Segunda, 02 de Fevereiro de 2026

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,34

Santos

29ºC

COMEMORAÇÕES

Prefeitura exibe documentário sobre Iemanjá

Vídeo será apresentado em canal do YouTube e faz parte do projeto Vozes do Guarujá

Da redação

02/02/2026 - segunda às 07h51

No dia 4 de fevereiro, a Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), exibirá o documentário Dois Fevereiros, que faz parte do projeto Vozes do Guarujá, no canal no YouTube da secretaria (@culturaguaruja179).

 

Esse é o quinto projeto realizado pela Secult, integrado ao "Vozes do Guarujá", sobre o patrimônio imaterial e a história oral da Cidade. Também é o segundo a abordar os povos de axé, sendo o primeiro "Itã do Mar: Vozes do Ayê", lançado em 20 de novembro de 2025, com o propósito de revelar e contar nossa história por meio de nossa gente.

 

O objetivo principal deste documentário é compreender e observar a relação de duas filhas de Iemanjá antes e durante as festividades da divindade. Assim, apresentam-se duas visões de um mesmo dia, por isso o nome Dois Fevereiros. "O registro em audiovisual dá corpo e voz à história do povo do axé e reforça a importância da preservação do patrimônio imaterial de nossa Cidade", ressalta o secretário de Cultura, Marcelo Wallez.

 

Enredo

No vídeo, Klaudia Leite e Marcela Oliveira, duas filhas da Grande Mãe do Mar, compartilham histórias, emoções e preparativos para a Festa de Iemanjá, além de podermos acompanhar suas atuações no dia da celebração. Dessa forma, evidencia-se a festa a partir do olhar de quem a produz a festa e a mantém viva, das gerações que se foram e das que permanecem preservando o legado.

 

Desde 2006, as areias da encosta do Morro da Campina, na Praia da Enseada, são ponto de encontro de filhos de axé para a consagração de Iemanjá. Antes mesmo da oficialização da celebração em fevereiro, mães de santo, como Mãe Jovem, Mãe Catita e Mãe Terezinha já professavam a fé na orixá das águas salgadas.

 

O idealizador do projeto, historiador e artista local Prof. Emerson Porto Ferreira, destaca que a importância do documentário é dar relevância à umbanda e ao candomblé como produtores de cultura, para além da festa. "Além disso, é uma maneira de refletir como nesses 20 anos construímos uma relação de apego e proteção à 'Rainha do Mar'. Como se fosse um 'passe' para podermos começar nosso ano. Outro ponto importante é a humanização da festa, com duas filhas de Iemanjá no foco e protagonismo do projeto", ressalta.

 

Significado

No idioma iorubá, Iemanjá significa "a mãe cujos filhos são peixes", expressão que estabelece sua ligação direta com a maternidade, o zelo e o cuidado. Esses atributos se manifestam tanto nos filhos de axé quanto nos filhos de cabeça. Ao longo dos anos, Iemanjá tornou-se a orixá regente simbólica de Guarujá, representando, há duas décadas, um importante marco cultural e de visibilidade para as casas de axé do município.

 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

CULTURA

Programa santista de incentivo à cultura inscreve até 27 de fevereiro

CARNAVAL 2026

Jequitimar a Bordo da Folia: samba, sabores e experiências à beira-mar no Carnaval

CARNAVAL 2026

Festa Tropical do Clube dos Ingleses agita o verão com música, open bar e clima praiano

2
Entre em nosso grupo