Sábado, 20 de Dezembro de 2025

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,34

Santos

22ºC

LAZER

Festival Transformar começa nesta sexta e promete movimentar o Centro Histórico de Santos

O evento acontece de 26 de setembro a 5 de outubro, sempre às sextas, sábados e domingos, a partir das 11 horas, com atividades na Casa da Frontaria Azulejada e no Museu do Café

Da Redação

26/09/2025 - sexta às 12h00

Ao longo de seis dias de programação gratuita, o público poderá vivenciar uma experiência completa que reúne diferentes expressões da economia criativa.  - Divulgação

O Centro Histórico de Santos recebe, a partir desta sexta-feira (26/09), a 2ª edição do Festival Transformar, um evento gratuito que integra cultura, economia criativa, consumo consciente e sustentabilidade em uma programação repleta de experiências. O evento acontece de 26 de setembro a 5 de outubro, sempre às sextas, sábados e domingos, a partir das 11 horas, com atividades na Casa da Frontaria Azulejada e no Museu do Café, que incluem mercado de pequenos produtores autorais, exposições de arte, design e fotografia, rodas de conversa, oficinas, workshops, além de música e gastronomia.

 

"Mais que um festival, o Transformar é um convite para refletir sobre novas formas de criar, consumir e se relacionar com a cidade, conectando público, artistas, empreendedores e coletivos em torno de três pilares: upcycling, consumo consciente e inclusão social e cultural", destaca produtor executivo e organizador do evento, Gabriel Del Corso.

 

O tema desta edição, "QUANDO TE VEJO...", provoca reflexões sobre respeito, empatia e admiração. "O Festival Transformar nasceu como uma evolução natural dos projetos que venho desenvolvendo ao longo da carreira. Depois do sucesso da primeira edição, voltamos com ainda mais força, conectando pessoas, ideias e negócios na Baixada Santista", afirma Gabriel Del Corso.

Ao longo de seis dias de programação gratuita, o público poderá vivenciar uma experiência completa que reúne diferentes expressões da economia criativa. 

 

Mais de 70 expositores autorais apresentam moda, design, arte, fotografia, cosméticos naturais, gastronomia e vinhos, compondo um mercado diverso e cheio de identidade. 

 

A cenografia é assinada por Gabriel Del Corso, Cláudio Magalhães e Carolina Helena Freitas (CH Cenografia), construída com pallets, madeiras reaproveitadas, acervo de cenografia e iluminação LED. A comunicação visual, com estética lambe-lambe, leva a assinatura de Márcio Ribas.

 

O festival também recebe exposições inéditas de fotografia, arte drag, design botânico e uma instalação coletiva, além de oferecer workshops e oficinas criativas voltadas tanto para adultos quanto para crianças. A programação inclui ainda rodas de conversa e painéis sobre sustentabilidade e economia circular, com a participação de convidados nacionais e internacionais, ampliando o diálogo sobre inovação e impacto social.

 

 

 

Tatiana Lopes

 

Na área gastronômica, o público encontra curadoria especializada, com pratos que valorizam ingredientes regionais e drinks autorais preparados por nomes da cena local. Para completar, a música dá o tom das celebrações, com discotecagens que transitam entre a memória afetiva e a vanguarda eletrônica, criando o clima perfeito para encontros e descobertas no coração do Centro Histórico de Santos.

 

O Festival Transformar também caminha junto com outras iniciativas que acontecem na cidade durante o mesmo período, como a Primavera Criativa, realizada pela Secretaria Municipal de Comunicação e Economia Criativa (Secom), junto com a feira Feito em Santos, nos dias 27 e 28 de setembro, na Praça Mauá; e o Mercado Coffee, que acontece no dia 4 de outubro, no Museu do Café.

 

Experiência autoral e curadoria de peso

Um dos pontos fortes do Transformar é a pluralidade de curadorias que compõem o evento. Cada núcleo traz um olhar particular sobre criatividade e sustentabilidade. A edição de 2025 reúne nomes e coletivos que são referência no cenário criativo nacional:

 

BaFu @barrafundaautoral – projeto do cenógrafo Cláudio Magalhães, produzido pelo Estúdio Casa Torta e, que levará ao festival cerca de 30 marcas de moda, design, arte, cosmética natural e gastronomia. O coletivo é reconhecido por ocupar galpões e prédios com arquitetura relevante e espaços culturais na Barra Funda e centro, em São Paulo, com feiras que se tornaram referência no mercado criativo.

 

Villarejo Art – idealizado por Fernanda Sales – destaca pequenos produtores da Baixada Santista, reforçando a cena local e promovendo conexões entre artistas e empreendedores da região com o público visitante.

 

AFROTU – coletivo de mulheres negras afro-empreendedoras da região, dirigido por Luciana Cruz, com iniciativas que unem ancestralidade, cultura e inovação. No festival, apresenta moda, acessórios, artesanato e cosméticos inspirados em saberes tradicionais.

