Quarta, 12 de Novembro de 2025

DólarR$ 5,30

EuroR$ 6,13

Santos

24ºC

TEATRO

ESPETÁCULO INFANTIL CASA DE VÓ CELEBRA MEMÓRIAS NO SESC SANTOS

Entre lembranças e canções, montagem reconstrói afetos e ancestralidades e reflete sobre o crescimento das cidades e as perdas simbólica

Da Redação

12/11/2025 - quarta às 15h00

Coletivo Corpo Aberto, reconhecido por sua pesquisa em teatro e dança voltada às infâncias, apresenta, com sessão gratuita, o espetáculo CASA DE VÓ no dia 16 de novembro, domingo, às 17h30, no Sesc Santos.

 

Em Casa de Vó, o coletivo propõe uma viagem poética pelas lembranças e pela afetividade que habitam os espaços familiares. Com dramaturgia de André do Amaral e performances de Jennifer Soares, Thamara Almeida e Patrícia Bruschini, a obra parte das memórias ancestrais das intérpretes e de uma pesquisa sonora inspirada na cultura popular brasileira, para refletir sobre o crescimento das cidades e as perdas simbólicas que ele impõe.


A trilha sonora original ao vivo, criada pela cantora e musicista Ritamaria, costura a dramaturgia com canções autorais e ritmos percussivos, acompanhando os movimentos fluidos das intérpretes que reinventam caminhos para reconstruir a casa da avó – um espaço simbólico de afeto e resistência. O espetáculo convida as crianças a brincar, dançar e participar da cena, reafirmando o compromisso do Coletivo Corpo Aberto com uma arte que reconhece a criança como protagonista de suas descobertas e imaginários.

 

A diretora Verônica Avellar conta, que na peça, após a morte da avó, as netas recebem a proposta de uma construtora que pretende demolir a antiga casa para construir um prédio comercial. “Decididas a lutar pela preservação, elas reocupam o quintal e, guiadas por memórias e afetos, descobrem um catálogo de folhas deixado pela vó, que as inspira a salvar a casa e o que ela representa”.

 

Sobre o Coletivo Corpo Aberto

Grupo de artistas da dança fundado há 10 anos na cidade de São Paulo, com atuação voltada à criação cênica a partir de corpos periféricos, fabulações femininas e práticas de escuta e cuidado com o território. Desde sua formação, o coletivo tem desenvolvido projetos que entrelaçam arte, política e ancestralidade, com especial atenção às potências e urgências da Zona Leste paulistana. O coletivo também tem se consolidado como uma das companhias mais atuantes na pesquisa cênica voltada às infâncias, explorando o diálogo entre corpo, som e imaginação como espaços de criação e aprendizado. @coletivocorpoaberto.

 

Serviço:

 

Casa de Vó

16 de novembro, domingo, às 17h30.

Sesc Santos – Área de Convivência – Rua Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida, Santos.

40 minutos | Livre | Gratuito.

 

Direção – Verônica Avellar. Dramaturgia – André do Amaral. Trilha Sonora Original (composição e performance ao vivo) – Ritamaria. Canções – André do Amaral e Ritamaria. Intérpretes Criadoras – Jennifer Soares, Thamara Almeida e Patrícia Bruschini. Cenografia – Patrícia Bruschini. Figurino – Emília Reily. Sonoplastia e Operação de Áudio – Felipe Zancanaro. Produção Geral – Danielle Rocha. Fotografias – Leonardo George. Assessoria de Imprensa – Nossa Senhora da Pauta. Logo e Arte – André Hulck. Realização – Coletivo Corpo Aberto e Rocha Produções.

 

 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SESC SENAT

Ecoviver promove espetáculo teatral sobre consciência ambiental e valores humanos em São Vicente

EVENTO

Encanto e Tradição Marcam a 13ª Parada de Natal do Shopping Parque Balneário

CULTURA

Turnê em homenagem ao Chorão chega a Guarujá na próxima sexta-feira (14)

2
Entre em nosso grupo