Sábado, 22 de Março de 2025

DólarR$ 5,73

EuroR$ 6,23

Santos

31ºC

CULTURA

Mostra do Maracatu Quiloa em Santos chega à 20º edição

Além das apresentações culturais, a mostra abrirá espaço para debates e oficinas

Robson de Castro

13/02/2025 - quinta às 11h50

Uma reflexão sobre o tempo nas culturas africana e indígena é o que propõe a 20ª Mostra Cultural do Maracatu Quiloa, que acontece até domingo (16), com muitas atrações gratuitas.

 

Apresentando o tema 'Tempo/Ara Ymã, Ara Pyau!', o evento possibilitará uma imersão nas diferentes percepções do tempo, considerando não apenas sua dimensão cronológica, mas também a importância nas culturas de matriz afroindígena.

 

Além das apresentações culturais, a mostra abrirá espaço para debates e oficinas que abordam temas como combate ao racismo e valorização da ancestralidade.


 

Com rodas de conversa, apresentações musicais e de dança, a programação segue até o domingo, quando acontece o tradicional Cortejo do Maracatu Quiloa, a partir das 16h, na Praça Mauá, Centro Histórico.


 

A 20ª Mostra Cultural do Maracatu Quiloa conta com o patrocínio da Autoridade Portuária de Santos, do Governo Federal (Ministério dos Portos e Aeroportos) e da Prefeitura de Santos, por meio de emendas parlamentares e apoio do Sesc Santos.


 

TEMPO

Para as tradições africanas e indígenas, o tempo não é apenas uma medida linear, mas uma força viva e interconectada. Em Angola e no Congo, o Nkisi Tempo (Kitembo) representa a fluidez e a sabedoria do tempo, enquanto na tradição iorubá, o orixá Iroko simboliza a conexão com as forças naturais e o entendimento do tempo como um processo contínuo e cíclico. No Brasil, os povos indígenas, como os tupinambás e guaranis, também possuem visão profunda do tempo, relacionando-o ao respeito à natureza e à preservação cultural.

 

Felipe Romano, mestre e fundador do Maracatu Quiloa, destaca a importância dessa conexão ancestral. "O Quiloa sempre se preocupou em manter viva a memória de nossos ancestrais. O tempo, para nós, não é apenas um ponto no relógio, mas uma força que carrega histórias e sabedorias que precisam ser transmitidas para as próximas gerações".

 

Simone Santos, rainha do Quiloa, complementa. "O tempo nos ensina a sabedoria dos nossos antepassados, mas também nos desafia a refletir sobre como estamos vivendo no presente. O Maracatu Quiloa é um espaço de resistência e celebração dessa ancestralidade, e esta mostra é uma oportunidade de olharmos para o tempo como um instrumento de transformação".

 

PROGRAMAÇÃO

 

Quinta-feira (13)

Polo Escola - E. E. João Octávio dos Santos - Largo do São Bento s/nº, Morro São Bento

9h: 'Vivência de Maracatu'

Polo Municipal - Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss) - Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias.

19h: 'Gira de Saberes e Práticas Alimentares no Cuidado com a Saúde' - Danielle Miranda e Anderson Lucas

A roda de conversa abordará escolhas alimentares saudáveis e conscientes, relacionando raça, território e cultura. Os mediadores discutirão a ancestralidade e a fitoterapia, destacando o papel das plantas medicinais na alimentação, no bem-estar e na conexão com a história. Será um espaço de aprendizado e troca, valorizando a ancestralidade e a fitoterapia como aliadas para uma vida equilibrada.


 

Sexta-feira (14)

Polo Escola - E.E. João Octávio dos Santos - Largo do São Bento s/nº, Morro do São Bento

9h: Oficina 'Corpo, Movimento e Criação: Esculturas da Ancestralidade'

Mediação: Thaís Lima

A oficina conecta alunos do 6º ano ao maracatu por meio da dança dos orixás e da criação de esculturas. Uma vivência valorizada nas tradições afrodescendentes, explorando corpo, movimento e criatividade como formas de expressão. A atividade proporciona uma experiência sensorial, integrando ritmo, dança e artes manuais para aprofundar a conexão com os tambores do maracatu, o ritmo das danças e a textura dos materiais alinhados ao fazer manual, que estimulam a criatividade e aprofundam o contato com os elementos ancestrais.

Polo Municipal - Centro de Cultura Patrícia Galvão - Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias

18h: DJ Vittim

20h: Apresentação Encantarias do Maranhão (Os ingressos gratuitos podem ser adquiridos pelo site Sympla, no endereço https://www.sympla.com.br/evento/show-encantarias-do-maranhao-mostra-de-arte-20-cortejo-quiloa-maracatu/2821878?referrer=quiloa.com.br)

O show de Mestra Zezé Menezes de Yemanjá e seu filho, Henrique Menezes, apresenta músicas autorais de grandes clássicos da música tradicional.

 

Sábado (15)

Polo Municipal - Centro de Cultura Patrícia Galvão - Teatro Rosinha Mastrangelo - Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias

14h: 'Ervas: Saberes Ancestrais'

Mameto Matambelesá (Mãe Tânia), Kunhã Dju e Itamirim

Mediação: Vanessa Rego

Na roda de conversa, Mameto Matambelesá (Mãe Tania), Kunhã Dju, líder espiritual indígena e Morubixaba, e a ativista Itamirim, ambas da Aldeia Tabaçu Reko Ypy, se encontram para compartilhar e entrelaçar conhecimentos sobre o poder das ervas nas práticas espirituais e de cura de suas respectivas culturas, buscando desmistificar o preconceito e realizando práticas antirracistas. Mediada por Vanessa Rego, coordenadora da Ala dos Orixás do Maracatu Quiloa, falam sobre a importância das plantas como elementos sagrados, instrumentos de conexão com os ancestrais e aliados na promoção da saúde física e espiritual.

16h: Baque Coletivo

18h: DJ Carolis

18h20: Originárias Dje&IA

18h50: DJ Carolis

20h: Show Sérgio Pererê (Os ingressos gratuitos podem ser adquiridos no site Sympla, pelo link https://www.sympla.com.br/evento/show-sergio-perere-mostra-de-arte-20-cortejo-quiloa-maracatu/2821887)

Amadrinhado pelas raízes banto de Minas Gerais, o cantor, compositor, multi-instrumentista, ator e diretor musical, tem trabalho autoral reconhecido pelo diálogo entre a tradição e a experimentação, pela profusão de sonoridades – com destaque para as referências afro-latinas –, e pelo timbre peculiar de sua voz. A poesia do artista entrelaça temas cotidianos a enunciados metafísicos e elementos do sagrado de matriz africana, como o culto à ancestralidade e aos orixás. Já se apresentou em várias regiões do Brasil e no Canadá, Áustria, Espanha, Moçambique, China e Argentina.


 

Domingo (16) - a partir das 16h

Polo Mauá - Praça Mauá - Centro Histórico de Santos

DJ Akula Hampton

Aldeia Tabaçu

20º Cortejo Maracatu Quiloa

DJ Vittim

Firma o Ponto

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

EVENTO

Fãs de Lady Gaga terão chance de assistir ao show em Copacabana na área exclusiva de Corona

DIA MUNDIAL DA SÍNDROME DE DOWN

Jovens com síndrome de Down usam internet pra mostrar potência

SAÚDE

Resolução permite que farmacêuticos prescrevam medicamentos

2
Entre em nosso grupo