Sábado, 20 de Dezembro de 2025

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,34

Santos

22ºC

JARDIM BOTÂNICO

Cores e aromas da primavera são convite para passeio no Jardim Botânico, em Santos

Recebida com chuva, a primavera, marcada como a estação das flores, é um convite para celebrar a beleza da natureza e reforçar a importância da conservação ambiental.

Da Redação

25/09/2025 - quinta às 12h00

O espaço abriga 300 espécies, distribuídas em 18 coleções botânicas e mais de 5 mil árvores, consolidando-se como um dos maiores tesouros naturais da Cidade - Divulgação

Com cores vibrantes e aromas que encantam, a estação mais florida do ano começou nesta segunda-feira (22). Recebida com chuva, a primavera, marcada como a estação das flores, é um convite para celebrar a beleza da natureza e reforçar a importância da conservação ambiental. Nesse cenário, o Jardim Botânico Chico Mendes (Rua João Fraccaroli s/nº, Bom Retiro, Zona Noroeste) se destaca como um verdadeiro santuário verde.

 

O espaço abriga 300 espécies, distribuídas em 18 coleções botânicas e mais de 5 mil árvores, consolidando-se como um dos maiores tesouros naturais da Cidade. Além de proporcionar contato direto com a natureza, o espaço tem papel de protagonista na preservação da biodiversidade e na educação ambiental, transformando suas coleções vivas em verdadeiros patrimônios naturais.

 

Entre seus exemplares estão espécies da Amazônia, Mata Atlântica e Restinga, incluindo plantas ameaçadas de extinção que compõem um valioso banco genético. Ao passear pelas trilhas, os visitantes encontram flores marcantes, como os ipês, a helicônia e a monguba. Entre elas, os ipês se destacam como um dos grandes atrativos pela beleza que colore o cenário.

 

Para o biólogo André Luiz Olmos, a função do equipamento público vai além da contemplação."É essencial que os visitantes conheçam espécies que não encontrariam nas ruas ou praças da Cidade. O Jardim Botânico é um espaço de conscientização".

 

EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Mais do que lazer, o Jardim Botânico é também um centro de aprendizado. O espaço promove visitas monitoradas para escolas e desenvolve projetos como o Centro de Aprendizagem e Compostagem em Agricultura Urbana (Cacau), que ensina práticas sustentáveis de compostagem e cultivo urbano.

 

A cada visita, o público tem a oportunidade de aprender não apenas sobre as espécies de plantas, mas também sobre os desafios da preservação ambiental, refletindo sobre a importância de cuidar da biodiversidade para as próximas gerações.

 

SERVIÇO

Oferecendo um espaço para piqueniques, aniversários e encontros familiares em um local tranquilo e estruturado, o equipamento turístico tem cerca de 10 atrações, incluindo a parte interativa e as trilhas, além de ser o primeiro parque público com acessibilidade do Município.

 

O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e nos finais de semana e feriados, das 7h às 18h, oferecendo serviços gratuitos para quem deseja explorar suas trilhas, suas flores e conhecer mais sobre o trabalho de conservação realizado no local. O agendamento pode ser feito pelo telefone 3205-2210 ou pessoalmente.

 

 

 

Esta iniciativa contempla o item 11 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Cidades e Comunidades Sustentáveis. Conheça os outros itens do ODS

 

 

 

 

 

 

Secretaria de Comunicação e Economia Criativa

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

PAPAI NOEL

Casa do Papai Noel segue encantando São Vicente neste fim de semana

SURF

Juliana Frare se "aventura" na produção de filmes evence Prêmio Naborda Melhores de 2025

NATAL

Parque Valongo recebe 'Pagodin - A Festa do Branco' dia 23 Parque Valongo recebe 'Pagodin - A Festa

2
Entre em nosso grupo