Sexta, 21 de Novembro de 2025

DólarR$ 5,40

EuroR$ 6,23

Santos

24ºC

MUSEU PELÉ

Nova exposição e programação especial no Museu Pelé encantam santistas e turistas no Dia do Rei

Em Santos, a programação especial incluiu a abertura da nova edição da exposição Tecendo Histórias: As camisas do Rei Pelé, apresentando réplicas de camisas usadas por Pelé em diferentes épocas de sua vitoriosa carreira.

Da Redação

21/11/2025 - sexta às 15h00

Com novos atrativos para o público, o Museu Pelé encantou santistas e turistas, nesta quarta-feira (19), data em que é comemorada o Dia do Rei Pelé para relembrar o momento histórico quando o ídolo mundial marcou seu milésimo gol na carreira.

 

Em Santos, a programação especial incluiu a abertura da nova edição da exposição Tecendo Histórias: As camisas do Rei Pelé, apresentando réplicas de camisas usadas por Pelé em diferentes épocas de sua vitoriosa carreira.

 

Houve, também, visitas guiadas e passeios com o Bonde Pelé.  

 

Foi o caso de um grupo de mais de 28 crianças, da Academia LM Soccer, de Campinas, que aproveitaram os jogos amistosos com o Santos nas categorias de base para conhecer mais a história do Rei. "Aproveitamos para conhecer mais sobre o Pelé. Tudo é sensacional. Tem toda a história, a Bola de Ouro. O brilho nos olhos da garotada diz tudo. Eles adoraram as camisas. Todos tirando fotos", afirmou o coordenador do grupo, o professor Alex Pasqualin, que perguntou ao grupo se tinham gostado e a resposta foi um sonoro "sim".

 

 

 

VISITAS

Por todo o museu, as pessoas passeavam e conheciam mais sobre a trajetória, incluindo muitos estudantes em grandes grupos. A programação especial contou com visitas à Sala do Rei, ao setor expositivo dedicado ao milésimo gol e ao foyer, com os murais expositivos das fotos inéditas de Pelé na Copa de 62, no Chile. 

 

 

 

As camisas foram o ponto alto. Não só do Santos ou seleção brasileira, ou mesmo do Cosmos, de Nova Iorque, as mais habituais, mas de outras equipes, como Flamengo e Vasco, usadas em amistosos. As peças foram doadas e passam a fazer parte do acervo oficial a partir de agora. A mostra fica no terceiro piso e pode ser visitada durante o horário regular de funcionamento do museu, inclusive nesse feriadão.

 

FERIADÃO

O secretário de Turismo, Comércio e Empreendedorismo, Thiago Papa, destacou a importância das novas peças para o acervo como atrativo para os fãs do Rei. "É uma alegria ver o interesse das pessoas pelo Museu Pelé e por tudo o que diz respeito ao Rei. A intensa movimentação registrada hoje, com estudantes, turistas e santistas apaixonados por futebol, reforça o papel central do museu como ponto de encontro entre memória, cultura e turismo".

 

 

 

"Com o feriado prolongado da Consciência Negra, a expectativa de público é ainda melhor. Serão quatro dias para que moradores e visitantes aproveitem o espaço, e tudo indica que teremos uma grande movimentação", comentou o secretário, falando sobre a nova exposição. "Atualmente, contamos com 19 camisas utilizadas por Pelé ao longo de sua carreira, agora integradas de forma definitiva ao acervo. Essas peças, doadas por admiradores, representam não apenas momentos esportivos, mas capítulos da vida do maior atleta de todos os tempos. Reunir esse legado aqui é uma forma poderosa de homenagear Pelé e celebrar sua profunda conexão com Santos", ressaltou.

 

ABERTO

No feriadão, o Museu Pelé estará aberto todos os dias, das 10h às 17h30, com entrada gratuita, oferecendo a oportunidade de vivenciar de perto a trajetória do Rei. Está instalado nos antigos Casarões do Valongo (reconstruídos), no Largo Marquês de Monte Alegre, no Centro Histórico.

 

 

 

Secretaria de Comunicação e Economia Criativa

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

AGENDA CULTURAL

Veja as atrações de cinema, teatro e música para o fim de semana em Santos

PARQUE CULTURAL

4º Encontro de Danças Populares de São Vicente celebra a Consciência Negra

TURISMO INDÚSTRIAL

Fábrica Aberta completa 40 anos e se consolida como referência em turismo industrial

2
Entre em nosso grupo