Segunda, 11 de Agosto de 2025

DólarR$ 5,43

EuroR$ 6,33

Santos

16ºC

CUIDADOS COM OS CÃES

Coceira em cães: saiba as causas, tratamentos e prevenções

Veterinária alerta a importância de ir ao veterinário, ter as vacinas em dia e o controle de pulgas e carrapatos

Por Gabriella Domingos - Redação BS9

09/05/2022 - segunda às 16h50

A coceira é um hábito comum entre os cachorros, mas se frequente é importante se atentar - Foto: divulgação

Quem tem pet em casa sabe que é normal o animal dar uma 'coçadinha' em algumas regiões do corpo, como atrás das orelhas, por exemplo. A coceira é comum e em alguns casos não há riscos, mas é importante se atentar a frequência desse hábito, pois se feito muitas vezes ao dia, pode ocasionar ou alertar algum problema.

Assim como nós humanos, os cães também podem ter diversos tipos de alergias, que é normalmente o que causa a coceira, mas além disso pode aparecer como um sintoma de estresse e ansiedade por exemplo. A presença de ectoparasitas também provoca bastante coceira nos pets. É o que explica a médica veterinária Christiane Tirlone, de Santos.

"Produtos de limpeza que utilizamos no chão, esses são os campeões para causar alergias e coceiras, normalmente as lesões aparecem na barriga e nas patas dos animais, locais que estão sempre em contato direto com o chão. Existem produtos específicos que não apresentam risco para os pets, o ideal é utilizar esses produtos veterinários para evitar uma provável alergia. Há também diversas plantas que são tóxicas para os pets, recomendo sempre deixar essas plantas em locais em que o pet não tenha acesso", aconselha Christiane.

Ela reforça que para a prevenção é necessário manter uma boa rotina de alimentação, passeios e brincadeiras regulares, bem como ir à consultas com o veterinário, ter sempre em dia as vacinas e o controle de pulgas e carrapatos.

Como todo problema, a coceira também tem tratamento. A veterinária relata que o mais importante para tratá-la é descobrir a causa base para ter sucesso em seu tratamento. Sempre que o pet apresentar lesões na pele e coceira intensa, levar ao veterinário para que ele possa examinar e determinar o tratamento mais adequado". 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

BICHOS

Dia do Gato celebra laços e reforça cuidados com felinos

LAZER

Chorinho no Aquário traz Marcelo Quintanilha a Santos neste sábado (09)

CURIOSIDADES

Entenda a história por trás dos nomes das famosas tartarugas ninja.

2
Entre em nosso grupo