Sexta, 21 de Novembro de 2025

DólarR$ 5,40

EuroR$ 6,23

Santos

24ºC

TURISMO INDÚSTRIAL

Fábrica Aberta completa 40 anos e se consolida como referência em turismo industrial

Com mais de 134 mil visitantes ao longo de sua trajetória, o programa da Unipar se firmou como um exemplo de aproximação entre indústria e comunidade

Da Redação

21/11/2025 - sexta às 15h00

O setor químico tem se reinventado constantemente ao longo dos anos e, cada vez mais, as demandas ambientais e sociais ocupam o centro das estratégias empresariais. Como parte desse movimento, a Unipar, importante ator do setor químico e petroquímico, deu um passo pioneiro em 1985 ao abrir as portas de sua fábrica em Cubatão (SP) para a comunidade. Nascia ali o Fábrica Aberta, iniciativa que, ao longo de quatro décadas, se consolidou como referência em turismo industrial, educação ambiental e relacionamento com a população local.


Desde então, o Fábrica Aberta foi aprimorado e expandiu. Em 2018, passou a ser realizado também nas unidades da Unipar em Santo André (SP) e em Bahía Blanca (Argentina). Ao longo dos anos, mais de 134 mil pessoassendo 122 mil somente em Cubatão  participaram das visitas guiadas, conhecendo de perto os processos produtivos, as medidas de segurança e as práticas de sustentabilidade da empresa. A iniciativa reforça o compromisso da Unipar com a transparência, o engajamento social e a responsabilidade socioambiental nos territórios onde atua.

 

 

 

(Inauguração do Programa Fábrica Aberta por Mario Cilento, 11 de novembro de 1985)


"O Fábrica Aberta traduz o propósito da Unipar: ser confiável e gerar valor em todas as nossas relações. Ele é parte da nossa essência, porque inspira gerações, mostra nossos processos produtivos e como a química transforma a vida das pessoas", afirma Rodrigo Cannaval, CEO da Unipar.
 

Fábrica Aberta em Movimento
 

Atualmente, a unidade industrial de Cubatão passa por obras de modernização tecnológica, mas o Fábrica Aberta segue ativo e se reinventando. As visitas presenciais deram lugar a experiências virtuais, e o projeto "Fábrica Aberta em Movimento" passou a levar a vivência da indústria até escolas e universidades, ampliando o alcance da iniciativa e fortalecendo o diálogo com a comunidade.
 

Em comemoração aos 40 anos do programa, no dia 13 de novembro, o "Fábrica Aberta em Movimento" será apresentado na Universidade Católica de Santos para cerca de 160 pessoas, que terão a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura, a história e o funcionamento das operações industriais. Já no dia 11, em Santo André, uma visita especial à unidade local reforçou o vínculo da Unipar com seus públicos e reafirmou o compromisso do programa em manter-se próximo das pessoas.
 

Essa nova fase mantém o projeto em atividade e amplia o acesso de estudantes que, muitas vezes, não teriam a chance de conhecer o parque fabril. Até o momento, já foram realizadas 23 visitas a instituições de ensino de Cubatão, Santos, São Vicente e Praia Grande, alcançando mais de mil pessoas — em sua maioria, alunos do ensino médio, técnico e superior.
 

Experiência que aproxima a desmistifica
 

 

(Visita da comunidade do Jardim Costa e Silva, Cubatão, à Fábrica da Carbocloro, por meio do Programa Fábrica Aberta, 08 de novembro de 1986)


Idealizado em um momento em que o setor industrial passava por grandes transformações, o programa nasceu com o propósito de mostrar que o desenvolvimento econômico pode caminhar em harmonia com o meio ambiente e com o bem-estar das pessoas.
 

"As pessoas da comunidade que conhecem o programa ficam maravilhadas. Muitos nunca tiveram a oportunidade de ver o interior de uma fábrica e entender como funciona. A Unipar é a única que oferece essa oportunidade de visitação e demonstra como os produtos são feitos. É uma experiência única", diz Dilson Mato Grosso, morador de Cubatão.
 

Os visitantes são acompanhados por monitores, incluindo ex-colaboradores aposentados, que compartilham seus conhecimentos sobre os processos industriais e a história da companhia.
 

"Comecei a participar do Fábrica Aberta em 2018, em Santo André. Me sinto muito bem em fazer parte do programa", diz Joel dos Santos, que trabalhou na Unipar de 1971 a 2012. Para ele, o mais gratificante é ver a transformação na percepção das pessoas. "Eles chegam com dúvidas ou receios sobre a indústria química e saem com outra visão, mais segura e informada. Saber que contribuímos para desmistificar o setor e compartilhar conhecimento é extremamente recompensador", afirma.
 

Além da comunidade local, o Fábrica Aberta também recebe fornecedores, profissionais do setor, pesquisadores, professores e, especialmente, estudantes, que têm a oportunidade de conhecer de perto como a empresa atua, seguindo rigorosas medidas de proteção ambiental e priorizando a saúde e segurança de colaboradores e vizinhos. Orzilho Filho, que trabalhou na unidade de Cubatão por mais de 30 anos, ressalta a importância desse contato entre a indústria e o público jovem.
 

"Vejo o Fábrica Aberta como uma oportunidade valiosa para os alunos de cursos técnicos, que podem observar de perto os diversos tipos de trabalho dentro de uma indústria. É nítido o quanto eles saem motivados e entusiasmados com a ideia de seguir carreira nesse setor".
 

Ele ainda pontua o orgulho que sente em fazer parte da iniciativa. "Para mim participar do programa é muito gratificante. Temos o apoio da equipe da Unipar, que conduz a abertura das visitas, e depois nós, aposentados, explicamos os processos. Acho que esse é um dos segredos do sucesso do programa: mostramos, de forma simples e verdadeira, onde a química acontece", complementa Orzilho.
 

Sobre a Unipar
 

A Unipar, importante ator do setor químico e petroquímico, se destaca como uma das principais fornecedoras para os setores de saneamento e construção civil e produz matérias-primas para todas as indústrias, entre elas têxtil, de papel e celulose, de desinfetantes, alumínio, brinquedos, sapatos, alimentos, bebidas e farmacêutica, entre outras. As ações da Unipar estão listadas na B3 S.A. – Brasil, Bolsa e Balcão sob os tickers: UNIP3, UNIP5 e UNIP6.
 

A companhia está presente hoje no Brasil e Argentina, com escritórios em São Paulo e Buenos Aires, e fábricas em Camaçari (BA), Cubatão (SP), Santo André (SP) e também em Bahía Blanca (AR). A empresa tem ainda duas joint ventures para autoprodução de energia elétrica renovável, com dois parques eólicos na Bahia e Rio Grande do Norte e um parque solar em Minas Gerais.
 

Em 2023, a Unipar aderiu ao Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo e foi reconhecida pela Controladoria-Geral da União (CGU) como empresa Pró-Ética, selo que identifica as empresas que mantêm políticas avançadas de governança e integridade.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

AGENDA CULTURAL

Veja as atrações de cinema, teatro e música para o fim de semana em Santos

PARQUE CULTURAL

4º Encontro de Danças Populares de São Vicente celebra a Consciência Negra

MUSEU PELÉ

Nova exposição e programação especial no Museu Pelé encantam santistas e turistas no Dia do Rei

2
Entre em nosso grupo