Segunda, 15 de Setembro de 2025

DólarR$ 5,32

EuroR$ 6,25

Santos

24ºC

CULTURA

Casulo Viajante apresenta No Oceano de Olokun em duas bibliotecas de Santos

Contação de histórias para crianças, nos dias 15 e 16, valoriza identidade negra e a vida marinha

Da Redação

15/09/2025 - segunda às 15h00

O projeto descentraliza o acesso à cultura, levando arte e literatura oral para diferentes regiões da cidade.  - Divulgação

O grupo O Casulo Viajante apresenta em Santos, nos dias 15 e 16 de setembro, o espetáculo narrativo No Oceano de Olokun, com os propósitos de popularizar as histórias afro-brasileiras e valorizar a autoestima das crianças negras. O projeto descentraliza o acesso à cultura, levando arte e literatura oral para diferentes regiões da cidade. 

No dia 15/9, às 14h, a roda de história será na Biblioteca Municipal Plínio Marcos, localizada na Praça das Palmeiras, s/nº, Caruara, na Área Continental de Santos. Já no dia 16/9, o grupo se apresenta às 14h na Biblioteca Municipal Alberto Sousa, a primeira biblioteca pública da Cidade e que completa 96 anos, situada na Praça José Bonifácio, 58, no Centro Histórico. Ambas as apresentações são destinadas para o público entre 4 e 12 anos. 

A história é inspirada no mito africano de Olokun, (em Yourubá, Olo quer dizer Dona, e Okun, Oceano), metade peixe e metade humana, sereia negra que encanta os pequenos. Ao encontrar um pescador, Olokun convida-o a conhecer as profundezas do oceano, toda a beleza e curiosidade da vida marinha e as riquezas da mãe de todas as águas. 

"Este conto foi escolhido por fazer alusão às travessias que fazemos na vida, nos mergulhos que damos dentro de nós mesmos e, de forma lúdica, também aborda a importância da preservação dos oceanos para a manutenção da vida do planeta, trazendo curiosidades sobre alguns animais marinhos como a baleia-azul, raia jamanta e tartaruga-de-couro", explica a artista e contadora de história Brunna Talita, que, ao lado do músico Renato Ribeiro, idealizou o Casulo Viajante.  

Cultura oral 

Além dos dois, a narração da história conta com a intérprete de LIBRAS Amanda de Lima Oliveira. Segundo Brunna, essa ação também reforça os valores da sociedade tradicional africana, em que a cultura é oral, sendo transmitida através dos griôs, historiadores e contadores de histórias de sociedades africanas ocidentais, conhecidos como guardiões da palavra e memória. 

"A contação de histórias é um convite para mergulhar em saberes ancestrais, em mitos que carregam ensinamentos e afeto. Queremos que as crianças se identifiquem, se reconheçam e aprendam sobre a riqueza da vida marinha e a importância do cuidado com o nosso planeta", afirma ela. 

Ao abordar aspectos da cultura africana e afro-brasileira, a história valoriza a representatividade e o fortalecimento da autoestima de crianças negras. "Vejo os pequenos se encantarem ao reconhecer personagens que se parecem com eles. Vejo adultos se emocionarem com a literatura infantil negro afetiva. Ao ler um livro ou ouvir uma história, fomentamos a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro, experimentamos outras realidades e desenvolvemos empatia". 

Incentivo 

Esse projeto foi viabilizado pelo Edital de Chamamento Público nº 004/2024 – Secult e fortalece o papel das bibliotecas públicas como espaços de acesso democrático à arte, à literatura e à cultura. 

O Casulo Viajante começou a circular em janeiro de 2017 em Santos, por iniciativa de Brunna e Renato. De lá para cá, tem percorrido a região para narrar histórias, promover experiências lúdicas e acessíveis à população, tudo a bordo da charmosa kombi que abriga livros, instrumentos e se transforma em cenário.  

 

O grupo já apresentou No Oceano de Olokun no Sesc Santos, em 2022, no Festival de Cultura Oceânica da UNESCO, no Sesc Bertioga e Sesc 14 Bis, em São Paulo. Para conhecer mais sobre o Casulo Viajante, acesse @ocasuloviajante, www.facebook.com/ocasuloviajante ou o canal no YouTube.   

 

Serviço: 

  • Espetáculo narrativo No Oceano de Olokun – Grupo O Casulo Viajante 

  • 15/9, às 14h – Biblioteca Municipal Plínio Marcos (Praça das Palmeiras, s/n, Caruara, Área Continental de Santos) 

  • 16/9 – Biblioteca Municipal Alberto Sousa (Praça José Bonifácio, 58, Centro Histórico de Santos) 

  • Entrada gratuita 

  • Faixa etária: 4 e 12 anos 

  • Incentivo: Edital de Chamamento Público nº 004/2024 – Secult 

 

Ficha técnica: 

  • Brunna Talita Rodrigues – contadora de histórias 

  • Renato Ribeiro Zukauskas – músico 

  • Amanda de Lima Oliveira – intérprete de Libras 

  • Andrey Haag – registro audiovisual 

 

 

 

Fabiana Honorato

 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

CULTURA

Mostra de Danças Urbanas traz talento e diversidade de estilos para PG

EDUCAÇÃO

Alunos da Univesp são destaque em hackathons

EMPRENDEDORISMO

Escola Técnica de Música promove Oficina de Empreendedorismo e Carreira Internacional, no dia 16

2
Entre em nosso grupo