Quinta, 10 de Julho de 2025

DólarR$ 5,58

EuroR$ 6,54

Santos

20ºC

ARTE

Saiba o segredo da 'Mona Lisa', de Leonardo da Vinci, encontrado por cientistas

Com o auxílio de exames de raio-x, os cientistas detectaram o plumbonacrite, uma substância química rara que estava quase invisível a olho nu e mais fina que um fio de cabelo. Essa mesma substância já havia sido encontrada em uma pintura de Rembrandt

da Folhapress

17/10/2023 - terça às 00h01

Reprodução

Cientistas identificaram a presença de um composto químico raro no quadro "Mona Lisa", de Leonardo da Vinci.

A composição química da obra é distinta de outros trabalhos do pintor e daqueles feitos por artistas da época.

De acordo com o estudo publicado no Journal of the American Chemical Society, Da Vinci utilizou pó de óxido de chumbo para engrossar e secar as camadas de tinta de Mona Lisa.

"Ele era alguém que adorava experimentar, e cada uma de suas pinturas é completamente diferente tecnicamente", disse Victor Gonzalez, líder do do estudo e cientista do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França. "Neste caso, é interessante ver que de fato existe uma técnica específica para a camada superficial da 'Mona Lisa'", acrescentou Gonzalez.

Com o auxílio de exames de raio-x, os cientistas detectaram o plumbonacrite, uma substância química rara que estava quase invisível a olho nu e mais fina que um fio de cabelo.

Essa mesma substância já havia sido encontrada em uma pintura de Rembrandt. "Há muito, muito mais coisas para descobrir. Mal estamos arranhando a superfície", disse Gonzalez.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

ARTE

Palácio das Artes tem três novas opções de exposições no mês de julho

EVENTO

28º Arraial da ALMA acontece neste final de semana em Guarujá

EVENTO

Férias no Museu tem segundo dia de programação nesta quinta (10)

2
Entre em nosso grupo