LITERATURA TRANSFORMANDO VIDAS
Nascido em Santos e criado em Cubatão, Hugo transformou sua curiosidade infantil sobre "como as coisas funcionam" em uma jornada de resiliência, propósito e compartilha tudo em sua obra recém-lançada pela Editora Autografia
Áurea Batista
11/06/2025 - quarta às 09h48
Desde cedo, Hugo demonstrou aptidão para resolver problemas. Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Santa Cecília, hoje atua como Técnico de Planejamento em uma terceirizada da RPBC (Refinaria de Paulínia), onde aplica seu conhecimento técnico e visão estratégica. "A refinaria é um laboratório de desafios diários. Me ensinou que planejamento é a chave para transformar crises em oportunidades", revela.
O Empreendedor da Cachaça
Ainda na faculdade, Hugo fundou a Cachaça Tudo Nosso, marca que se destacou na região e lhe rendeu reportagens e participações em podcasts. “Empreender no Brasil exige criatividade. A cachaça foi minha forma de unir tradição e inovação”, explica. Durante a pandemia e o período de desemprego, ele encontrou uma oportunidade para driblar a crise, transformando o que antes era apenas um hobby familiar em um negócio promissor.
Música e Escrita: Os Combustíveis Criativos
Com 30 músicas compostas e uma publicada, Hugo enxerga na arte uma extensão de sua filosofia de vida. “Na composição, consigo unir meu amor pela música, transformando sonho e realidade”, comenta com bom humor. No entanto, foi na literatura que ele encontrou seu verdadeiro chamado.
"Programado para Vencer" (lançado em maio de 2025) é um manual prático para sonhadores, com capítulos curtos e diretos sobre:
• Mentalidade vencedora (como transformar obstáculos em degraus);
• Educação financeira (dicas para empreendedores iniciantes);
• Propósito (a jornada de um jovem da periferia para o mundo)
O Legado e os Próximos Passos
Hugo não para. Já traça planos para novos projetos editoriais e para a expansão da Cachaça Tudo Nosso. “Quero provar que a vitória não depende de recursos, mas de resiliência. Minha história começou em Cubatão, mas não vai terminar aqui”, afirma.
Com 80 exemplares vendidos na pré-venda e uma lista de espera antes mesmo do lançamento oficial, Hugo Groppe se prepara para compartilhar sua inspiradora trajetória no A Cereja Podcast, que vai ao ar hoje (11), às 20h.
Deixe a sua opinião
ver todos