Quinta, 10 de Julho de 2025

DólarR$ 5,58

EuroR$ 6,54

Santos

20ºC

AGENDA CULTURAL

Africanitude 013 é a nova exposição da Associação Comercial de Santos no mês de julho

A Associação Comercial de Santos (ACS), por meio do seu Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), promove ao longo do mês de julho a exposição fotográfica Africanitude 013, da fotógrafa santista Dayse Pacífico

Da Redação

08/07/2025 - terça às 15h00

A mostra poderá ser visitada gratuitamente no tradicional salão de Mármore da ACS, reunindo 15 painéis fotográficos que celebram a força, a beleza e a identidade da cultura africana e afro-brasileira na Baixada Santista.


Criado em 2020, o projeto nasceu do desejo da artista em homenagear o Dia da Consciência Negra e criar um espaço de visibilidade para corpos e narrativas negras. A primeira edição, intitulada Rainhas Africanas, foi realizada com recursos mínimos e muita criatividade, em plena pandemia, com tecidos reutilizados como figurinos e cenários. Com apoio de empreendedoras locais, amigas e colaboradoras, a fotógrafa transformou sua casa em estúdio, revelando desde o início o caráter comunitário e afetivo do projeto.


Em 2021, Dayse lançou a segunda edição, Laços de Nós, e foi convidada a integrar o evento Santos Arte Preta, promovido pela Secretaria de Cultura de Santos em 2022, marcando a estreia do projeto no circuito oficial de exposições. Desde então, Africanitude 013 tem se consolidado como plataforma de empoderamento, memória e pertencimento coletivo.


Reconhecimento - A trajetória de Dayse Pacífico é marcada por reconhecimento e projeção nacional e internacional. Com fotos do projeto Africanitude 013, foi premiada no Inspiration Photographers Awards, sendo indicada ao prêmio Lentes de Ouro como Fotógrafa Revelação do Ano em Retrato, além de conquistar o 4º lugar nacional no Prêmio Januário Garcia de Fotografia, promovido pela Fundação Cultural Palmares.


Atualmente pós-graduanda em História e Cultura Afro-Brasileira, Dayse também atua como repórter fotográfica no Carnaval de São Paulo, é empreendedora cultural e vem se aperfeiçoando continuamente em projetos que unem imagem, identidade e transformação social.


A exposição permanece aberta ao público até o fim de julho, de segunda a sexta-feira das 8h às 18h. Excepcionalmente, nos dias 12 e 13/7 (sábado e domingo), ficará aberta das 11h às 18

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

ARTE

Palácio das Artes tem três novas opções de exposições no mês de julho

EVENTO

28º Arraial da ALMA acontece neste final de semana em Guarujá

EVENTO

Férias no Museu tem segundo dia de programação nesta quinta (10)

2
Entre em nosso grupo