Quinta, 26 de Junho de 2025

DólarR$ 5,48

EuroR$ 6,40

Santos

23ºC

CONHECIMENTO

E-book ensina vereadores a fortalecer imagem e reputação na era digital

Publicação da jornalista Christiane Disconsi traz orientações práticas sobre como comunicar com estratégia, escuta e coerência

da Redação

26/06/2025 - quinta às 12h09

A comunicação nunca foi tão determinante para o sucesso de um mandato parlamentar — especialmente no nível mais próximo do cidadão: o municipal. Pensando nisso, a jornalista e cientista política Christiane Disconsi lançou o e-book Imagem e Reputação do Vereador na Era da Comunicação 4.0, um guia prático com sete lições básicas, em linguagem acessível, voltadas a vereadores e suas equipes, com orientações objetivas e ferramentas para quem precisa se posicionar com mais clareza, ética e estratégia.


“Foi durante uma palestra para a União dos Vereadores do Brasil (UVB) que percebi a urgência do tema. O vereador é o elo mais direto com a população. Ele toma café com o cidadão, anda pelas ruas, ouve demandas — mas também está nas redes sociais, sendo cobrado, observado, e, principalmente, julgado. É preciso saber equilibrar essas frentes”, explica a autora.

 

Disponível na Hotmart (acesse aqui), o livro explica como os comentários em redes sociais influenciam a percepção pública, como transformar ações do mandato em conteúdo de valor e como se posicionar com coerência diante dos diferentes públicos. A proposta é clara: ajudar o parlamentar a não apenas ser visto, mas compreendido e respeitado.

 

“Os vereadores são os mais cobrados e, ao mesmo tempo, os menos compreendidos. A eleição municipal é a mais difícil de vencer, e muitos ainda não têm acesso à formação técnica sobre comunicação. E isso é cada vez mais importante, pois é no município que o cidadão vive, e é ali que a boa comunicação começa”, reforça Christiane.

 

Para além das técnicas, o livro traz um alerta: reputação não se constrói só com boas intenções, mas com constância, escuta e presença qualificada. “Fora do aperto de mão, a comunicação acontece nas palavras escritas, nos vídeos curtos, nas reações impulsivas. Se o vereador não entende isso, corre o risco de ser mal interpretado ou invisível. Meu convite é para virar esse jogo — com consciência, planejamento e verdade.”

 

A jornalista ainda faz um alerta: “Deixar para construir público só perto da eleição é um erro estratégico. Sem consistência, não há confiança. E sem consciência, não há reputação. Comunicação é construção — não improviso.”

 

Serviço
E-book: Imagem e Reputação do Vereador na Era da Comunicação 4.0
Preço: R$ 59,90
Compra: https://hotmart.com/pt-br/marketplace/produtos/imagem-e-reputacao-do-vereador-na-era-da-comunicacao-4-0/W99828896D
 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

Filmes

Se você gostou de "Homem com H", vai adorar esses filmes sobre outros astros da música.

EVENTO

Guarujá recebe 1ª Gastro Week em julho com feira culinária gratuita e shows de grandes artistas

Variedades

Conhecendo Mentes: Nikola Tesla.

2
Entre em nosso grupo