JARDIM BOTÂNICO
Recebida com chuva, a primavera, marcada como a estação das flores, é um convite para celebrar a beleza da natureza e reforçar a importância da conservação ambiental.
Da Redação
25/09/2025 - quinta às 12h00
O espaço abriga 300 espécies, distribuídas em 18 coleções botânicas e mais de 5 mil árvores, consolidando-se como um dos maiores tesouros naturais da Cidade - Divulgação
Com cores vibrantes e aromas que encantam, a estação mais florida do ano começou nesta segunda-feira (22). Recebida com chuva, a primavera, marcada como a estação das flores, é um convite para celebrar a beleza da natureza e reforçar a importância da conservação ambiental. Nesse cenário, o Jardim Botânico Chico Mendes (Rua João Fraccaroli s/nº, Bom Retiro, Zona Noroeste) se destaca como um verdadeiro santuário verde.
O espaço abriga 300 espécies, distribuídas em 18 coleções botânicas e mais de 5 mil árvores, consolidando-se como um dos maiores tesouros naturais da Cidade. Além de proporcionar contato direto com a natureza, o espaço tem papel de protagonista na preservação da biodiversidade e na educação ambiental, transformando suas coleções vivas em verdadeiros patrimônios naturais.
Entre seus exemplares estão espécies da Amazônia, Mata Atlântica e Restinga, incluindo plantas ameaçadas de extinção que compõem um valioso banco genético. Ao passear pelas trilhas, os visitantes encontram flores marcantes, como os ipês, a helicônia e a monguba. Entre elas, os ipês se destacam como um dos grandes atrativos pela beleza que colore o cenário.
Para o biólogo André Luiz Olmos, a função do equipamento público vai além da contemplação."É essencial que os visitantes conheçam espécies que não encontrariam nas ruas ou praças da Cidade. O Jardim Botânico é um espaço de conscientização".
EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
Mais do que lazer, o Jardim Botânico é também um centro de aprendizado. O espaço promove visitas monitoradas para escolas e desenvolve projetos como o Centro de Aprendizagem e Compostagem em Agricultura Urbana (Cacau), que ensina práticas sustentáveis de compostagem e cultivo urbano.
A cada visita, o público tem a oportunidade de aprender não apenas sobre as espécies de plantas, mas também sobre os desafios da preservação ambiental, refletindo sobre a importância de cuidar da biodiversidade para as próximas gerações.
SERVIÇO
Oferecendo um espaço para piqueniques, aniversários e encontros familiares em um local tranquilo e estruturado, o equipamento turístico tem cerca de 10 atrações, incluindo a parte interativa e as trilhas, além de ser o primeiro parque público com acessibilidade do Município.
O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e nos finais de semana e feriados, das 7h às 18h, oferecendo serviços gratuitos para quem deseja explorar suas trilhas, suas flores e conhecer mais sobre o trabalho de conservação realizado no local. O agendamento pode ser feito pelo telefone 3205-2210 ou pessoalmente.
Esta iniciativa contempla o item 11 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Cidades e Comunidades Sustentáveis. Conheça os outros itens do ODS
Secretaria de Comunicação e Economia Criativa
Deixe a sua opinião
ver todos