EVENTO
Especialistas se encontram em Santos para falar sobre como a NR-1 impacta saúde mental, inclusão e riscos jurídicos nas empresas
Da Redação
21/05/2025 - quarta às 10h17
A Norma Regulamentadora (NR-1) que define diretrizes de saúde mental nas empresas, teve a aplicação adiada e com mais tempo para debates, nesta sexta-feira, 23 de maio, às 8h15, na Associação Comercial de Santos (Rua XV de Novembro, 137- Centro de Santos), acontece o Fórum Trabalhista – "Da Conformidade à Cultura", promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – Baixada Santista.
O encontro faz parte do tradicional encontro "+Café & +Gestão" e reúne especialistas para debater como a Norma Regulamentadora nº 1 pode evoluir de uma exigência legal para uma ferramenta estratégica de gestão de pessoas. O evento propõe uma análise estratégica da (NR-1) e seus impactos diretos no cotidiano das empresas, especialmente nas áreas de saúde mental, inclusão e sustentabilidade corporativa.
Os interessados podem se inscrever por este link de forma gratuita com o código CONVIDADO
https://bit.ly/cafe-gestao-nr1
Quem pode participar
Voltado a profissionais de Recursos Humanos, gestores, empresários, advogados e especialistas em saúde e segurança do trabalho, o fórum reune nomes de referência das áreas jurídica, médica, psicológica e de gestão de pessoas. A proposta é refletir sobre como o cumprimento da NR-1 pode — e deve — ultrapassar a burocracia legal para se tornar um diferencial competitivo.
No primeiro painel, o foco será a promoção de ambientes organizacionais saudáveis e inclusivos, prevenção e casos de ambientes considerados tóxicos, com destaque para o acolhimento de colaboradores afastados e a inclusão de pessoas neurodivergentes. Também serão debatidas estratégias de recrutamento e seleção mais humanizadas, com foco em competências e alinhamento à cultura da empresa, como forma de prevenir riscos psicossociais desde a contratação. O contexto é urgente: segundo dados do INSS, os afastamentos por transtornos mentais cresceram 68% em 2024.
Já o segundo painel trará o olhar jurídico, destacando as consequências da não conformidade com a NR-1, como o aumento do absenteísmo, passivos trabalhistas e insegurança jurídica em ações judiciais. O debate abordará ainda práticas preventivas e ferramentas para mitigar riscos legais e financeiros nas empresas.
Com essa iniciativa, a ABRH-SP reafirma seu compromisso com o desenvolvimento humano e a disseminação de boas práticas que unem compliance, saúde corporativa e responsabilidade social.
Programação
1º Painel – Saúde Mental e Inclusão no Ambiente Corporativo
Mediação: Arminda Augusto – Jornalista e gerente de Projetos e Relações Institucionais do Grupo Tribuna
Painelistas:
Dr. Pavel Oliveira – Psiquiatra e especialista em Mindfulness
Dra. Amanda Torres – Psicóloga com atuação em Saúde Ocupacional
Andréa Neris – Diretora Regional da ABRH-SP Baixada Santista e Diretora da RHF Talentos
2º Painel – Aspectos Jurídicos e Gestão de Riscos Trabalhistas
Mediação: Rosana de Almeida Coelho – Advogada e Diretora Jurídica da ABRH-SP Baixada Santista
Painelistas:
Dr. Marcelo Athaide – Advogado atuante na defesa dos direitos das pessoas com deficiência
Dra. Andreia Correia de Souza Barreira – Advogada e conselheira
Vanessa Imparato – CEO da Aso Fácil, especialista em SST
Deixe a sua opinião
ver todos