Sábado, 13 de Dezembro de 2025

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,34

Santos

24ºC

EDUCAÇÃO

Projeto ambiental diverte e conscientiza alunos em Santos sobre espécie de papagaio

Com plumagem verde, testa vermelha, garganta arroxeada e laterais da cabeça azul, o papagaio-de-cara-roxa é uma das aves mais exuberantes da Mata Atlântica

Da Redação

06/06/2025 - sexta às 11h18

Sua beleza única e vibrante é tamanha que inspirou até uma música infantil com o nome da espécie. E foi justamente ele a estrela de uma tarde especial na UME João Papa Sobrinho (Gonzaga), nesta terça-feira (3).

 

O evento encantou cerca de 24 alunos do Grêmio Estudantil e do projeto Embaixadores do Século 21 da instituição, com uma palestra ilustrada por slides coloridos e chamativos sobre o papagaio. Foram abordadas curiosidades sobre sua alimentação, habitats e rotina. Para enriquecer a programação, exemplares taxidermizados de aves foram expostos, permitindo que os alunos conhecessem melhor suas características. Além disso, uma oficina artística com uso de papelão despertou o lado criativo das crianças, que puderam desenhar seus próprios papagaios.

 

A atividade faz parte do projeto "Aves da Minha Escola", uma parceria entre o Instituto Ambiecco e a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Semam), com o objetivo de sensibilizar os pequenos sobre a importância da conservação de aves. Desta vez, o escolhido foi o papagaio-de-cara-roxa — uma espécie símbolo da biodiversidade e ameaçada de extinção.

 

"Estamos em tempos de mudanças climáticas e, muitas vezes, esquecemos que cada espécie cumpre um papel fundamental na preservação do ecossistema. Falar sobre conservação com os jovens é garantir um futuro melhor, resgatando o que já começamos a degradar", afirmou o secretário adjunto da Semam, Gabriel Miceli.

 

 

Lucilene Costa, chefe da Seção de Projetos Educacionais Especiais (Seproje), destacou a relevância da iniciativa para os estudantes selecionados, que atuarão como multiplicadores de informação. "A partir da sala de aula, esses alunos compartilharão curiosidades e a importância da preservação da espécie com colegas e familiares, usando sua própria linguagem, e poderão até contribuir em futuras aulas de Ciências. Sempre dizemos que a criança é o futuro do Brasil, mas, na verdade, elas são o presente".

 

ANIMAL FAVORITO

A palestra e a oficina foram conduzidas pelos representantes do Instituto Ambiecco, Thiago Nascimento e Isabelle Nunes, com supervisão da veterinária da Semam e idealizadora do projeto "Aves da Minha Escola", Michelle Miletti. "Estamos usando o papagaio-de-cara-roxa como uma espécie guarda-chuva: ao protegê-lo por meio da conscientização, também protegemos outras espécies e o meio ambiente como um todo", explicou o biólogo Thiago.

 

Entre os pequenos entusiastas da natureza, estava Caio Rodrigues, 9 anos. O aluno chamou a atenção ao revelar que possui um papagaio de estimação. "É o meu animal favorito. O Chico, meu papagaio, tem uma anilha porque a compra foi segura e ele não sofreu maus-tratos. Mesmo assim, quero aprender mais sobre ele, saber o que gosta de comer e entender melhor o que faz", contou o estudante do quarto ano.

 

Na mesma turma, Helena Campos, 10, também participou com entusiasmo. Apaixonada por passarinhos — especialmente o bem-te-vi —, ela contou que aprendeu coisas novas na atividade. "Sei bastante sobre as aves que encontro quando passeio, mas não sabia que algumas comem flores. Estou adorando esse dia e vou desenhar bastante na oficina", afirmou animada.
 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

VIDEO GAMES

Confira os principais vencedores do The Game Awards 2025

SEU BOLSO

Pix como ferramenta estratégica para vendedores digitais

DIVERSÃO

Cinezen Natalino 2025 celebra cinema, música e solidariedade na Cinemateca de Santos

2
Entre em nosso grupo