CINEMA
Ao todo, 20 curtas foram produzidos em 2025, todos por alunos da rede pública de ensino de Santos e Cubatão. Vencedores serão conhecidos na Sessão de Estreia do projeto, dias 11 e 12/nov, no Cine Roxy
Da Redação
04/11/2025 - terça às 08h26
Chegou a hora de assistir os 20 curtas produzidos no Querô na Escola 2025! Com idealização do Instituto Querô, o projeto foi realizado com alunos da rede pública de ensino de Santos e Cubatão. Todos os curtas já estão disponíveis no Instagram (@institutoquero) e YouTube (/institutoquero) da Instituição, e o mais visto de cada cidade levará o prêmio de Curtinha Mais Visto do Querô na Escola 2025!
Os vencedores serão premiados na Sessão de Estreia do Projeto, que este ano acontece em duas datas: 11/nov para os alunos de Santos, às 14h, no Cine Roxy do Gonzaga (Santos/SP), e 12/nov para os alunos de Cubatão, às 15h, no Cine Roxy do Parque Anilinas (Cubatão/SP), com a presença dos alunos, educadores e gestores das escolas públicas participantes. Ambas as sessões terão medidas de acessibilidade. Os espectadores devem baixar o aplicativo de sincronização M LOAD.
Com patrocínio master da Brasil Terminal Portuário e CMOC Brasil, patrocínio do banco BV, TK Elevadores, Petrocoque, Bandeirantes Deicmar e Autoridade Portuária de Santos e apoio das Prefeituras de Santos e Cubatão, este ano o projeto sensibilizou cerca de 1400 alunos das redes públicas de ensino das duas cidades, em 289 horas de atividades.
Os encontros aconteceram de abril a setembro, passando por 20 escolas públicas da região, sendo 10 de Santos e 10 de Cubatão. "Para nós do Querô, é motivador ver a dedicação dos alunos e como eles se apropriam do audiovisual para contar suas histórias, mostrando como a sétima arte pode ser uma forte aliada à educação", comenta Luan Maciel, produtor do Querô na Escola.
Com mais estes 20 filmes, o projeto soma 314 curtas produzidos e cerca de 13 mil alunos sensibilizados em 15 anos de realização. Mais informações no site institutoquero.org/queronaescola
Sobre o QUERÔ – Instituição sem fins lucrativos de Santos/SP, que há 19 anos busca promover o acesso à arte e a cultura e estimular a transformação humana e cidadã de jovens de baixa renda e moradores de comunidades por meio do audiovisual, visando colaborar com a redução da desigualdade social.
Pelo QUERÔ NA ESCOLA, oferece a alunos de escolas públicas uma experimentação no audiovisual. Dividido em 3 encontros - Sensibilização, Roteiro e Filmagem – no Projeto os alunos produzem curtas de até 3 minutos, com temas sociais e do universo escolar, buscando estimular a conexão entre a escola, o bairro e a comunidade. Também é a primeira experiência no mundo do trabalho para capacitados nas Oficinas Querô, que se tornam arte-educadores.
Após lançados, os filmes produzidos no Querô ficam disponíveis publicamente na QUERÔ PLAY (institutoquero.org/queroplay), com a intenção de democratizar o acesso ao audiovisual, incentivando o público a utilizar o audiovisual em salas de aula e espaços culturais, possibilitando conexões com públicos de outras regiões do país.
Deixe a sua opinião
ver todos