SAÚDE
No dia 25 de maio é celebrado o Dia Internacional da Tireoide, uma data voltada à conscientização sobre os distúrbios da glândula tireoide, que afetam milhões de pessoas em todo o mundo, muitas vezes sem diagnóstico
Da Redação
24/05/2025 - sábado às 15h00
A tireoide, localizada na parte anterior do pescoço, é responsável pela produção de hormônios essenciais para o metabolismo, o funcionamento do coração, do cérebro e de outros órgãos. Distúrbios como hipotireoidismo, hipertireoidismo, nódulos e câncer de tireoide podem comprometer significativamente a qualidade de vida, principalmente se não forem identificados e tratados adequadamente.
Dr. Rogério Dedivitis, médico especialista em cirurgia de cabeça e pescoço, e referência internacional na área, destaca a importância da atenção à saúde tireoidiana. "A tireoide tem impacto direto em diversas funções vitais do organismo. Muitas vezes, doenças nessa glândula evoluem de forma silenciosa. Por isso, é fundamental que as pessoas estejam atentas aos sinais e mantenham uma rotina de acompanhamento médico. Quanto mais precoce o diagnóstico, maiores são as chances de controle eficaz e melhor qualidade de vida para o paciente."
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que cerca de 60% das pessoas com disfunções na tireoide desconhecem a condição. "Os sintomas podem ser sutis, como cansaço excessivo, alterações de humor, ganho ou perda de peso, queda de cabelo e dificuldades de concentração. O que torna o diagnóstico precoce ainda mais desafiador", alerta Dr. Dedivitis.
Entre os distúrbios mais relevantes está o câncer de tireoide, que tem apresentado aumento nos diagnósticos nos últimos anos, devido à maior detecção por exames de imagem. Apesar disso, trata-se de um dos tipos de câncer com melhor prognóstico, quando identificado precocemente.
Dr. Rogério Dedivitis explica que "O câncer de tireoide, na maioria dos casos, age lentamente e tem altas taxas de cura. O tratamento geralmente envolve cirurgia, podendo ser complementado com iodoterapia e acompanhamento contínuo. O sucesso do tratamento está diretamente ligado ao diagnóstico precoce e à abordagem multidisciplinar".
"Neste Dia Internacional da Tireoide, é importante reforçar sobre as consultas regulares, exames de sangue (como o TSH e T4 livre) e, quando necessário, a ultrassonografia da tireoide. A campanha busca alertar a população para que fique atenta aos sinais e busque acompanhamento médico, principalmente pessoas com histórico familiar de doenças da tireoide, mulheres acima dos 35 anos e gestantes", finaliza Dr. Rogério Dedivitis.
A data é uma oportunidade para ampliar o acesso à informação, combater o desconhecimento e promover ações de saúde pública que incentivem a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado.
Fiquem atentos aos sinais e sintomas e procure um especialista!
Deixe a sua opinião
ver todos