CONHECIMENTO
Publicação da jornalista Christiane Disconsi traz orientações práticas sobre como comunicar com estratégia, escuta e coerência
da Redação
26/06/2025 - quinta às 12h09
A comunicação nunca foi tão determinante para o sucesso de um mandato parlamentar — especialmente no nível mais próximo do cidadão: o municipal. Pensando nisso, a jornalista e cientista política Christiane Disconsi lançou o e-book Imagem e Reputação do Vereador na Era da Comunicação 4.0, um guia prático com sete lições básicas, em linguagem acessível, voltadas a vereadores e suas equipes, com orientações objetivas e ferramentas para quem precisa se posicionar com mais clareza, ética e estratégia.
“Foi durante uma palestra para a União dos Vereadores do Brasil (UVB) que percebi a urgência do tema. O vereador é o elo mais direto com a população. Ele toma café com o cidadão, anda pelas ruas, ouve demandas — mas também está nas redes sociais, sendo cobrado, observado, e, principalmente, julgado. É preciso saber equilibrar essas frentes”, explica a autora.
Disponível na Hotmart (acesse aqui), o livro explica como os comentários em redes sociais influenciam a percepção pública, como transformar ações do mandato em conteúdo de valor e como se posicionar com coerência diante dos diferentes públicos. A proposta é clara: ajudar o parlamentar a não apenas ser visto, mas compreendido e respeitado.
“Os vereadores são os mais cobrados e, ao mesmo tempo, os menos compreendidos. A eleição municipal é a mais difícil de vencer, e muitos ainda não têm acesso à formação técnica sobre comunicação. E isso é cada vez mais importante, pois é no município que o cidadão vive, e é ali que a boa comunicação começa”, reforça Christiane.
Para além das técnicas, o livro traz um alerta: reputação não se constrói só com boas intenções, mas com constância, escuta e presença qualificada. “Fora do aperto de mão, a comunicação acontece nas palavras escritas, nos vídeos curtos, nas reações impulsivas. Se o vereador não entende isso, corre o risco de ser mal interpretado ou invisível. Meu convite é para virar esse jogo — com consciência, planejamento e verdade.”
A jornalista ainda faz um alerta: “Deixar para construir público só perto da eleição é um erro estratégico. Sem consistência, não há confiança. E sem consciência, não há reputação. Comunicação é construção — não improviso.”
Serviço
E-book: Imagem e Reputação do Vereador na Era da Comunicação 4.0
Preço: R$ 59,90
Compra: https://hotmart.com/pt-br/marketplace/produtos/imagem-e-reputacao-do-vereador-na-era-da-comunicacao-4-0/W99828896D
Deixe a sua opinião
ver todos