistana, em visuais performáticos e também em registros do cotidiano, revelando camadas de identidade, resistência e criatividade. A exposição propõe uma reflexão sensível sobre expressões de gênero e liberdade artística, valorizando trajetórias que marcaram gerações, como Silvetty Montilla e Marcia Pantera, ao lado de novas vozes da cena. Esta montagem homenageia Kaká Di Polly, pioneira da arte drag, falecida em 2023. Duo Drag é um manifesto visual em prol da diversidade, da representatividade e do respeito, com vídeos e relatos que reforçam a importância dessa expressão artística nos espaços culturais.
Visitação: até 28 de novembro, de segunda a sexta, das 13h às 18h
Local: Galeria de Arte Patrícia Galvão (3º piso do Teatro Municipal), Av. Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias
Entrada gratuita
LITERATURA
Leia Santos
Para encerrar o mês, o projeto Leia Santos marca presença na 7ª edição do Festival Geek. Neste sábado e domingo o projeto levará edições temáticas ao Festival, das 13h às 18h, levando literatura e quadrinhos para os fãs de cultura pop.
Quando: sábado (22) e domingo (23)
Horário: das 13h às 18h
Centro Histórico de Santos
Gratuito
TEATRO
Sesi - Assunta do 21
O espetáculo 'Assunta do 21', do Grupo Harmonia - formado por alunos da terceira idade do projeto Fábrica Cultural (da Secretaria de Cultura de Santos) será exibido no Sesi Santos, dentro do Projeto: Parcerias / Projetos Locais - Artes Cênicas. Com direção de Maria Tornatore, a montagem conta a história de Dona Assunta, uma mulher de origem italiana, que se torna a pulsante essência de uma narrativa repleta de humor e luta. No coração dessa história, a pensão da personagem emerge como um microcosmo do cotidiano paulistano, um reduto vibrante na forma de uma vila suburbana. Assunta enfrenta desafios familiares e problemas com os seus moradores, que, nem sempre, conseguem pagar em dia. Sua vida é um mosaico de momentos engraçados, delicados, comoventes e, sobretudo, autenticamente humanos.
Quando: sábado (22)
Horário: 16h
Local: Sesi Santos. Av. Nossa Senhora de Fátima, 366 - Santa Maria
DANÇA
'Ricardo Dias - 30 anos de Carnaval em São Paulo'
O professor de dança e coreógrafo Ricardo Dias comemora 30 anos de atuação como diretor e coreógrafo de comissão de frente e seu pioneirismo em alas coreografadas de escolas de samba de Santos, como a União Imperial e a Nenê de Vila Matilde, de São Paulo. A festa contará com diversas atrações, como o Grupo Rara União; DJ Rodrigo Sly (tocando Flashback dos anos 70, 80, 90); Rose Ritmos; Show da União Imperial e do cantor Baby; aula de samba com Alex Coutinho e Jorge Amareloh, e Grupo Nascidas do Tambor. O evento contará também com apresentações das escolas de Samba Real Mocidade Santista; Império da Vila; Padre Paulo; Brasil; Bandeirantes do Saboó; Vila Mathias; Dragões do Castelo e das agremiações paulistanas: Penha, Nenê de Vila Matilde, e ainda do Conselho do Samba de Santos.
Quando: sábado (22)
Horário: a partir das 20h
Local: Quadra da União Imperial. Rua São Judas Tadeu, 20 - Marapé
Ingressos: R$: 25,00 (antecipado) e R$: 35,00 na bilheteria da Escola. Informações: (013) 99791-1504
MÚSICA
Chorinho no Aquário - Música de Preta
O projeto 'Chorinho no Aquário' convida o grupo Música de Preta para reverenciar esse feriado prolongado da Consciência Negra. O grupo apresentará canções de compositoras negras e outras letras que exaltam a mulher. Na edição deste sábado (22) o grupo traz uma homenagem especial a Elizeth Cardoso. "O Música de Preta é um sonho antigo de valorizar as compositoras e intérpretes negras, que possuem uma importância ímpar na nossa cultura, desde a época da pré-abolição até os dias atuais", detalha a idealizadora Rô Ribeiro. Ela divide a voz do grupo com outras duas figuras emblemáticas da história do samba na Cidade: Célia Maria e Selma Donizeti. Nos instrumentos: Marcos Canduta (violão), Hélio Guadalupe (cavaco), Daniel Oliveira (timba), Cheyne Aguiar (pandeiro) e Baitinha Luthier (surdo). O Chorinho no Aquário é uma realização da Organização Social Associação dos Artistas e da Prefeitura de Santos, pela Secretaria de Cultura, e tem apoio institucional do Clube do Choro de Santos. Apoios: Santos Brasil, Transbrasa e Autoridade Portuária de Santos, por meio da legislação federal de incentivo à cultura - Lei Rouanet.
Quando: sábado (22)
Horário: 18h
Local: Praça Luiz La Scala - Ponta da Praia
Entrada gratuita. Se chover, a apresentação será cancelada
Concha Acústica - Coral Municipal canta Ivan Lins
A Concha Acústica recebe neste domingo (23) o Coral Municipal de Santos, que apresentará o espetáculo 'Nos dias de hoje, Tributo a Ivan Lins'. A exibição traz canções do consagrado cantor, em um espetáculo especial criado pelo coral para homenagear o músico que completou 80 anos de vida em julho deste ano. O público terá a oportunidade de ouvir grandes sucessos que foram interpretados na voz de Ivan Lins e também por grandes artistas, nas vozes do coro. Sucessos como 'Madalena'; 'Abre-alas'; 'Cartomante'; 'Desesperar Jamais'; 'Começar de Novo' e 'Novo Tempo' fazem parte da apresentação. Regência de Nailse Machado e regência adjunta de Fernando Pompeu.
