CULTURA EM MOVIMENTO
Artistas, estudantes, produtores e gestores de produção artística e cultural puderam apreciar a exposição "A Ecologia de Monet", sobre a relação do artista com as transformações ambientais
Da Redação
08/09/2025 - segunda às 09h42
A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), realizou mais uma edição do "Programa Gira Mundos". Na última terça-feira (3), a Secult levou 15 visitantes para o Museu de Artes de São Paulo (Masp) para acompanhar a exposição "A Ecologia de Monet".
A mostra do famoso pintor impressionista francês aborda a relação de Monet com as transformações ambientais e bateu recorde de visitação no Masp. A atriz, bailarina e capoeirista Juliana Lima, presente na excursão, destacou que o tema expressa a importância do respeito ao meio ambiente.
Ela também ficou impressionada com as obras de arte. "A exposição foi maravilhosa, uma mistura de emoções ao apreciar cada obra e suas sensibilidades. Além de proporcionar conhecimento, respeito e consciência ecológica".
Jurandir Pereira, coordenador do Programa Gira Mundos, relatou a excelente oportunidade de ver uma exposição de Monet pela primeira vez na América Latina. "É a primeira vez que as obras desse artista tão conhecido e renomado estão expostas no nosso continente. Foi muito proveitoso", afirmou.
Sobre o programa
O "Programa Gira Mundos", iniciativa da Secult, oferece acesso a eventos culturais, patrimônio histórico e espaços artísticos para artistas, produtores, estudantes e gestores culturais. Por meio de visitas, oficinas e atividades mensais – como espetáculos, exposições e festivais –, o programa promove aprendizado prático, formação e aprimoramento de projetos, com vagas mensais disponibilizadas mediante convite ou manifestação de interesse.
O secretário de Cultura Marcelo Wallez, reforçou que ações como essa democratizam o acesso a cultura e conecta a arte de Guarujá com todo o país. "O Programa Gira Mundos é uma ponte de acesso do movimento cultural de nossa Cidade com a produção artística e cultural produzida no Brasil, além de democratizar o acesso e possibilitar o contato com ações estruturantes para o fortalecimento da cultura guarujaense", finalizou.
Deixe a sua opinião
ver todos