MEIO AMBIENTE
Sistema de bicicletas compartilhadas contribui para a redução de poluentes e incentivo a hábitos mais saudáveis em Santos .
Da Redação
22/10/2025 - quarta às 15h00
De janeiro a setembro deste ano, o Bike Santos evitou a emissão de 51 toneladas de dióxido de carbono (CO) na atmosfera, o equivalente à poluição gerada por 29 carros em um ano. No mesmo período, foram registradas 217. 515 viagens, que somaram mais de 339 mil quilômetros pedalados na cidade.
"Mais do que um meio de transporte, o Bike Santos representa uma mudança de comportamento. Cada pedalada contribui para uma cidade mais limpa, saudável e conectada com práticas sustentáveis", destaca Renan Borsatto, gerente de operações da Serttel, empresa responsável pela operação do sistema.
Para a CET-Santos, o projeto é um aliado importante na construção de uma mobilidade mais equilibrada. "O Bike Santos é uma ferramenta essencial dentro das ações de mobilidade sustentável da cidade. Ao estimular o uso da bicicleta em deslocamentos curtos, o sistema contribui para a redução da emissão de gases poluentes e para uma cidade mais saudável", afirma Marcelo Afonso Prado, diretor de Transportes Urbanos da CET-Santos.
Em Santos, as bicicletas compartilhadas estão disponíveis todos os dias da semana, das 6h às 23h, em 43 estações. Para utilizar o serviço, basta baixar o aplicativo Bike Santos, disponível na Play Store e App Store, fazer o cadastro e escolher uma estação. As tarifas são de R$ 7,31 para o passe diário e R$ 14,62 para o passe mensal, que permitem realizar viagens ilimitadas de até 45 minutos cada, com intervalos de 15 minutos entre elas.
O programa Bike Santos é gerenciado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), operado pela Serttel e desenvolvido em parceria com a Unimed Santos e o Sicoob Unimais Metropolitana.
Deixe a sua opinião
ver todos