CULTURA
Alunos da EM Ronaldo Lameira foram comandados pelo docente Demétrius Goldenstain
Da Redação
07/11/2025 - sexta às 15h00
Desde o início do ano, as escolas municipais abordam a temática do combate ao bullying de diferentes formas, com o intuito de conscientizar os estudantes sobre os malefícios causados por este tipo de violência. A EM Ronaldo Sérgio Alves Lameira Ramos, no Bairro Sítio do Campo, apostou no teatro para transmitir a mensagem. Coordenados pelo professor Demétrius Goldenstain, os jovens encenaram o espetáculo “Bullying: Se Correr o Bicho Pega” no palco do Teatro Municipal Serafim Gonzalez, no Palácio das Artes (PDA).
A apresentação do espetáculo ocorreu na quarta-feira (29). A peça contou com três sessões, sendo duas no período da tarde e uma à noite. Em todos os momentos, o público foi formado por estudantes da EM Ronaldo Lameira e de outras unidades de ensino, bem como familiares dos artistas. A secretária de Educação, Patrícia Almeida, e a subsecretária de Gestão Pedagógica, Ana Paula Cândido, também compareceram para assistir e prestigiar a todos os envolvidos.
Para chegar ao resultado final, foram meses de ensaios, além da preparação dos cenários e figurinos. Ao participar da peça de teatro escolar, a jovem Nubia Senebenck Araújo, 14 anos, realizou um sonho de se apresentar no palco do Teatro Municipal. "Eu já faço teatro na Cia. Arueiras do Brasil e hoje tive a oportunidade de vivenciar algo novo. E o mais interessante é que foi com os colegas da escola, ainda mais abordando essa temática tão importante", confidenciou.
Núbia Araújo teve a companhia da colega de escola Eyshila Cassote, 14 anos, durante a encenação do espetáculo. "Viver esse momento foi algo incrível. Tivemos momentos de textos longos e de alguns monólogos, mas, graças a Deus, deu tudo certo e conseguimos transmitir a nossa mensagem. Tivemos muitos ensaios, o que facilitou para que cada um de nós entendesse o que precisava ser feito, decorando não apenas o texto, mas também marcações e posicionamentos", destacou Eyshila Cassote.
Responsável pela direção do espetáculo, o professor Demétrius Goldenstain explicou que, no início do ano, a direção da unidade escolar sugeriu que o tema da peça fosse voltado para o combate ao bullying. Com o desafio em mãos, o docente fez adaptações ao texto “Bullying: Se Correr o Bicho Pega”, escrito originalmente por João Pedro Roriz. "Foi interessante a proposta, pois a discussão deste tema está prevista dentro do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. Então, compreendemos que seria uma forma diferente de abordar o assunto", destacou.
"Este ano tivemos a oportunidade de trazer a peça para a principal casa de espetáculos da nossa Cidade, o Teatro Municipal. Isso, com toda certeza, ficará na memória dos alunos que estiveram envolvidos", completou o docente Demétrius Goldenstain. "O apoio que recebemos das secretarias de Educação (Seduc) e Cultura e Turismo (Sectur) é fundamental, pois não existe arte se não acontecer este suporte. Aqui eles puderam vivenciar uma experiência de se apresentar em um palco profissional, com todo aparato necessário".
As ações promovidas pelas escolas vêm ao encontro do que foi solicitado pelo prefeito, Alberto Mourão. No início do ano, durante cerimônia de posse dos secretários municipais, o chefe do Executivo entregou à titular da pasta de Educação, Patrícia Almeida, uma ordem de serviço sobre essa temática. Na ocasião, solicitou à Seduc para elaborar estratégias com a finalidade de combater a prática do bullying dentro das unidades de ensino. Desde então, uma série de iniciativas tem sido realizada para abordar a temática.
Deixe a sua opinião
ver todos