Quando: domingo (23)
Horário: 16h30
Local: Concha Acústica Vicente de Carvalho. Orla do Gonzaga, ao lado do canal 3
Gratuito
ATIVIDADES
Casa das Culturas
Na quinta-feira (20) a Casa das Culturas de Santos abriga o Sarau da Consciência Negra (15h às 18h). Sábado (22) o espaço recebe a seguinte programação: oficina literária com o escritor Flávio Viegas Amoreira, curador da Casa (14h30); Leitura poética do projeto Luso Verso com Teresa Teixeira (15h30); Lançamento do livro Antes do Carnaval e conferência A experiência poética como lucidez do mundo com Ivan Martucci Forneron (16h30). O espaço também abriga o Memorial José Bonifácio, com conteúdos sobre a vida e obra do santista José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patrono da Independência. A Casa ficará fechada na sexta-feira (21) e no domingo (23).
Quando: quinta (20) e sábado (22)
Horários: quinta, das 15h às 18h, e sábado (22), a partir das 14h30
Local: Casa das Culturas de Santos – Rua Sete de Setembro, 49, Vila Nova
Entrada gratuita
Festival Geek
Apaixonados pela cultura pop terão quatro dias de programação gratuita com a 7ª edição do Santos Festival Geek, promovido pela Secretaria de Cultura (Secult). O evento gratuito ocorrerá no Centro Histórico, ocupando os principais espaços do Valongo, com uma programação intensa e democrática, que une gerações e celebra o universo geek em todas as suas formas. Os Arcos do Valongo, a Frontaria Azulejada, o Planetário, o Espaço Games e a área externa do Museu Pelé ganham vida com atividades simultâneas, reunindo shows, oficinas, experiências imersivas, apresentações artísticas e encontros com grandes nomes da cena geek e musical. O palco principal, nos Arcos do Valongo será o grande centro das atrações musicais, com shows de CPM 22, Black Pantera, Adriana Calcanhotto e Beatles para Crianças. No mesmo local, o público encontrará uma ampla área de alimentação e lojas especializadas no universo geek e colecionável. Quem comparecer também poderá curtir as presenças dos irreverentes Irmãos Piologo, a divertida Dupla Big Bang, o renomado dublador Marco Ribeiro - voz oficial de personagens como Homem de Ferro, e Jim Carrey. Já entre as atrações internacionais deste ano está o ator norte-americano Vincent Martella, conhecido por interpretar Greg, no seriado Todo Mundo Odeia o Chris.
Quando: quinta (20), sexta (21), sábado (22) e domingo (23)
Local: Valongo (Centro Histórico)
Horários e programação no https://www.instagram.com/festivalgeek/
Consciência Negra na Biblioteca Alberto Sousa
No mês da Consciência Negra, a Biblioteca Alberto Sousa celebra esta importante data, com uma programação especial que contará com exposição, exibição de filme e bate-papo. As atrações serão realizadas neste sábado (22), com a abertura da exposição 'Vidas Negras, resistência negra', com biografias de militantes, intelectuais e artistas negros, apresentando suas histórias e lutas. No mesmo dia, às 14h, terá a exibição do filme 'A Batalha de Argel', e na sequência um bate-papo, com a presença do músico e historiador Mauro Mariano, sobre a consciência e a luta negra no Século XXI. Dirigido por Gillo Pontecorvo, o longa-metragem mostra que entre os anos de 1954 e 1957, o povo da Argélia decidiu que não seria mais explorado, tendo início o conflito que levou o país à sua independência.
Quando: sábado (22)
Local: Biblioteca Alberto Sousa. Praça José Bonifácio, 58, Centro
Horário: a partir das 14h
'3ª Mostra Dia do Enfrentamento'
Celebra a força e o protagonismo das mulheres através da arte. Este é o objetivo da '3ª Mostra Dia do Enfrentamento'. A iniciativa nasce do seguinte questionamento: Como falar sobre violência contra a mulher de um jeito que ecoe por toda a cidade? Neste domingo (23), a Mostra promove um grande circuito artístico em três espaços da Cidade. A programação começa na Vila dos Criadores, às 10h, com uma oficina de dança de forró com Nanyh Montingeli, seguida, às 11h, pelo espetáculo circense "Berinjela, a Grande". À tarde, a Vila Gilda recebe, às 14h, a contação de histórias com Camila Genaro, e às 15h, a oficina de pandeiro com Lelê Lótus, conectando ritmo, ancestralidade e expressão feminina. Encerrando o dia, a Vila Pantanal será palco, às 17h, do show musical do grupo As Fuás, acompanhado de uma oficina de forró com Nanyh Montingeli, em um encontro de celebração e alegria coletiva. A 3ª Mostra Dia do Enfrentamento é uma realização do Instituto Bordallo, com apoio cultural do Jardim Botânico de Santos, emenda parlamentar e Secretaria de Cultura de Santos (Secult).
Quando: domingo (23)
Horário: das 10h às 18h
Locais: Vila dos Criadores, Vila Gilda e Vila Pantanal
Entrada gratuita
Secretaria de Comunicação e Economia Criativa
Deixe a sua opinião
ver todos