MUSEU DO CAFÉ
O diferencial dessa mostra, intitulada Territórios de Memórias, está no fato de que os elementos em exibição foram idealizados e produzidos por alunos do 6º ano da UME Dr. José Carlos de Azevedo Jr, em Santos.
Da Redação
23/11/2025 - domingo às 09h00
No dia 25 de novembro, às 10h, o Museu do Café (MC) – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo – realizará a inauguração de mais uma exposição temporária. O diferencial dessa mostra, intitulada Territórios de Memórias, está no fato de que os elementos em exibição foram idealizados e produzidos por alunos do 6º ano da UME Dr. José Carlos de Azevedo Jr, em Santos.
A exposição que o público conhecerá é o resultado final da edição 2025 do projeto Museu é Aqui, conduzido pelo Núcleo Educativo do MC. Neste ano, o trabalho teve como eixo central o diálogo com comunidades da Ilha Diana e do bairro São Manoel, espaços historicamente excluídos das políticas públicas que preservam modos de vida e práticas comunitárias.
Ao longo dos encontros, que incluíram oficinas educativas, ações de educação patrimonial e saídas culturais, as 30 crianças participantes puderam refletir sobre identidade, pertencimento e escuta. A partir dessas vivências, o grupo construiu coletivamente diferentes expressões visuais e simbólicas que traduzem percepções sobre o bairro São Manoel, onde vivem, e sobre a Ilha Diana, visitada durante a jornada. Entre as peças estão maquetes, trabalhos têxteis, desenhos, vídeos, cianotipias e registros de história oral.
Museu é Aqui aproxima estudantes do espaço museal desde 2019
Iniciado em 2019, o projeto Museu é Aqui busca promover a aproximação dos alunos com o espaço museal, consolidando o Museu do Café como agente de mediação patrimonial, social e cultural. Desde então, mais de 300 pessoas já fizeram parte da iniciativa, que impacta não apenas estudantes, mas também professores, coordenadores, diretores e assistentes escolares, engajados em formações temáticas promovidas pela equipe do MC.
O amadurecimento da iniciativa torna-se visível tanto pela complexidade das temáticas abordadas, cada vez mais contemporâneas, críticas e conectadas às discussões sociais e culturais atuais, quanto pela ampliação das parcerias com importantes espaços e instituições culturais e museológicas, a exemplo da Secretaria de Educação de Santos (Seduc), o Museu das Culturas Indígenas e o Museu Afro Brasil.
Museu do Café
Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP
Telefone: (13) 3213-1750
Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 10h às 18h (fechamento da bilheteria às 17h)
R$ 16 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados e, todos os dias, para as crianças até 7 anos
Acessibilidade no local – Não possui estacionamento
Deixe a sua opinião
ver todos