 

Fashion Revolution – Representado por Suzana Azar, é movimento global que questiona práticas da indústria da moda e incentiva consumo consciente. No Transformar, o núcleo promove ações educativas sobre descarte de resíduos têxteis, além de rodas de conversa sobre sustentabilidade.

 

Futrica Economia Criativa – de Mariana Paes é espaço cultural no Centro Histórico que integra a programação paralela com feira de vinil, moda plus size, oficinas, performances e a exposição Mulheres no Centro. (Rua Quinze de novembro, 146).

 

Exposições inéditas

O festival amplia seu alcance ao abrigar exposições artísticas e instalações que dialogam com diversidade, memória, corpo e sustentabilidade.

 

BaFu – Exposições autorais 

Incluem a série "Pé de Capim", de Jorge Morábito, que mistura artes plásticas e memória coletiva; a obra "Vitória Gigante", de Nana Kondo, em que elementos botânicos se transformam em instalação de grandes dimensões; a Galeria Minhoca, por Gabriela Perseguim, dedicada a artistas plásticos e fotógrafos, com obras que trazem um recorte poético e cotidiano sobre o dia a dia do brasileiro; a Rente, do Rafael Campelo, que apresenta um conjunto de ilustrações que promovem uma reflexão filosófica sobre suas vivências pessoais; a Yukie Kabashima, que homenagea a fauna e flora brasileiras; e a Virô – criada a partir do reaproveitamento de materiais cenográficos da EASY  – apresenta suas coleções com foco em sustentabilidade, inovação e práticas de eventos lixo zero.

 

 

O Mar é o mesmo Mar em todo lugar - Ida Feldman e Biaquefez

O encontro de Ida Feldman e Biaquefez em uma Collab diferentona: Ida que cria frases e as escreve em todas as superfícies possíveis, criou para o Festival Transformar frases de mar e de Santos e, juntas, unem memória, afeto, arte têxtil e sustentabilidade. Lençóis antigos e retalhos com interferências manuais da Biaquefez, em diálogo com a escrita de Ida que revela o processo criativo da parceria e materializa o conceito da collab. 

 

Rainhas Drag – Um olhar sobre a arte drag

Do fotógrafo Gaspar Lourenço, com curadoria de Eduardo Ferreira e realização da Doc de Domingo. A mostra reúne 20 retratos que revelam a potência estética e política da arte drag. O espaço também contará com um figurino criado a partir de materiais reaproveitados e performance da Drag Magenta na noite de abertura.

 

G. Arte Galeria

Sob curadoria de Felipe Landahl – com artistas como Prëo, Camila Bernardo e Edgard Vieira, além de novos talentos, em uma mostra imersiva ligada ao tema do festival.

 

Rodas de conversa e sustentabilidade

O espaço "Mar Aberto", sediado no Museu do Café (Rua XV de Novembro, 95), abrigará debates sobre economia circular, design colaborativo, moda sustentável, upcycling e inovação nos negócios. A programação é organizada pelo Senac Santos, e tem entre os destaques também oficinas e workshops de gastronomia, arte e jardinagem.

 

Já o Instituto Supereco trará o Painel Eventos Sustentáveis – Do Planejamento à Entrega de Impactos Positivos, no (3/10), em parceria com a OBME e o HUB ManaMov. O painel trará convidados nacionais e internacionais, além do pré-lançamento do Manual de Boas Práticas de Eventos Sustentáveis.

 

O festival recebeu a Certificação de Evento Livre de Carbono, em parceria com o Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN), garantindo a compensação das emissões por meio do plantio de árvores nativas da Serra do Mar. Além disso, o Instituto Supereco, com o projeto Tecendo as Águas, conduzirá oficinas e ações educativas, abordando consumo consciente, descarte correto e valorização de recursos naturais.

 

Música e gastronomia

O clima festivo será garantido por DJs da Baixada Santista, em sets com apoio da Rádio Saudade FM, recriando a atmosfera dos antigos bailes de garagem dos anos 80 e 90. 

 

Na área gastronômica, a curadoria da Revista Nove e do Guia de Bares e Restaurantes, coordenada pelo jornalista Diego Brígido, trará pratos e produtos que valorizam ingredientes locais e produtores regionais. Os drinks e bebidas ficam sob a batuta da Ativa House, de Kauê Lima, que promete coquetéis inspirados na identidade caiçara e em elementos naturais da Serra do Mar.

Realização e apoios

 

O Festival Transformar é uma realização da Re-Set.br, com curadoria musical de Gabriel Del Corso, Ed Souza e DJs da Rádio Saudade FM. Conta com o apoio educacional do Senac Santos, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Santos, Secretaria Municipal de Comunicação e Economia Criativa, Fundação Arquivo e Memória de Santos, Museu do Café, Instituto Supereco, Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN), Santos Convention & Visitors Bureau, Associação Comercial de Santos (ACS), BaFu – Barra Funda Autoral, CH Cenografia, Ativa House, AFROTU, Villarejo Art, Futrica Economia, G.Arte Galeria, Criativa, Couto Materiais de Construção, DOC de Domingo, Fashion Revolution, Ibis Valongo, S.Magalhães, Revista Nove e Virô. A assessoria de imprensa é da Elo Comunicação e as mídias sociais ficam sob responsabilidade da Akazi Criativa.

