TURISMO
A iniciativa foi marcada por uma série de ações que reforçaram o compromisso do Município com a inovação, a sustentabilidade e a valorização dos atrativos locais
Da Redação
13/10/2025 - segunda às 15h00
O Observatório será responsável por produzir boletins periódicos, monitorar indicadores de desempenho e organizar um banco de dados turístico municipal. - Divulgação
A Semana do Dia Mundial do Turismo, promovida pela Prefeitura de Guarujá entre os dias 20 e 27 de setembro, foi marcada por uma série de ações que reforçaram o compromisso do Município com a inovação, a sustentabilidade e a valorização dos atrativos locais. Entre as atividades realizadas, dois grandes destaques se consolidaram: a apresentação oficial do Observatório do Turismo de Guarujá (OTG) e o lançamento do projeto Marco Paralelo 24º Sul.
O OTG foi apresentado em reunião especial na Secretaria Municipal de Turismo (Setur). O núcleo de inteligência tem a função de coletar, organizar e analisar dados sobre a atividade turística, transformando estatísticas em informações estratégicas para apoiar o planejamento e o desenvolvimento da Cidade. O Observatório será responsável por produzir boletins periódicos, monitorar indicadores de desempenho e organizar um banco de dados turístico municipal.
Além de apoiar o Plano Municipal de Turismo e a Política de Turismo Sustentável, o OTG também terá papel fundamental em oferecer transparência, orientar decisões públicas e privadas e fortalecer a imagem de Guarujá como destino inovador.
O secretário de Turismo, Aildo Rodrigues, destacou a relevância do projeto. "O Observatório nos permitirá trabalhar com informações precisas, qualificando o planejamento e consolidando a Cidade como referência em turismo sustentável e organizado".
Outro ponto alto da semana foi a apresentação do Marco Paralelo 24º Sul, lançado no Instagram oficial da Setur e no Portal Guarujá de Turismo. A iniciativa destaca a peculiaridade geográfica da Praia de Pitangueiras, única no continente sul-americano a ser cortada pela linha imaginária que divide a Zona Tropical da Zona Temperada, no globo terrestre. A novidade será marcada por sinalização turística especial, transformando o local em mais um atrativo para moradores e visitantes.
A programação também contou com palestras temáticas sobre turismo sustentável, acessibilidade e inovação, mutirões de limpeza nas praias da Cidade, além de cerimônia com entrega de placas em homenagem às entidades que obtiveram certificação internacional de excelência e gestão ambiental e ações do projeto Turismo na Escola.
Secom
Deixe a sua opinião
ver todos