DIVERSÃO
Peça retrata tragédia brasileira com sessões gratuitas em dois espaços culturais da Cidade
Da Redação
25/07/2025 - sexta às 16h38
Inspirada em um dos episódios mais sombrios da história recente do Brasil, a peça "Malacacheta", realizada pela PNAB (Política Nacional Aldir Blanc) com apoio da Secretaria de Cultura (Secult), chega a São Vicente para provocar reflexão e diálogo.
Baseado em fatos reais, o espetáculo reconstitui os trágicos acontecimentos ocorridos no município mineiro (Malacacheta), onde um grupo cometeu atrocidades contra crianças em nome da fé. As sessões gratuitas serão neste sábado (26) e domingo (26), no Instituto Histórico e Geográfico (Rua Frei Gaspar, 280 – Centro), a partir das 20h. Também haverá apresentações nos dias 9 e 10 de agosto, no mesmo horário, no Parque Cultural Vila de São Vicente (Praça João Pessoa - Centro).
Com uma abordagem crua e necessária, a montagem revela como a religiosidade, quando levada ao extremo e envolta em alienação, pode resultar em consequências. A narrativa se desenrola a partir da perspectiva da comunidade afetada, explorando os conflitos morais, o silêncio cúmplice e o sofrimento coletivo diante da barbárie.
A classificação indicativa é de 14 anos, com entrada permitida para menores acompanhados de um responsável.
"Malacacheta" é mais do que uma peça teatral: é um alerta sobre os perigos da manipulação da fé e um convite ao pensamento crítico em tempos de intolerância.
Deixe a sua opinião
ver todos