EVENTO
Apesar de distintas em origem e significado, essas duas festas têm algo em comum: ambas revelam como diferentes culturas lidam com a morte, a memória e o tempo e fazem isso com cor, música e tradição.
Da Redação
29/10/2025 - quarta às 09h00
Você sabia que o Halloween tem raízes em antigos rituais celtas ligados ao fim das colheitas? E que o Día de los Muertos, celebrado principalmente no México, é reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade? Apesar de distintas em origem e significado, essas duas festas têm algo em comum: ambas revelam como diferentes culturas lidam com a morte, a memória e o tempo e fazem isso com cor, música e tradição.
Inspiradas por essas celebrações, as unidades do CNA Escola de Idiomas ( Boqueirão e Ponta da Praia), decidiram transformar o fim de outubro e o início de novembro em uma verdadeira experiência cultural. Os eventos vão além da fantasia e da diversão: são convites para mergulhar nos significados históricos e simbólicos dessas datas, aprendendo idiomas enquanto se vivenciam costumes de outros países.
No dia 31 de outubro, as duas unidades se unem para celebrar o Halloween com uma programação que remete ao imaginário popular da data: concurso de fantasias, oficina de maquiagem artística, jogos, música ao vivo e uma mesa temática de doces. Embora hoje seja amplamente associado à cultura norte-americana, o Halloween tem origens europeias e está ligado à crença de que, nessa época, o mundo dos vivos e dos mortos se aproximava.
Já no dia 7 de novembro, é a vez da unidade Boqueirão trazer à tona uma tradição de forte carga simbólica no universo hispânico: o Día de los Muertos. Celebrado com intensidade no México, o feriado propõe uma visão singular sobre a morte — não como fim, mas como continuidade da presença dos entes queridos na vida cotidiana. A programação inclui gincanas, comidas típicas, música ao vivo com a banda Blackbird e a eleição da "Reina e Rey de los Muertos".
Mais do que festas escolares, as iniciativas buscam aproximar os participantes dos contextos culturais que moldam o idioma. "O Día de los Muertos é uma celebração cheia de simbolismos e cores. É uma oportunidade de conhecer o espanhol além da gramática, vivenciando os costumes e valores de outros povos", destaca Olga Saad, coordenadora pedagógica da unidade CNA Boqueirão.
Na unidade Ponta da Praia, a proposta segue o mesmo caminho. "Acreditamos que aprender um idioma é também mergulhar na cultura que o envolve. Eventos como o Halloween permitem que os alunos pratiquem o inglês em situações reais e se sintam parte de uma experiência internacional", afirma Caroline Honorato, coordenadora comercial da unidade.
Os ingressos para ambos os eventos custam R$ 60 e dão acesso completo às atividades. Interessados podem entrar em contato diretamente com as unidades:
• CNA Ponta da Praia: (13 ) 3261-4949
• CNA Boqueirão: (13) 97409-5422
Deixe a sua opinião
ver todos