 

Programação Completa – Festival Transformar 2025

26/09 (Sexta-feira)

 

Casa da Frontaria Azulejada 

 

11 às 20h - Mercado criativo com 70 expositores e área gastronômica

13h30 - Oficina Marketing Verde - ESG na prática 

15h – Oficina Mesa com Arte – Sousplat 

16h – Oficina Arte de Contar Histórias 

18h30 – Abertura oficial + Performance da drag Magenta (mostra Rainhas Drag)

18h – DJ set anos 80/90

 

Museu do Café 

 

Centro de Preparação de Café - CPC

15h30 - Workshop | Salada Aromas do Museu

16h30 - Workshop | Entre Grãos e Óleos Essenciais

 

Auditório

15h30 - Palestra | Olhares Urbanos, Fotografia e Arquitetura em Foco

 

27/09 (Sábado) 

Casa da Frontaria Azulejada 

 

11h às 20h - Mercado criativo com 70 expositores e área gastronômica

13h30 – Oficina Azulejada – decoração de Azulejos 

15h - Oficina Horta Caseira 

16h – Oficina Quando te vejo, te sinto – Aromas que conectam histórias 

18h30 – DJ Ale Couto

 

 

Museu do Café

 

Auditório

14h30 - Palestra | O café e a Aromaterapia: ciência, sentidos e conexões

15h30 - Palestra | Quando Te Vejo, Me Vejo: curadoria de inspirações e a construção do seu branding pessoal

 

28/09 (Domingo)

 

Casa da Frontaria Azulejada 

 

11h às 18h30 - Mercado criativo com 70 expositores e área gastronômica

13h – Oficina Mini jardim em vidro 

14h – Oficina Mesa com Arte – Sousplat 

17h –DJ Mauá

 

Museu do Café 

 

Centro de Preparação de Café - CPC

14h - Workshop | Pudim & Café – Encontro de Texturas e Aromas

 

03/10 (Sexta-feira)

 

Casa da Frontaria Azulejada 

 

11h às 20h - Mercado criativo com 70 expositores e área gastronômica

13h30 - Oficina Pintura Natural 

15h – Oficina Mini jardim em vidro 

16h – Oficina Mureta Criativa – Patrimônio em Miniatura 

19h – DJ set Glaucia Maismax

 

Museu do Café

 

Centro de Preparação de Café - CPC

15h30 - Workshop | Café na Pizza?

 

Auditório

9h – Painel Eventos Sustentáveis – Do Planejamento à Entrega de Impactos Positivos

  Realização: Instituto Supereco, OBME e HUB ManaMov

  Pré-lançamento do Manual de Boas Práticas de Eventos Sustentáveis

15h30 - Palestra | Produção Cultural - Como Transformar Sonhos em Projetos Socioculturais Sustentáveis e Inclusivos

 

 

04/10 (Sábado) 

 

Casa da Frontaria Azulejada 

 

11h às 20h - Mercado criativo com 70 expositores e área gastronômica

13h30 - Oficina Toy Art – Crie seu personagem 

15h - Oficina Quando te vejo, te guardo comigo - Saquinhos aromáticos 

16h – Oficina Fragmentos – Scrapbook e Encadernação Manual 

17h – DJ set Fernando Britto (Tin God)

 

 

05/10 (Domingo)

Casa da Frontaria Azulejada 

 

11h às 18h30 - Mercado criativo com 70 expositores e área gastronômica

13h – Oficina Quando te vejo, lembro de você – acessórios de bolsas 

14h – Oficina O Olhar que Caminha – Camisetas como Manifesto de inspiração 

17h – Oficina Quando te vejo, te guardo comigo – Saquinhos aromáticos

15h – Festa de Encerramento com DJ set Glaucia Maismax & Tin God  (back to back)

 

Museu do Café 

 

Centro de Preparação de Café - CPC

15h30 - Workshop | Café com Queijo

 

Serviço:

Festival Transformar

26/09 e 03/10 (sextas): das 11h às 20h

27/09 e 04/10 (sábados): das 11h às 20h

28/09 e 05/10 (domingos): das 11h às 18h30

Casa da Frontaria Azulejada (Rua do Comércio, 92) - Centro Histórico de Santos

Museu do Café (Rua XV de Novembro, 95) - Centro Histórico de Santos

Redes oficiais: @festivaltransformar | @barrafundaautoral | @re.set.br | @villarejo_art

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

PAPAI NOEL

Casa do Papai Noel segue encantando São Vicente neste fim de semana

SURF

Juliana Frare se "aventura" na produção de filmes evence Prêmio Naborda Melhores de 2025

NATAL

Parque Valongo recebe 'Pagodin - A Festa do Branco' dia 23 Parque Valongo recebe 'Pagodin - A Festa

2
Entre em nosso grupo