Quarta, 26 de Novembro de 2025

DólarR$ 5,33

EuroR$ 6,18

Santos

21ºC

CULTURA

Estudantes unem história, cultura e gestão turística em visita à Fortaleza da Barra Grande

Alunos do Instituto Federal de São Paulo-Campus Cubatão conheceram o patrimônio histórico de Guarujá

Da Redação

26/11/2025 - quarta às 15h00

Estudantes do Instituto Federal de São Paulo – Campus Cubatão realizaram, no último dia 19, uma visita técnica à Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande. A iniciativa da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), foi concebida para fortalecer a conexão entre o conhecimento teórico e a realidade prática.

 

A jornada levou os participantes a uma experiência imersiva no rico patrimônio de Guarujá. Foi um aprendizado que uniu história, cultura e gestão turística, tendo como foco principal a valorização do patrimônio histórico local e a análise das estratégias de gestão turística implementadas no Município.

 

A Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande é um dos tesouros históricos mais significativos do litoral de São Paulo, ostentando o título de Patrimônio Histórico Nacional conferido pelo Iphan. A fortificação não apenas oferece uma viagem ao passado da defesa costeira, mas também abriga o primeiro museu histórico da Cidade, um espaço dedicado a preservar a memória e a identidade da população local.

 

Para o secretário municipal de Cultura, Marcelo Wallez, a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande abriga programas e ações que valorizam a arte e a cultura de Guarujá. "A atual gestão segue valorizando e resgatando a grandiosidade que este equipamento, que existe há 442 anos, possui", revela.

 

Lançamento cultural na Semana da Consciência Negra

Além da imersão histórica, houve o lançamento do documentário "Itã do Mar: Vozes do Ayê". Os alunos puderam conferir uma mostra fotográfica do documentário e a exposição "Omiré Odú", que é toda a produção artística usada para a filmagem.

 

Integrante do projeto Vozes do Guarujá e da programação especial da Semana da Consciência Negra, a obra, assinada pelo historiador e artista local Emerson Porto Ferreira, coloca em evidência a força e a diversidade das religiões de matriz africana no território guarujaense.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

PALÁCIO DAS ARTES

Exposição no Palácio das Artes exalta vegetação típica da região e celebra talento dos artesãos

CULTURA

"A Fábrica de Brinquedos" é atração nesta sexta-feira (28) no Teatro Procópio Ferreira

TEATRO

Escola de artes cênicas de Santos abre temporada de espetáculos de formatura

2
Entre em nosso grupo