Quarta, 08 de Outubro de 2025

DólarR$ 5,34

EuroR$ 6,21

Santos

17ºC

SEDUC

Escola Técnica de Música e Dança realiza espetáculo de dança 'Africanidades'

As apresentações acontecem no dia 13, às 19h30, no Teatro Braz Cubas, em Santos, e no dia 18, às 18h, no Centro Esportivo Pita, em Cubatão.

Da Redação

08/10/2025 - quarta às 08h35

Nesta edição, o público poderá assistir a uma releitura da lenda da Iara na dança clássica e a uma linha do tempo dos afrodescendentes no Brasil por meio da dança contemporânea. - Divulgação

A Escola Técnica de Música e Dança "Ivanildo Rebouças da Silva" (ETMDIRS), vinculada à Secretaria Municipal de Educação (Seduc), realiza agora em outubro seu espetáculo anual de dança, que este ano tem o tema 'Africanidades'. As apresentações acontecem no dia 13, às 19h30, no Teatro Braz Cubas, em Santos, e no dia 18, às 18h, no Centro Esportivo Pita, em Cubatão.

 

Inspirado no livro infantil 'África de Dona Biá', de Fábio Ferreira, o enredo apresenta a história de uma senhora africana que conduz a menina Ana por um universo de memórias, tradições e saberes, revelando a riqueza cultural do continente. Em cena, o público será levado a vivenciar referências como o homem primitivo, brincadeiras e abayomis, ouro e mineração, tribos, rainhas e guerreiras, paisagens naturais, vida selvagem, povos nômades e símbolos adinkra.

 

Aprendizado que se transforma em arte – A apresentação integra a prática pedagógica do curso técnico em Dança e envolve cerca de 10 alunas de diversos níveis de aprendizado da Escola Técnica. Também dialoga com as ações da Seduc voltadas para a educação antirracista. Nesta edição, o espetáculo busca desconstruir estereótipos e preconceitos por meio da arte enquanto compartilha com a comunidade o processo criativo da escola, fortalecendo a formação cultural e cidadã dos estudantes.

 

Além das apresentações de outubro, em novembro acontece o Sarau de Encerramento, quando as formandas do curso técnico apresentam seus projetos de pesquisa em dança. Nesta edição, o público poderá assistir a uma releitura da lenda da Iara na dança clássica e a uma linha do tempo dos afrodescendentes no Brasil por meio da dança contemporânea.

 

O projeto Africanidades é uma realização da ETMDIRS, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e a Prefeitura de Santos, e reforça o compromisso com a valorização da diversidade e o fortalecimento da cidadania por meio da arte.

 

 Secom Cubatão/IS

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

CULTURA

Mostra PQT Edição 2025 - Municípios leva espetáculos gratuitos a mais de 20 cidades paulistas

LAZER

Sesi AE Carvalho convida famílias para o Brincaderia&Cia;

CULTURA

Projeto leva montagem teatral sobre empoderamento negro e guia educativo a escolas públicas de São P

2
Entre em nosso grupo