SESC SANTOS
A "Mostra Coreografias da Solidão: o cinema de Wong Kar-Wai" faz parte do projeto Cinebudega, um espaço de debates e exibições para refletir o mundo através das telas, no Sesc Santos
Da Redação
05/08/2025 - terça às 15h00
. Com trajetória marcada pelo diálogo entre psicanálise, arte e cultura, ela reflete, a partir de sua escuta clínica, sobre o amor, os afetos e a constituição de vínculos na contemporaneidade. - Amores Expressos - reprodução
Cinebudega inicia em agosto a exibição de alguns filmes do aclamado cineasta chinês Wong Kar-Wai. Na mostra Coreografias da Solidão: o cinema de Wong Kar-Wai, cinco obras selecionadas - Amor à Flor da Pele, Amores Expressos, Anjos Caídos, Felizes Juntos e 2046 - Os Segredos do Amor - constroem uma estética singular, com histórias marcadas por desejos contidos, afetos suspensos, silêncios e solidões.
A abertura, no dia 6 de agosto, às 19h, exibe o filme Amor à Flor da Pele, seguida de bate-papo com a psicanalista e pesquisadora Giovanna Bartucci. Com trajetória marcada pelo diálogo entre psicanálise, arte e cultura, ela reflete, a partir de sua escuta clínica, sobre o amor, os afetos e a constituição de vínculos na contemporaneidade.
A mostra Coreografias da Solidão: o Cinema de Wong Kar-Wai segue até o dia 3 de setembro com as obras Amores Expressos (13/8), Anjos Caídos (20/8), Felizes Juntos (27/8) e 2046 - Os Segredos do Amor (3/9). Ao longo do mês, todas as sessões são seguidas de conversa com o pesquisador Vanderlei Mastropaulo, que conduz o bate-papo com o público a partir de sua pesquisa "Silêncios e Fraturas no Tempo: o cinema de Wong Kar-Wai".
Confira a programação completa
Quarta-feira, 6/08 | 19h- Abertura
Amor à flor da pele. Dir.: Wong Kar-Wai, Hong Kong, China. Ficção, 2000. 1h38.
Classificação indicativa: 12 anos.
Na Hong Kong de 1962, a Sra. Chan e o Sr. Chow tornam-se vizinhos e acabam formando um vínculo inesperado. Após a exibição um bate-papo com a psicanalista e pesquisadora Giovanna Bartucci.
Giovanna é psicanalista, doutora em Teoria Psicanalítica. Atua no diálogo entre psicanálise, arte e cultura, e é autora de livros premiados, como Onde Tudo Acontece - Cultura e Psicanálise no Século XXI (Prêmio Jabuti), Fragilidade Absoluta - Ensaios sobre Psicanálise e Contemporaneidade (2ª edição) e Borges: A Realidade da Construção - Literatura e Psicanálise. É idealizadora da coleção Psicanálise e Estéticas de Subjetivação, com volumes dedicados ao cinema, à literatura e às artes plásticas, e da revista online Cultura no Divã.
Quarta-feira, 13/08 | 19h
Amores Expressos. Dir.: Wong Kar Wai. Hong Kong, China. 1994. 1h42.
Classificação indicativa: 14 anos.
Nas ruas de Hong Kong, uma mulher misteriosa usando peruca loira, um jovem policial que a persegue em meio à multidão e uma jovem sonhadora terão seus destinos cruzados. Todos os três em um grande caleidoscópio de cores.
Após a exibição um bate-papo com o pesquisador de cinema Vanderlei Henrique Mastropaulo.
Quarta-feira, 20/08 | 19h
Anjos Caídos. Dir.: Wong Kar-Wai, Hong Kong, China, Ficção, 1995. 1h36.
Classificação indicativa: 16 anos.
Duas histórias de crimes se cruzam em Hong Kong. Um frio assassino de aluguel quer finalmente deixar o mundo da violência, o que não agrada sua parceira que está secretamente apaixonada por ele. Enquanto isso, um ex-recluso mudo encontra repetidamente uma mulher durante suas noites de caos.
Após a exibição um bate-papo com o pesquisador de cinema Vanderlei Henrique Mastropaulo.
Quarta-feira, 27/08 | 19h
Felizes Juntos. Dir.: Wong Kar-Wai, Hong Kong, China, Ficção, 1997. 1h36.
Classificação indicativa: 16 anos.
O casal Lai e Ho viaja de Hong Kong para a Argentina em busca de uma vida melhor. Seu relacionamento tórrido sobrevive em meio a bares de tango e salsa das calçadas de La Boca. Longe de casa, eles se sentem desesperadamente sós.
Após a exibição um bate-papo com o pesquisador de cinema Vanderlei Henrique Mastropaulo.
Quarta-feira, 03/09 | 19h
2046 - Os Segredos do Amor. Dir.: Wong Kar-Wai, Hong Kong, China, Ficção, 2004. 2h08. Classificação indicativa: 16 anos.
O escritor Chow Mo-Wan retorna a Hong Kong para escrever um romance. Ele se hospeda em um hotel barato se relaciona com quatro diferentes mulheres que se hospedam no quarto 2046, em frente ao seu. Enquanto isso, atormentado por lembranças, Chow escreve uma história de ficção científica chamada "2046", em que passageiros de um trem viajam a um destino misterioso em busca de suas memórias perdidas.
Após a exibição um bate-papo com o pesquisador de cinema Vanderlei Henrique Mastropaulo.
Vanderlei Henrique Mastropaulo é pesquisador de cinema, geógrafo pela FFLCH/USP e mestre em Comunicação e Cultura pelo PROLAM/USP (Programa de Integração da América Latina).
SERVIÇO:
CINEBUDEGA - Mostra Coreografias da Solidão: o Cinema de Wong Kar-Wai
De 6 de agosto a 3 de setembro de 2025 (quartas-feiras, às 19h)
Auditório do Sesc Santos
Entrada gratuita
SESC SANTOS
Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida
(13) 3278-9800
Site do Sesc SP
Instagram. Facebook. @sescsantos
Deixe a sua opinião
ver todos