CULTURA
O evento ocorre de 14 a 17 de novembro com atividades que valorizam a identidade negra e suas múltiplas expressões.
Da Redação
06/11/2025 - quinta às 09h00
Cada ação do festival é um convite à escuta, ao diálogo e à valorização da cultura afro-brasileira em todas as suas formas", afirmou o secretário de Cultura, Rafael Leal. - Divulgação
O Mês da Consciência Negra traz mais uma edição do 'Santos Arte Preta', evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), em parceria com coletivos culturais santistas, com muita arte, ancestralidade, empreendedorismo e resistência, ocupando todo o Centro de Cultura Patrícia Galvão e também o Cine Arte Posto 4. O evento ocorre de 14 a 17 de novembro com atividades que valorizam a identidade negra e suas múltiplas expressões.
Dentre as atrações já confirmadas estão o cantor e ator Tony Tornado; o humorista Hélio de la Peña; o ícone da cultura hip-hop Nelson Triunfo; o sambista Marquinhos Sathan; os criadores de conteúdo digital Família Sankofa; a rainha de bateria Mayara Lima, e o compositor e instrumentista Hyldon.
EMPREENDEDORISMO
A Feira de Afroempreendedores promete movimentar o público com criadores que representam o talento e a criatividade da economia preta. Moda, gastronomia, artesanato, literatura e produtos de estética afro estarão à disposição do público, que vai curtir batalhas de Slam e Breaking, baile charme, grafite ao vivo e exposições.
Entre os destaques desta edição estão as sessões de cinema temáticas, que vão exibir produções voltadas à negritude, identidade e memória afro-brasileira. Haverá também bate-papos com realizadores e convidados especiais.
EMBAIXADORA
Na noite de abertura, dia 14, será feito o anúncio da nova Embaixadora do Carnaval de Santos, uma figura nacionalmente conhecida, que representa a alegria e a arte da maior manifestação cultural do País.
Ainda na programação, o 'Santos Arte Preta' prestará homenagem a Roberto Teles de Oliveira, mundialmente conhecido como Mestre Sombra, referência da capoeira e guardião das tradições afro-brasileiras.
Outro ponto marcante será a Caminhada nos Quilombos de Santos, experiência guiada pelos territórios quilombolas, permitindo que o público conheça histórias, saberes e práticas que mantêm viva a herança africana na Baixada Santista.
"O Santos Arte Preta é um momento de afirmação da identidade negra na Cidade, de reconhecimento das lutas históricas e de celebração das conquistas culturais que moldam Santos como um território de diversidade e respeito. Cada ação do festival é um convite à escuta, ao diálogo e à valorização da cultura afro-brasileira em todas as suas formas", afirmou o secretário de Cultura, Rafael Leal.
Realização da Secretaria de Cultura de Santos, em parceria com a Afrotu, e Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado.
Secretaria de Comunicação e Economia Criativa
Deixe a sua opinião
ver todos