Terça, 04 de Novembro de 2025

DólarR$ 5,37

EuroR$ 6,17

Santos

23ºC

CULTURA

Jovens de Santos participam de oficina de criação artística e assistem ao espetáculo Vozes Veladas

A oficina do dia 5/11, no Ceconv-RC, é uma ação formativa que terá a participação de 4 artistas, com 3 horas de duração, para o público interessado em teatro, a partir de 12 anos, que já frequenta o equipamento público.  

Da Redação

04/11/2025 - terça às 15h00

O Coletivo (a)gente em parceria com a Cipó Produções fará uma oficina gratuita para os jovens do Centro de Convivência Rádio Clube (Ceconv-RC), em Santos, no período da tarde do dia 5/11 (quarta-feira). A proposta é compartilhar o processo criativo que resultou no espetáculo cênico-musical Vozes Veladas, que será apresentado gratuitamente no dia 6/11 (quinta-feira), às 14h30, para o público que frequenta o espaço. Haverá retirada dos ingressos aos demais interessados a partir de 13h30. 

 

A programação faz parte da contrapartida do projeto contemplado pelo 11º FACULT – Concurso de Apoio a Projetos Culturais Independentes, da Secretaria de Cultura de Santos (Secult), cuja apresentação aconteceu no dia 29/8, no Teatro de Arena Rosinha Mastrângelo, também com entrada gratuita. 

 

A montagem traz luz a textos teatrais censurados durante a ditadura militar no Brasil, entre os anos de 1964 e 1968, promovendo uma imersão crítica e poética sobre o período da repressão até os dias atuais. O grupo transforma o palco num caleidoscópio de conteúdos, informações e emoções, mesclando música ao vivo, leitura de textos censurados, projeções e contextualização histórica.  

 

Um destes textos é Reportagem de um Tempo Mau, de 1965, de autoria do artista santista Plínio Marco e ainda desconhecido do público. "Essa montagem é resultado de uma pesquisa ampla sobre a censura, que desvendou obras proibidas, como forma de celebrar a resistência artística", explica a artista visual, pesquisadora e educadora Natália Brescancíni, que faz a produção executiva e atua.  

 

Ações formativas  

A oficina do dia 5/11, no Ceconv-RC, é uma ação formativa que terá a participação de 4 artistas, com 3 horas de duração, para o público interessado em teatro, a partir de 12 anos, que já frequenta o equipamento público.  

 

Os artistas vão compartilhar práticas de criação nas 3 linguagens principais: teatro, música e artes visuais. "A partir de fragmentos dos textos do espetáculo, vamos propor processos de experimentação nas linguagens e, através do improviso, a criação de uma cena com as linguagens integradas", adianta Natália. 

 

No encontro, os jovens verão cenas do espetáculo em vídeo e participarão de um jogo de aquecimento com trechos de textos selecionados para todo o grupo, com a intenção de aprofundar a experimentação em cada uma das linguagens trabalhadas.  

 

Apresentação gratuita 

Já no dia 6/11, às 14h30, tanto os grupos de jovens do Ceconv-RC quanto os demais interessados podem ver o espetáculo Vozes Veladas gratuitamente, no teatro do local. O endereço é Rua Brigadeiro Faria Lima, s/nº (Urbano Periférico), Rádio Clube, em Santos.  

 

O coletivo 

O Coletivo (a)gente surgiu em 2018 formalizando uma parceria de longa data entre Natália e Erik Morais (artista multidisciplinar e educador) nas áreas de criação e formação artística em linguagens integradas. Tem sede no Jibóia Ateliê, no Centro Histórico de Santos. 

 

No encontro entre as artes visuais, teatro e literatura, o coletivo investiga a intervenção urbana e as linguagens artísticas como dispositivos relacionais. Ao longo de toda sua trajetória, atua em parceria com artistas diversos, em ações artísticas e formativas que experimentam a intervenção urbana com públicos diversos. 

 

Serviço: 

Vozes Veladas - espetáculo cênico-musical 

6/11 | 14h30 

Ceconv-RC - Rua Brigadeiro Faria Lima, s/nº, (Urbano Periférico), Rádio Clube, Santos  

Entrada gratuita – retirada de ingressos 1h antes, no local 

1h30 de duração 

Classificação Indicativa: 14 anos 

Teaser: www.youtube.com/watch?v=aXaww20h6gk | Orvalho Filmes edição de Fê Gois 

Circulação: Contemplado pelo 11º FACULT - Concurso de Apoio a Projetos Culturais Independentes (edital Municipal Secult Santos/SP) 

Ficha técnica: 

Direção geral: Erik Morais 

Assistente de direção: Natália Brescancini 

Realização: Coletivo (a)gente 

Produção executiva: Cipó Produções, Beatriz Amorejo e Natália Brescancíni 

Dramaturgia: Criação coletiva  

Direção Musical e Arranjo: Renato Ribeiro 

Pesquisa Histórica: Rafael Macedo 

Letra: Breno Ayres (voz/violão/baixo) 

Intérprete: Soledad 

Projeções: Natália Brescancíni 

Elenco: Breno Ayres, Erik Morais, Fernando Gois, Jéssica Maia, Natália Brescancíni, e Soledad 

Intérprete de Libras: Claudia Regina Pepe 

Operador de Som: Gil de Oliveira 

Operadora de Luz: Giovana de Oliveira 

 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

ACONTECE

Após show histórico no The Town, Santos recebe 'Os Garotin' no próximo dia 22 de novembro

CULTURA

Fuca, contrabaixista de Ubatuba, faz show em Santos com show gratuito de música instrumental

ACONTECE

Soamar Santos mobiliza cultura, esporte e cidadania por meio de projetos incentivados

2
Entre em nosso grupo