EDUCAÇÃO
Projeto Educação Portuária explica relação Porto-Cidade para alunos e educadores
Da Redação
03/09/2025 - quarta às 12h15
As crianças se divertiram no primeiro dia de atividades do projeto Educação Portuária, que tem como principal objetivo mostrar o funcionamento do Porto de Santos e como ele influencia a cidade e seus moradores.
O projeto começou nesta segunda-feira (1º) no Núcleo de Jornada Ampliada Marapé, com uma cerimônia de abertura e apresentação da contadora de histórias Camila Genaro, que, de forma divertida e dinâmica, apresentou informações importantes sobre a relação Porto-Cidade.
O Educação Portuária será desenvolvido com cerca de 1 mil alunos de dez escolas de ensino fundamental, levando a alunos e professores informações qualificadas sobre a relação Porto-Cidade, a história, os tipos de cargas, os terminais, os impactos positivos e negativos e as oportunidades de trabalho.
O projeto é uma realização da Marco Zero Conteúdo, tem patrocínio da Autoridade Portuária de Santos, uma empresa do Ministério de Portos e Aeroportos do Governo Federal, e apoio da Prefeitura de Santos, Extecil Santos e Self Logística.
Além das apresentações de Camila Genaro, o projeto também distribui materiais produzidos especialmente para alunos e educadores da rede municipal de Santos: uma cartilha ilustrada para os estudantes e uma apostila com conteúdo robusto para os profissionais.
O projeto Educação Portuária proporciona também a oportunidade de fazer uma visita virtual por dentro do Porto de Santos, com o auxília de um óculos com tecnologia 3D. Trata-se de conteúdo exclusivo desenvolvido pela produtora Release Eletrônico, que permite conhecer todos os terminais, acompanhar a movimentação de cargas e até entrar no canal do estuário como se estivesse a bordo de um navio, na cabine do capitão.
Ao final do projeto, será realizado concurso cultural de texto e imagem, premiando os melhores trabalhos com tablets.
LANÇAMENTO
Na primeira apresentação, Camila Genaro encantou os estudantes. "Costumo dizer que os contos dizem sem dizer. Então, quando a gente conta uma história, aproxima a nossa humanidade. E, quando conta uma história do Porto, faz essa aproximação e isso traz pertencimento".
Coordenador do projeto, o jornalista Marco Santana, da Marco Zero Conteúdo, destaca que a iniciativa tem o potencial de estreitar os laços do porto com a comunidade. "Muito se fala da relação Porto-cidade, mas, infelizmente, uma parte da nossa população não conhece com profundidade o maior Porto da América Latina, que é mola propulsora do desenvolvimento da região, gera emprego, renda e tributos", afirma
Ele acrescenta que, após obterem as informações fornecidas durante as atividades, os estudantes poderão atuar como multiplicadores da informação, transmitindo o conteúdo para familiares, amigos e vizinhos.
A chefe da Seção de Projetos Educacionais (Seproje), da Secretaria da Educação (Seduc), Lucilene Costa, afirmou que projeto tem grande importância. "Eles podem, também, vislumbrar a possibilidade de trabalhar dentro do porto, entendendo a relação com o mundo".
Diretora-presidente da Extecil Santos, Carlota Moura, explicou que a empresa apoia a iniciativa em função da importância do tema. Ela relatou que pertence a uma família de trabalhadores portuários. "Meu pai, meu avô e meu tio foram estivadores", revelou.
Representando a Autoridade Portuária de Santos, Rodrigo Nascimento elogiou a iniciativa da Marco Zero conteúdo, destacando que a empresa se entusiasmou com o projeto assim que ele foi apresentado. "É um esforço desta gestão estreitar cada vez mais a relação do Porto com as cidades", disse.
APROVAÇÃO
Os alunos da UME Ayrton Senna, Lorena Feitoza de Melo, 12 anos, e Kauê Nunes Pereira, 13 anos, tiveram o primeiro contato com os óculos 3D, e se impressionaram ao conhecer a estrutura do porto, mesmo sem sair do auditório. "A gente quase nem tem possibilidade de ir lá, e eu quero saber o que a gente exporta pelo nosso porto", disse Lorena.
"Conheci as estruturas e vi os trabalhos dos funcionários. Eu gostaria de saber mais sobre exportação e acho que nessa aula vamos aprender isso também", explicou Kauê.
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