Terça, 30 de Setembro de 2025

DólarR$ 5,32

EuroR$ 6,24

Santos

21ºC

USO CONSCIENTE DA ÁGUA

Piscina limpa com pressão de água reduzida: saiba como economizar

Medida vale para a Grande São Paulo e serve para amenizar o impacto da falta de previsão de chuvas e do baixo nível dos reservatórios

Da Redação

30/09/2025 - terça às 21h00

Com a ampliação de oito para dez horas no horário na redução da pressão de água pela Sabesp na Grande São Paulo, cresce a importância de iniciativas individuais que contribuam para o uso consciente desse recurso tão essencial. A medida tem como objetivo enfrentar o consumo elevado dos recursos hídricos diante da falta de previsão de chuvas e do baixo nível dos reservatórios.

 

Nesse contexto, a iGUi - líder global na fabricação e comercialização de piscinas pré-fabricadas, com presença em mais de 50 países - reforça seu compromisso com a sustentabilidade e apresenta soluções práticas para quem deseja ter lazer em casa sem abrir mão da responsabilidade ambiental.

 

"Nosso objetivo é proporcionar momentos de lazer e bem-estar, mas de forma responsável. Acreditamos que ter uma piscina em casa pode ser sim uma experiência sustentável quando se investe em inovação e tecnologias que reduzem impactos ambientais", afirma Filipe Sisson, fundador e CEO da iGUi.

 

Para quem mora na Grande SP, a partir de agora, a medida temporária será aplicada das 19h às 5h. Até então, desde o dia 27 de agosto, a pressão da água era reduzida diariamente das 21h às 5h na região metropolitana. A Sabesp segue uma recomendação da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp).

 

Dicas da iGUi para cuidar da piscina economizando água e energia 

Cubra a piscina quando não estiver em uso: evite a entrada de sujeira e diminua a necessidade de aspiração - processo que pode desperdiçar água
Opte por filtros modernos e eficientes: modelos mais atuais consomem menos energia elétrica e oferecem alto desempenho na filtragem
Use produtos biodegradáveis no tratamento da água: prefira soluções sustentáveis e que cuidem da piscina com menor impacto ambiental.
Faça manutenções regulares: o que garante a durabilidade dos equipamentos, da piscina e falhas que geram desperdício de água e energia.
Invista em automação: equipamentos automatizados otimizam a dosagem de produtos químicos, controlam melhor os recursos e facilitam a rotina de cuidados com a piscina.

 

Tecnologias que economizam 

Um dos destaques é a linha de filtros G7, que contam com sistema de retrolavagem capaz de evitar o desperdício de milhares de litros por mês. Enquanto filtros tradicionais costumam descartar a água usada na limpeza, o G7 possibilita a reutilização dessa água, reduzindo a necessidade de encher a piscina com frequência. Esta economia pode chegar a mais de 30 mil litros/mês para piscinas residenciais e o dobro em litros/mês para piscinas de condomínios. Além disso, as piscinas com o sistema de sucção aberta, como as iGUis, são as mais seguras do mercado e a aspiração, drenagem e circulação da água são feitas sem pressão exposta ao usuário, evitando totalmente o risco de machucar ou aprisionar as pessoas submersas.

 

A cobertura retrátil Levita também é aliada da economia e da praticidade. Produzida em PVC, dispensa o uso de lonas de vinil e plástico bolha ou telas para cobrir a piscina, porque cumpre todas as funções dos seus correlatos: segurança, auxiliar de limpeza e termicidade, além de ser a única automatizada. Principalmente para quem tem crianças em casa, mas também para pets, este produto torna-se indispensável para quem deseja uma vida tranquila.

 

Tratamento sustentável  

A microfranquia TRATABEM complementa essa missão ao oferecer soluções como o Clorador, que transforma sal em cloro de forma automática e segura, e o Solo, um desinfetante orgânico biodegradável que substitui o cloro tradicional sem agredir o meio ambiente.


"A TRATABEM nasceu para democratizar o acesso ao tratamento de piscinas de maneira simples, segura e sustentável. Nossos produtos e serviços foram pensados para reduzir o consumo de químicos e otimizar recursos, contribuindo com o meio ambiente e com a saúde dos usuários", afirma Lilian Marques, diretora de Expansão da Rede iGUi.

 

Com essas soluções, a iGUi mostra que é possível ter lazer em casa, cuidar da saúde e ainda contribuir para a preservação dos recursos hídricos.

 

Sobre a TRATABEM 

A microfranquia TRATABEM foi criada em 2012 com o objetivo de formar profissionais credenciados, treinados e especializados no tratamento de água e na manutenção de todos os tipos de piscinas e acessórios, por meio de cursos específicos realizados na própria iGUi, com suporte contínuo da marca. A TRATABEM oferece, com excelência, serviços de limpeza, aspiração, manutenção, assistência técnica e tratamento de água para piscinas de fibra, alvenaria e vinil. Os profissionais recebem todo o suporte e treinamentos específicos e contínuos da rede iGUi. O franqueado e profissional TRATABEM identifica e relata defeitos, propõe soluções para piscinas e equipamentos, orienta o cliente sobre os cuidados ideais com a piscina e realiza a venda de produtos químicos, acessórios e peças. Mais informações: iguitratabem.com.

 

Sobre a iGUi

A iGUi é a maior produtora de piscinas pré-fabricadas do mundo e está presente com indústrias (máster franquias) e lojas (franquias) em mais de 50 países, sendo uma das marcas mais internacionalizadas do Brasil. Criada em Gravataí, região metropolitana da capital gaúcha Porto Alegre (RS), em junho de 1995, em 2008 a marca foi franqueada e sua sede transferida para Cedral, região de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. Sinônimo de piscina e tendo a inovação em seu DNA, a iGUi revolucionou o mercado com seu novo modelo de piscina, personalizada, conectada, revestida com a exclusiva Cerâmica Atlas, que atende as necessidades de arquitetos, engenheiros, designers de interiores e outros profissionais da área de construção civil. Com esse novo modelo de piscina, veio o novo conceito de loja. Lançada em 2022, com a iGUi Conceito a marca passou a realizar parcerias com construtoras, ingressando em condomínios verticais. Atualmente, com 30 anos de mercado, a Rede conta com mais de 1.200 unidades, em todo o mundo, entre fábricas, centros de distribuição e lojas iGUi, além de franquias e lojas Splash e TRATABEM no País. São 40 fábricas e centros de distribuição estrategicamente instalados no Brasil, Argentina, Paraguai, México, Portugal e Estados Unidos que atendem as Américas, Europa, África, Oriente Médio, Ásia e Oceania. Mais informações: igui.com

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

PROGRAMAÇÃO MASP

MASP promove atividades infantis e música no Vão Livre em outubro

Variedades

Conhecendo Mentes: Steve Jobs

ENEM

O que é preciso para uma redação nota 1000 no ENEM?

2
Entre em nosso grupo