FUNDAÇÃO CASA
Em parceria com a Fundação FAT, iniciativa envolveu mais de 350 adolescentes de 26 centros socioeducativos; cerimônia de premiação ocorreu no Museu Catavento, em São Paulo
Da Redação
23/09/2025 - terça às 09h00
A Fundação CASA, que oferece acesso à educação superior online para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, além de jovens da Juventude Cívica de Osasco. - Divulgação
A Fundação CASA, vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, realizou nesta segunda-feira (22) a final do 3º Prêmio Criar & Realizar, no Museu Catavento, em São Paulo. O evento premiou os melhores projetos de empreendedorismo elaborados por adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa durante o curso “Empreendendo um Pequeno Negócio”, oferecido pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT).
Neste ano, a competição reuniu 350 adolescentes de 26 centros socioeducativos, resultando em 27 propostas de negócio. Após a etapa interna de seleção, que incluiu plano de negócios, canvas, vídeo de apresentação e avaliação de inovação e viabilidade, seis equipes chegaram à grande final.
Resultados da edição 2025
* 1º lugar – Projeto Vovó On, do CASA Guarujá: serviço de apoio para idosos, com atendimento humanizado via aplicativo ou espaço físico.
* 2º lugar – Projeto Studios Dandara, do CASA Chiquinha Gonzaga (feminino, na capital): empresa de serviços de beleza voltada ao universo das tranças e ancestralidade.
* 3º lugar – Projeto Renovo, do CASA Osasco I: empresa greentech que transforma materiais reutilizados em móveis e objetos de decoração.
* 4º lugar – Projeto Café Recomeço, do CASA Rio Tâmisa (capital): cafeteria de impacto social operada por adolescentes, com práticas sustentáveis.
* 5º lugar – Projeto Chico Balão, do CASA Novo Tempo (Franco da Rocha): empresa de decorações criativas e personalizadas com balões.
* 6º lugar – Projeto Conect’Art, do CASA Praia Grande: assessoria em redes sociais e marketing digital para pequenos empreendedores.
Em 2025, o Criar & Realizar homenageou Santos Dumont, ícone da inventividade brasileira. Representado em performance pelo ator Douglas Brito, o aeronauta simbolizou a ousadia, a criatividade e a capacidade de ir além, valores que também guiam os jovens participantes. O slogan desta edição, “Inovar faz parte da nossa história”, reforçou o espírito de superação e visão de futuro.
Mais do que competição: aprendizado e futuro
A cerimônia de premiação contou com a presença do secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, do secretário executivo da Pasta, Raul Christiano, da presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, do subsecretário executivo de Estado da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Daniel Rodrigues, do diretor técnico da FAT, Luiz Roberto Vanucci, do diretor executivo do Museu Catavento, Jacques Kann, além de outras autoridades.
Para Fábio Prieto, secretário da Justiça e Cidadania, o Prêmio Criar & Realizar representa a confiança no talento e no potencial dos jovens da Fundação CASA. “Ao transformar ideias em projetos, eles mostram que são protagonistas de sua própria história e que o conhecimento é a chave para abrir novas oportunidades. Este é um passo concreto rumo à reinserção social e à construção de um futuro melhor para todos.”
A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, destacou a dimensão transformadora da iniciativa. “Hoje vimos nossos adolescentes mostrarem que são capazes de planejar, inovar e construir projetos que têm impacto real na sociedade. O Criar & Realizar não é apenas uma premiação: é uma semente de futuro, porque cada jovem que passou por esse processo sai daqui mais preparado, confiante e com novas possibilidades de vida.”
Na mesma linha, o diretor técnico da Fundação FAT, Luiz Roberto Vannucci, enfatizou o impacto da formação empreendedora. “O sonho que esses meninos e meninas têm de entrar no mercado de trabalho é facilitado pelos cursos e treinamentos que lecionamos. Eles ajudam a entrar no mercado de trabalho. Nós entendemos que se trata de uma espécie de dever cumprido, educacional e socialmente”.
A cerimônia também contou com a presença da empresária, jornalista e autora de telenovelas Íris Abravanel, que discursou diretamente aos adolescentes. “Não importa de onde nós saímos, mas onde nós queremos chegar. Esse é um primeiro passo para todos os jovens que estão aqui hoje”. Íris comanda a iniciativa SBT do Bem, em parceria com a Fundação CASA, que oferece acesso à educação superior online para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, além de jovens da Juventude Cívica de Osasco.
Identidade do prêmio
Em 2025, o Criar & Realizar homenageou Santos Dumont, ícone da inventividade brasileira. Representado em performance pelo ator Douglas Brito, o aeronauta simbolizou a ousadia, a criatividade e a capacidade de ir além, valores que também guiam os jovens participantes. O slogan desta edição, “Inovar faz parte da nossa história”, reforçou o espírito de superação e visão de futuro.
Sobre a Fundação CASA
A Fundação CASA aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social. Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/.
Sobre a Fundação FAT
Fundada em 1987 com o propósito de incentivar a pesquisa aplicada, a inovação, o desenvolvimento tecnológico e profissional e a educação em todo o território nacional, estendendo esses serviços a organizações públicas e privadas, e à comunidade em geral. Como entidade de direito privado sem fins lucrativos, a FAT tem como objetivo colaborar com as instituições que atuam nas áreas da educação e da tecnologia, buscando estimular e desenvolver o conhecimento através de programas de geração, difusão e transferência de tecnologia. Para saber mais acesse: https://fundacaofat.org.br/
Deixe a sua opinião
ver todos