Terça, 10 de Fevereiro de 2026

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,34

Santos

29ºC

CARNAVAL 2026

Sábado é dia de se divertir com o Carnabonde no Centro de Santos

O homenageado desta edição será o conjunto Chorões Santistas, mais longevo grupo de choro da Cidade, e que esteve presente em inúmeras folias. 

Da redação

10/02/2026 - terça às 09h00

 Carnabonde 2026 fará a festa dos foliões neste sábado (14), a partir das 12h, na Praça Mauá, Centro Histórico. O grande baile a céu aberto visa o resgate histórico do carnaval santista, rendendo homenagens aos que contribuíram de forma significativa para a folia de momo na Cidade.

 

O homenageado desta edição será o conjunto Chorões Santistas, mais longevo grupo de choro da Cidade, e que esteve presente em inúmeras folias. 

 

Na primeira parte do evento, no palco da Praça Mauá, a consagrada banda Zago Art Show dará o tom da festa. Já às 15h, a grande atração do evento, o bonde, fará sua entrada triunfal, totalmente ornamentado pela equipe do artista plástico André Leahu- que desde 2006 é o responsável pela decoração do veículo histórico- com elementos alusivos à Art Deco, que ganhou força na virada do século 19 para o século 20.

 

Após a entrega das homenagens no palco, a partir das 15h30, os foliões vão se divertir acompanhando o trajeto no mesmo percurso da Linha Turística, partindo da Praça Mauá, seguindo pela Rua General Câmara, Rua do Comércio, Largo Marquês de Monte Alegre e retornando ao ponto de partida pela Rua Tuiuti, Praça Barão do Rio Branco e Rua Cidade de Toledo.  

 

"O Carnabonde já se estabeleceu como um dos grandes momentos do Carnaval santista, atraindo muita gente de fora da Cidade e fazendo também a alegria daqueles que querem curtir a folia com alegria e segurança", comentou o secretário de Cultura, Rafael Leal.

 

O cortejo também vai contar com as presenças da Corte Carnavalesca e das voluntárias do Fundo Social de Solidariedade (FSS), fantasiadas para a ocasião.

 

SEGURANÇA

Para garantir a segurança da folia, todo o entorno da Praça Mauá será cercado e haverá revista dos participantes com apoio de integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar (PM). O percurso será monitorado pelas câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO) da Prefeitura e do drone da PM.

 

Seguindo as recomendações da Polícia Militar, outras medidas serão tomadas para garantir a segurança de todos. Entre elas, solicita-se que os responsáveis identifiquem as crianças com crachá ou pulseira, onde constem nome do menor, nome dos pais e telefone de contato. 

 

 

 

Não será permitida a entrada com os seguintes itens:

 

 

 

Qualquer tipo de recipiente de vidro

 

Guarda-chuvas grandes com ponta

 

Qualquer tipo de lata

 

Presilhas de cabelo de metal

 

Coolers, isopores e caixas térmicas

 

Substâncias tóxicas

 

Fogos de artifícios ou artefatos

 

Espumas de lata

 

Balões em geral

 

Materiais ou objetos que podem causar ferimentos

 

Armas de fogo ou brancas de qualquer tipo ou espécie

 

Capacete

 

 

 

SOBRE OS CHORÕES SANTISTAS

No início da década de 1920 do século 20, os ranchos e choros passaram igualmente a figurar no cenário carnavalesco da Cidade, e, a exemplo dos blocos, tiveram sua época de esplendor. O último que restou foi o 'Chorões Santistas'. Fundado em 1962, o tradicional Grêmio Carnavalesco Cultural e Recreativo Chorões Santistas é um marco artístico de Santos. 

 

A história do conjunto musical e clube de cultura começou quando um grupo de jovens se reunia na casa da mãe de um dos fundadores, Ayrton do Violão, pai da cantora Didi Gomes. E daqueles encontro nasceu o Conjunto Chorões Santistas. A partir de 1963, os músicos começaram a participar do carnaval de Santos, fundado o Grêmio Carnavalesco Recreativo Chorões Santistas. 

 

 

Confira tudo sobre o Carnaval 2026 em www.santos.sp.gov.br/carnaval2026

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

CARNAVAL 2026

4º Santos Sunset leva música, gastronomia e lazer à Ponta da Praia

ARTESANATO

Feira de Artesanato Itinerante de Praia Grande em fevereiro destaca campanhas de saúde

CULTURA

Projeto Festejo celebra o Carnaval com programação da cultura popular para todas as idades

2
Entre em nosso grupo