EDUCAÇÃO E BEM-ESTAR
De São Bernardo a Cubatão, a trilha formativa no Parque Caminhos do Mar vislumbra belezas naturais e construções históricas
Da Redação
29/07/2025 - terça às 06h30
O datashow, os livros didáticos e a temperatura agradável do ar-condicionado em sala de aula vão dar lugar a roupas leves, tênis, bonés, protetor solar e muita água. Os itens serão utilizados por 25 professores da Unidade Educacional Vera Lúcia Machado Massis (Náutica 3), na manhã de sexta-feira (1º), durante a trilha "Entre a Serra e o Mar, quem mora lá?", caminhada formativa de oito quilômetros a serem percorridos pelo Parque Caminhos do Mar.
O grupo sairá às 7h da UE, seguindo de ônibus rumo a São Bernardo para a descida, a pé, até Cubatão. Monitorada por um guia, a atividade integra a proposta de formação continuada oferecida aos educadores da UE, com foco em práticas pedagógicas voltadas ao estudo do bioma manguezal e à sustentabilidade.
A trilha, que compreende trechos de Mata Atlântica e antigas rotas históricas entre o litoral e o planalto paulista, foi escolhida como espaço de aprendizagem ativa, oferecendo vivência direta com elementos naturais, culturais e geográficos da região. Durante o percurso, a oportunidade de refletir sobre temas ambientais e discutir estratégias de ensino que valorizem a preservação dos ecossistemas costeiros. O retorno está previsto para às 13h.
Para a coordenadora pedagógica da unidade, Paula Massae, "a atividade representa a valorização do território local como recurso didático, oferecendo o potencial histórico, geográfico e ambiental aos professores em termos de aprendizagens".
A pedagoga ainda destaca que, neste ano, o Brasil será sede da COP 30, Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, e um dos temas a ser discutido é a preservação da biodiversidade. "Contudo, sabemos que há muitas discussões e poucas ações em relação ao que cabe a esse tema, e a sociedade tem um importante papel em tudo isso. Daí a importância da educação ambiental nas escolas para potencializar e fortalecer".
Percurso - Nos primeiros metros de uma caminhada que totaliza oito quilômetros, o grupo vai conhecer a Estrada Caminho do Mar (também conhecida como Estrada Velha de Santos), uma trilha asfaltada onde estão mirantes com vista para a Baixada Santista. Na sequência, sete monumentos históricos: Pouso Paranapiacaba, Ruínas, Belvedere Circular, Rancho da Maioridade, Padrão do Lorena, Pontilhão Raiz da Serra e Calçada do Lorena. Já as quedas d'água, belezas construídas pela natureza, surgem em meio à arquitetura humana.
Projeto - A UE Vera Lúcia Machado Massis é reconhecida por desenvolver projetos voltados à preservação do meio ambiente. A escola localiza-se entre a Serra do Mar e o Oceano Atlântico, dois grandes berços ambientais poderosos do nosso país. Em cada um desses espaços destacam-se diversas espécies da fauna e flora brasileira, na qual estão ameaçadas e outras extintas, devido à degradação e à poluição presentes nesses ambientes, em especial nos manguezais da região.
Recentemente, a unidade de tempo integral foi destaque no Prêmio ODS Boas Práticas na Educação, obtendo a segunda e a terceira colocações com os projetos "MareCraft" (263 pontos) e "Da Maré ao Mar, Vamos Surfar?" (200 pontos), ambos desenvolvidos no ano passado. A escola da Náutica 3 também concorreu com a proposta "#coisasdovera".
Deixe a sua opinião
ver todos